Vatican News

Vatican News Bem-vindos! Vatican News é um serviço informativo produzido pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé

Segundo o próprio Estatuto, a Rádio Vaticano é a emissora radiofônica da Santa Sé, com sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, e é instrumento de comunicação e de evangelização a serviço do Ministério Petrino. Foi projetada por Guglielmo Marconi e inaugurada por Pio XI (Radiomensagem Qui arcano Dei) em 12 de fevereiro de 1931.

04/09/2025

De cima da barca de Pedro, Jesus pregava para as multidões. Ao terminar, mesmo num horário impróprio para a pesca, disse a Pedro: lança as redes ao mar. Pedro indagou que não haviam pego nada na noite inteira, mas acrescentou: Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes.

Como viver este Evangelho no dia de hoje?

Naquele momento ainda não sabia que a Palavra de Jesus tinha tanto poder: Pedro agiu com uma confiança humana e recebeu um “cardume” de graças divinas. Hoje sabemos o poder que tem a Palavra de Deus! Será que sabemos mesmo? Se em nossa vida o cansaço é crescente e o resultado tem sido pequeno; se nosso rosto está triste e o olhar apagado, é preciso escutar mais a Palavra de Deus e colocá-la em prática, lançando as redes com entusiasmo para vermos os “cardumes” da graça de Deus, diante dos nossos olhos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11Naquele tempo,Jesus estava na margem do lago de Genesaré,e ...
04/09/2025

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11

Naquele tempo,
Jesus estava na margem do lago de Genesaré,
e a multidão apertava-se ao seu redor
para ouvir a palavra de Deus.
Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago.
Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.
Subindo numa das barcas, que era de Simão,
pediu que se afastasse um pouco da margem.
Depois sentou-se e, da barca,
ensinava as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão:
"Avança para águas mais profundas,
e lançai vossas redes para a pesca".
Simão respondeu:
"Mestre, nós trabalhamos a noite inteira
e nada pescamos.
Mas, em atenção à tua palavra,
vou lançar as redes".
Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes
que as redes se rompiam.
Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca,
para que viessem ajudá-los.
Eles vieram, e encheram as duas barcas,
a ponto de quase afundarem.
Ao ver aquilo,
Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo:
"Senhor, afasta-te de mim,
porque sou um pecador!"
É que o espanto se apoderara de Simão
e de todos os seus companheiros,
por causa da pesca que acabavam de fazer.
Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão,
também ficaram espantados.
Jesus, porém, disse a Simão:
"Não tenhas medo!
De hoje em diante tu serás pescador de homens".
Então levaram as barcas para a margem,
deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Os lusófonos receberam a saudação do Papa Leão XIV na Audiência Geral desta quarta-feira, com a recomendação para pedir ...
03/09/2025

Os lusófonos receberam a saudação do Papa Leão XIV na Audiência Geral desta quarta-feira, com a recomendação para pedir ao Senhor a água viva que sacia a nossa sede de Deus.

“Jamais devemos envergonhar-nos de pedir: todos nós temos necessidade do Senhor e da sua graça.”

Uma moto para leilão! 🏍️Os “Jesus bikers”, movimento motociclístico nascido na cidade alemã de Schaafheim há 11 anos, pe...
03/09/2025

Uma moto para leilão! 🏍️

Os “Jesus bikers”, movimento motociclístico nascido na cidade alemã de Schaafheim há 11 anos, percorre quilômetros para arrecadar fundos em favor de pessoas desfavorecidas. E nesta quarta-feira chegaram à Praça São Pedro com suas Harley-Davidson, barba e cabelo longos, jaquetas de couro preto, bandanas no pescoço e jeans rasgados.

Eles levaram ao Papa Leão XIV uma motocicleta para ser abençoada e autografada que, explica o fundador do grupo, Thomas Draxler, será doada às Pontifícias Obras Missionárias (Missio) na Áustria para depois ser leiloada. O que for arrecadado com a venda vai servir para financiar a construção de uma escola em uma aldeia da diocese de Ihosy, em Madagascar.

“A bênção do Santo Padre foi para nós um grande presente — explica o cisterciense Karl Wallner, diretor nacional da Missio Áustria — porque nos dá ainda mais força para devolver a dignidade àquelas crianças que, na ilha africana, em vez de aprenderem a ler e a escrever, são exploradas para trabalhar nas minas de mica — um mineral utilizado na indústria cosmética e de tintas — ou nas oficinas, arriscando a vida pelo contato contínuo com substâncias tóxicas”.

03/09/2025

Do Estúdio 9 da Rádio Vaticano\Vatican News, Silvonei José e Bianca Fraccalvieri comentam os principais fatos da semana do Papa e da Santa Sé.

