Vatican News

Vatican News Bem-vindos! Vatican News é um serviço informativo produzido pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé

Segundo o próprio Estatuto, a Rádio Vaticano é a emissora radiofônica da Santa Sé, com sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, e é instrumento de comunicação e de evangelização a serviço do Ministério Petrino. Foi projetada por Guglielmo Marconi e inaugurada por Pio XI (Radiomensagem Qui arcano Dei) em 12 de fevereiro de 1931.

01/01/2026

Da Basílica de São Pedro, Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV na Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus, por ocasião do Dia Mundial da Paz

01/01/2026

Os pastores foram ao encontro de Menino Jesus. Tendo-o encontrado compartilharam a sua alegria e as boas notícias que os anjos lhes comunicaram. Diante de todos estes acontecimentos Maria ficava silenciosa e guardava estes fatos meditando-os em seu coração.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Hoje é o dia de Maria, Mãe de Deus. Entremos neste novo ano com o coração cheio de gratidão e confiança, pois temos no céu uma mulher que se faz próxima de nós, que é a mãe de Deus e nossa mãe. Sintamo-nos filhos amados de Maria ao longo deste ano.

Santa Maria, Mãe de Deus - SolenidadeProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,16-21Naquele tempo,os past...
01/01/2026

Santa Maria, Mãe de Deus - Solenidade

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,16-21

Naquele tempo,
os pastores foram às pressas a Belém
e encontraram Maria e José,
e o recém-nascido, deitado na manjedoura.
Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito
sobre o menino.
E todos os que ouviram os pastores
ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
Quanto a Maria, guardava todos estes fatos
e meditava sobre eles em seu coração.
Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus
por tudo que tinham visto e ouvido,
conforme lhes tinha sido dito.
Quando se completaram os oito dias
para a circuncisão do menino,
deram-lhe o nome de Jesus,
como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

Com a bênção do Papa Leão XIV, um feliz e abençoado 2026!Na noite desta quarta-feira, 31 de janeiro, após a oração do Te...
01/01/2026

Com a bênção do Papa Leão XIV, um feliz e abençoado 2026!

Na noite desta quarta-feira, 31 de janeiro, após a oração do Te Deum no interior da Basílica Vaticana, o Santo Padre dirigiu-se à Praça São Pedro para rezar diante do presépio montado junto ao obelisco, ao lado da árvore de Natal.

O Pontífice aproximou-se da imagem da Sagrada Família e, dali, concedeu sua bênção a todos os presentes. Em seguida, deteve-se com fiéis e peregrinos que o aguardavam para trocar cumprimentos e votos de um bom Ano-Novo.

Deus nos faz acreditar em um futuro melhor!Na celebração das Primeiras Vésperas de Maria Santíssima, Mãe de Deus, o Pont...
31/12/2025

Deus nos faz acreditar em um futuro melhor!

Na celebração das Primeiras Vésperas de Maria Santíssima, Mãe de Deus, o Pontífice agradeceu a Deus pelo ano transcorrido e recordou que a história é sustentada por um desígnio de esperança, que se realiza a partir dos pequenos. 

Na homilia, destacou a riqueza desta liturgia, que une o mistério da maternidade divina de Maria à passagem de um ano para o outro, um tempo não entregue ao acaso, mas inserido num grande desígnio de amor, sábio e misericordioso, que orienta a história humana. “O mistério de Cristo faz pensar em um desígnio, um grande desígnio para a história humana”, disse o Papa, observando que esse projeto tem um centro luminoso, capaz de dar sentido também aos momentos mais obscuros.

Alertou para os desígnios que hoje marcam o mundo, muitas vezes reduzidos a estratégias de poder, sustentadas por interesses econômicos, ideológicos ou religiosos. 

O plano de Deus, ao contrário, não se impõe pela força, mas se revela como um projeto de esperança e libertação. Maria, ensinou, vê a realidade com o olhar do Altíssimo e reconhece a ação divina que transforma a história a partir dos pequenos e humildes. Deus ama esperar com corações simples e envolvê-los em seu projeto de salvação.

Recordando Pedro e os mártires, o Papa afirmou que Roma ocupa lugar singular nesse desígnio, não por poder ou glória, mas pelo sangue de Cristo. A cidade é chamada a servir os pequeninos: crianças, idosos, famílias em dificuldade, migrantes e todos que buscam dignidade. 

“O Jubileu é um sinal de um mundo novo, renovado e reconciliado segundo o desígnio de Deus”, afirmou, convidando cidade e Igreja a caminhar animadas pela esperança cristã. 

