24/11/2025
COMUNICADO DA DIRETORIA NACIONAL DA CANDIDATURA DE FERNANDO DIAS DA COSTA
A Diretoria de Campanha do candidato independente Fernando Dias da Costa trás ao conhecimento público a tentativa em curso pelo regime de tentar defraudar os resultados eleitorais, através do afastamento dos magistrados do Ministério Público indigitados junto às CREs para o acompanhamento do processo de apuramento eleitoral.
Com efeito, esta manhã, uma ordem vinda do Ministério Público mandou retirar todos os magistrados das CREs que deviam acompanhar o apuramento dos resultados dos círculos eleitorais. Esta decisão, sem qualquer justificação plausível, contrasta com o interesse público de garantir maior rigor e transparência no apuramento dos votos e, consequentemente, na transparência do processo.
Além disso, chegou-nos igualmente a informação de que o candidato Umaro Sissoko Embalo mandou requisitar todas as atas de apuramento dos votos da Região de Bafata, numa grosseira interferência no processo eleitoral.
A Diretoria de Campanha alerta a opinião pública para estas tentativas desesperadas do regime de desvirtuar o processo eleitoral. Aliás, estas tentativas estão associadas à detenção arbitraria de Victor Mandinga, Coordenador da Região de Bafata, como forma de o impedir acompanhar e fiscalizar o processo de votação ocorrido ontem. Assim sendo, a Diretoria de Campanha convida o Ministério Público a cumprir escrupulosamente a lei, designadament o preceituado no art. 83 da Lei Eleitoral, que confere ao Ministério Público a missão de acompanhar de perto o processo de apuramento dos resultados enquanto fiscal da legalidade.
A Diretoria de Campanha exorta os representantes da candidatura de Fernando Dias da Costa nas CREs a redobrarem a vigilância no processo de apuramento a fim de evitar quaisquer manobras tendentes a por em causa o voto popular expresso nas urnas.
Bissau, 24 de Novembro de 2025
A Diretoria de Campanha