A Praça São Pedro acolheu milhares de fiéis para a Audiência Geral desta quarta-feira, 03 de setembro, em que o Papa Leã...
03/09/2025

A Praça São Pedro acolheu milhares de fiéis para a Audiência Geral desta quarta-feira, 03 de setembro, em que o Papa Leão XIV deu continuidade ao ciclo de catequeses dedicado ao tema “Jesus Cristo nossa Esperança”.

As palavras de Jesus “Tenho sede” e logo depois “Tudo está consumado”, proferidas após ser crucificado, foram o centro da catequese deste encontro semanal com os fiéis.

A sede do Crucificado, mais do que uma necessidade fisiológica, expressa um desejo profundo de amor, de relação, de comunhão.

Ao pedir algo de beber, o Senhor recorda-nos que nenhum de nós pode bastar-se a si mesmo, que ninguém se salva sozinho. Depois de beber um pouco do vinagre que lhe oferecem, o Senhor diz: «Tudo está consumado».

A nossa redenção realiza-se, se “consuma”, não com um gesto de poder, de autossuficiência, mas com Jesus pedindo algo de beber, suplicando por aquilo que não obtém por si mesmo.

A sede do Senhor na cruz ensina-nos que pedir não é algo indigno, mas libertador; a Sua sede é também a nossa sede, é o grito da humanidade ferida em busca da água viva.

03/09/2025

Da Praça São Pedro, Audiência Geral do Santo Padre Leão XIV

03/09/2025

Após Jesus ter curado a febre da sogra de Pedro, ela imediatamente se levantou e pôs-se a servir a todos. Ainda naquela tarde Jesus curou muitos outros doentes que vieram pedir-lhe socorro.

Como viver este Evangelho no dia de hoje?

Se você sentiu o toque do amor de Deus em sua vida, realizará espontaneamente gestos de serviço ao próximo. A palavra serviço vem de servo. A raiz dessa palavra servo, remonta a Jesus, “o servo” por amor! Quem não vive a vida cristã como serviço aos outros permanece um certo “doente” espiritual, pois a doença que tem mais poder de matar no mundo é o egoísmo: Eu fiz, eu sei, eu tenho, eu mando... E como tem aparecido pessoas com ego inflamado em nossos dias! Essa doença, o egoísmo, mata a alegria! Mas existe um remédio muito eficaz contra essa doença: servir ao próximo!

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja - MemóriaProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,38-44Naque...
03/09/2025

São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja - Memória

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,38-44

Naquele tempo,
Jesus saiu da sinagoga
e entrou na casa de Simão.
A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta,
e pediram a Jesus em favor dela.
Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre,
e a febre a deixou.
Imediatamente, ela se levantou
e começou a servi-los.
Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes
atingidos por diversos males,
os levaram a Jesus.
Jesus colocava as mãos em cada um deles
e os curava.
De muitas pessoas também saíam demônios,
gritando:
"Tu és o Filho de Deus".
Jesus os ameaçava, e não os deixava falar,
porque sabiam que ele era o Messias.
Ao raiar do dia, Jesus saiu,
e foi para um lugar deserto.
As multidões o procuravam e, indo até ele,
tentavam impedi-lo que os deixasse.
Mas Jesus disse:
"Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus
também a outras cidades,
porque para isso é que eu fui enviado".
E pregava nas sinagogas da Judeia.

A “Moreneta” brasileira 🇧🇷 dos PapasHá quatorze anos, uma “paciente” especial visita regularmente o Laboratório de resta...
02/09/2025

A “Moreneta” brasileira 🇧🇷 dos Papas

Há quatorze anos, uma “paciente” especial visita regularmente o Laboratório de restauração dos Museus Vaticanos. Trata-se de uma estátua que reproduz a Virgem de Montserrat do século XV, padroeira da Catalunha, conhecida como Moreneta ou Virgem Negra de Montserrat.

A escultura, realizada em território brasileiro no século XVIII, foi doada por ocasião da eleição de Paulo VI no verão de 1963 pelo então presidente do Brasil, João Goulart.

A Virgem está vestida com uma roupa ricamente decorada e inflada pelo vento. Originalmente, usava também um colar e brincos. Os olhos são feitos de pasta vítrea. Nos braços, segura o Menino Jesus que abençoa com a mão direita enquanto segura um globo com a esquerda.

O Papa Montini, grande admirador de esculturas de madeira, mandou colocá-la na antessala pontifícia.

Desde 2011, por vontade de Bento XVI, a escultura acompanha as principais celebrações pontifícias na Basílica Vaticana ou na Praça São Pedro. Para manter inalterada a sua notável beleza, esta obra preciosa, está sob os cuidados de Stefania Colesanti, mestre restauradora do Laboratório dos Museus Vaticanos.