Ao concluir, agradeceu pelo dom do Jubileu e por todos que serviram os peregrinos, confiando o futuro da cidade e da humanidade à intercessão da Santa Mãe de Deus, Salus Populi Romani.
   

31/12/2025

“Nós Vos louvamos, ó Deus, nós Vos bendizemos, Senhor!”

O Papa Leão XIV presidiu, no coração de Roma, junto ao Túmulo de São Pedro, às Primeiras Vésperas da Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus.

Realizada no final da tarde desta quarta-feira, 31 de dezembro, a celebração culminou no tradicional Te Deum, o cântico de ação de graças. No limiar entre o ano que se encerra e o que se inicia, a Igreja elevou a Deus um hino de louvor, reconhecendo Sua fidelidade que atravessa o tempo e a história.

“Feliz Ano Novo, na paz de Cristo!”Foi esta a saudação do Papa aos fiéis de língua portuguesa presentes na última Audiên...
31/12/2025

“Feliz Ano Novo, na paz de Cristo!”

Foi esta a saudação do Papa aos fiéis de língua portuguesa presentes na última Audiência Geral de 2025, realizada em 31 de dezembro, na Praça São Pedro:

“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa. Desejo a todos que a passagem do ano velho para o novo seja marcada por uma firme decisão de conformar cada vez mais a vida ao Evangelho de Jesus. Assim se concretizarão os votos trocados nestas festas de Natal. Feliz Ano Novo, na paz de Cristo.”

Já em sua catequese, Leão XIV refletiu sobre o encerramento do ano civil, em pleno tempo do Natal e às portas do fim do Jubileu. Nesse contexto, recordou o significado do canto solene do Te Deum, expressão de louvor, gratidão e esperança cristã, destacando, com palavras do Papa Francisco, que a liturgia nos introduz numa atmosfera diferente da lógica mundana, marcada pela admiração e pelo reconhecimento da ação de Deus.

O Pontífice convidou os fiéis a fazerem um sincero exame de consciência, agradecendo os dons recebidos ao longo do ano, avaliando a própria resposta às inspirações divinas e pedindo perdão pelas falhas no uso dos talentos confiados pelo Senhor.

Em seguida, destacou o sinal da “viagem” e do “destino”, recordando os inúmeros peregrinos que foram ao Túmulo de Pedro para confirmar seu compromisso com Cristo, imagem da vida cristã como caminho rumo ao encontro eterno com Deus.

Outro sinal importante foi a passagem pela Porta Santa, expressão do “sim” a Deus e do desejo de uma vida renovada pela graça, moldada pelo Evangelho e orientada para a eternidade. À luz do Natal, citou São Leão Magno, que via no nascimento de Jesus uma alegria para todos: santos, pecadores e os mais frágeis, pois Deus se fez companheiro de nossa caminhada rumo à verdadeira Vida.

31/12/2025

Quais pensamentos o Papa deseja que nos acompanhem em 2026?

Durante a audiência desta quarta-feira, 31/12, Leão XIV expressou o desejo de que o amor de Deus seja uma certeza constante em nossas vidas:

“Deus é amor! Deus me ama! Deus me esperava, e eu O reencontrei! Deus é misericórdia! Deus é perdão! Deus é salvação! Deus, sim, Deus é a vida! Que estes pensamentos nos acompanhem na passagem do ano velho para o novo e, depois, sempre, ao longo de nossas vidas.”

31/12/2025

📹 Com o Papa Leão XIV, a Retrospectiva de 2025!

No início da catequese da última Audiência Geral realizada nesta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça São Pedro, o Papa Leão XIV fez uma reflexão sobre o ano que está prestes a terminar:

“O ano que passou foi certamente marcado por eventos importantes: alguns felizes, como a peregrinação de tantos fiéis por ocasião do Ano Santo; outros dolorosos, como a partida do saudoso Papa Francisco e os cenários de guerra que continuam a devastar o planeta. Ao seu término, a Igreja nos convida a colocar tudo diante do Senhor, confiando em sua Providência e pedindo-lhe que renove, em nós e ao nosso redor, nos dias que virão, os prodígios de sua graça e misericórdia.”

Nos vídeos (passe para o lado ➡️), recordamos este Ano Santo que, desde os primeiros dias, foi marcado pela abertura das Portas Santas e pelos eventos jubilares com a presença do Papa Francisco. Em fevereiro, a hospitalização do Santo Padre levou a Igreja em todo o mundo a unir o coração em oração. Após sua última aparição pública na Páscoa, no dia seguinte, Francisco faleceu em 21 de abril, aos 88 anos.