“Há quase trinta anos me ocupo de esculturas de madeira: é uma paixão minha”, explica ela, sem esconder um vínculo especial com a Madonna de Montserrat. “Quando ela chegou aqui em 2011, apresentava problemas de conservação: além de depósitos consistentes de poeira, uma mão havia se desprendido. Então restauramos a estrutura de madeira e limpamos a peça.”

Segundo Colesanti, a última restauração foi realizada com técnicas experimentais, inovadoras e sustentáveis, utilizando laser e “posidonia”, uma planta marinha que promove uma reintegração natural da madeira.

Graças aos dois “check-ups” anuais aos quais é submetida, a Madonna de Montserrat do Papa goza de boa saúde. “É por isso que, apesar da idade, a Moreneta de pele clara continua a ‘trabalhando’ o ano inteiro.

Dor, proximidade e orações: é o que o Papa Leão XIV assegurou a todas as pessoas afetadas pelo deslizamento de terra que...
02/09/2025

Dor, proximidade e orações: é o que o Papa Leão XIV assegurou a todas as pessoas afetadas pelo deslizamento de terra que atingiu a aldeia de Tarasin, na região central de Darfur, no Sudão.

Em telegrama assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e endereçado ao bispo de El Obeid, dom Yunan Tombe Trille Kuku Andali, lê-se que o Pontífice “assegura a todos aqueles que foram atingidos por esta tragédia sua proximidade espiritual”.

Rezando em particular pelo descanso eterno dos falecidos, por aqueles que choram a sua perda e pelo resgate das muitas pessoas ainda desaparecidas, o Papa encoraja as autoridades civis e a equipe de emergência em seus contínuos trabalhos de socorro. Leão XIV conclui a mensagem invocando ao país co***lo e bênção divina.

Haveria apenas um sobrevivente, segundo informações de um grupo rebelde que controla a área em Darfur, na parte ocidental do Sudão, onde na noite desta segunda-feira (01/09) ocorreu um enorme deslizamento de terra que causou mais de mil vítimas e destruiu parte de uma região conhecida pela produção de frutas cítricas.

O governador de Darfur, Minni Minnawi, aliado do exército, definiu o deslizamento de terra como uma “tragédia humanitária que transcende as fronteiras da região” e pediu às organizações humanitárias internacionais “que intervenham com urgência e prestem apoio e assistência neste momento crítico, pois a tragédia é mais do que o nosso povo pode suportar”.

Grande parte de Darfur permanece inacessível às ONGs, incluindo a área afetada pelo deslizamento de terra, devido aos combates que limitam o fornecimento de ajuda humanitária. A guerra no Sudão começou em abril de 2023 e causou até agora mais de 40 mil mortes e pelo menos 13 milhões de deslocados. Há duas semanas, a ONU denunciou que, todos os dias, no campo de refugiados de Abu Shouk, dezenas de pessoas morrem de fome e desnutrição todas as semanas.

Desde 1993, o Instituto das Servas da Luz de Cristo (SLC) administra o Centro Siloé, que acolhe e acompanha crianças, ad...
02/09/2025

Desde 1993, o Instituto das Servas da Luz de Cristo (SLC) administra o Centro Siloé, que acolhe e acompanha crianças, adolescentes e jovens cegos para garantir um percurso escolar ou direcionar para a aprendizagem profissional. O objetivo consiste em afastá-los da situação de abandono e mendicância para uma integração social respeitosa da dignidade humana.

Desde 1993, o Instituto das Servas da Luz de Cristo (SLC) administra o Centro Siloé, que acolhe e acompanha crianças, adolescentes e jovens cegos para ...

Indirizzo

Piazza Pia, 3
Rome
00193

Notifiche

Lasciando la tua email puoi essere il primo a sapere quando Vatican News pubblica notizie e promozioni. Il tuo indirizzo email non verrà utilizzato per nessun altro scopo e potrai annullare l'iscrizione in qualsiasi momento.

Contatta L'azienda

Invia un messaggio a Vatican News:

Condividi

Our Story

Bem-vindos à página Facebook em português do Vatican News. A página é aberta a comentários, críticas, opiniões diferentes e ao apreço de todos. Pedimos para respeitarem a opinião de quem pensa diferente e não utilizar linguagem agressiva. Reservamo-nos o direito de excluir posts e comentários vulgares ou agressivos, com conteúdos spam ou comerciais ou com conteúdos sensíveis.

Não serão permitidos ataques discriminatórios de fundo religioso, político, ra***ta, sexista, lesivos à dignidade das pessoas. Também não serão permitidos comentários com fotos, vídeos ou comentários duplicados em diversas postagens. Agradecemos a todos pelo respeito destas indicações, fazendo votos de que possam usufruir dos conteúdos postados nesta página oficial da Santa Sé e em nosso site Vatican News.

or:#:�U�M