Os dias de Sé Vacante — do funeral às Congregações Gerais com a presença dos cardeais — também foram profundamente significativos para a vida da Igreja. E, no dia 8 de maio, a tão aguardada fumaça branca anunciou: o cardeal Robert Francis Prevost foi eleito o 267.º Pontífice da Igreja, assumindo o nome de Papa Leão XIV.

Imediatamente tiveram início os compromissos oficiais: a Missa de Posse, audiências, celebrações e tantas outras atividades pastorais. Ao longo do segundo semestre, destacaram-se os momentos conclusivos do Ano Jubilar, sua primeira viagem apostólica, os encontros com milhões de fiéis e a esperança renovada diante de um novo ano que está prestes a começar.

🙏 Aos queridos amigos que nos acompanham por meio de nossas redes sociais, nossa sincera gratidão pela presença e proximidade. Deus os abençoe!
#2025

31/12/2025

Da Praça São Pedro, Audiência Geral do Santo Padre

31/12/2025

No princípio era a Palavra. O mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não quis reconhecê-la. Veio para o que era seu, mas os seus não a receberam.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O mundo rejeita a Deus que o criou; mas quem é de Deus está com ele. É necessário manter o foco de vida em Deus; empenhar-se em amar os irmãos e ajudá-los em suas dificuldades. O mundo ensina o apego, Deus é doação; o mundo divulga o ódio, mas Deus é amor. Que o Evangelho que nos acompanhou durante esse ano, seja Luz também hoje, pois Jesus trouxe a luz ao mundo. Por que ficaríamos nas trevas?

7º Dia na Oitava de NatalProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18No princípio era a Palavra,e a Pala...
31/12/2025

7º Dia na Oitava de Natal

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18

No princípio era a Palavra,
e a Palavra estava com Deus;
e a Palavra era Deus.
No princípio estava ela com Deus.
Tudo foi feito por ela
e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
Nela estava a vida,
e a vida era a luz dos homens.
E a luz brilha nas trevas,
e as trevas não conseguiram dominá-la.
Surgiu um homem enviado por Deus;
Seu nome era João.
Ele veio como testemunha,
para dar testemunho da luz,
para que todos chegassem à fé por meio dele.
Ele não era a luz,
mas veio para dar testemunho da luz:
daquele que era a luz de verdade,
que, vindo ao mundo,
ilumina todo ser humano.
A Palavra estava no mundo
- e o mundo foi feito por meio dela -
mas o mundo não quis conhecê-la.
Veio para o que era seu,
e os seus não a acolheram.
Mas, a todos que a receberam,
deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus
isto é, aos que acreditam em seu nome,
pois estes não nasceram do sangue
nem da vontade da carne
nem da vontade do varão,
mas de Deus mesmo.
E a Palavra se fez carne
e habitou entre nós.
E nós contemplamos a sua glória,
glória que recebe do Pai como filho unigênito,
cheio de graça e de verdade.
Dele, João dá testemunho, clamando:
"Este é aquele de quem eu disse:
'O que vem depois de mim
passou à minha frente,
porque ele existia antes de mim' ".
De sua plenitude
todos nós recebemos graça por graça.
Pois por meio de Moisés foi dada a Lei,
mas a graça e a verdade
nos chegaram através de Jesus Cristo.
A Deus, ninguém jamais viu.
Mas o Unigênito de Deus,
que está na intimidade do Pai,
ele no-lo deu a conhecer.

Indirizzo

Piazza Pia, 3
Rome
00193

Notifiche

Lasciando la tua email puoi essere il primo a sapere quando Vatican News pubblica notizie e promozioni. Il tuo indirizzo email non verrà utilizzato per nessun altro scopo e potrai annullare l'iscrizione in qualsiasi momento.

Contatta L'azienda

Invia un messaggio a Vatican News:

Condividi

Our Story

Bem-vindos à página Facebook em português do Vatican News. A página é aberta a comentários, críticas, opiniões diferentes e ao apreço de todos. Pedimos para respeitarem a opinião de quem pensa diferente e não utilizar linguagem agressiva. Reservamo-nos o direito de excluir posts e comentários vulgares ou agressivos, com conteúdos spam ou comerciais ou com conteúdos sensíveis.

Não serão permitidos ataques discriminatórios de fundo religioso, político, ra***ta, sexista, lesivos à dignidade das pessoas. Também não serão permitidos comentários com fotos, vídeos ou comentários duplicados em diversas postagens. Agradecemos a todos pelo respeito destas indicações, fazendo votos de que possam usufruir dos conteúdos postados nesta página oficial da Santa Sé e em nosso site Vatican News.

or:#:�U�M