Vatican News

Vatican News Bem-vindos! Vatican News é um serviço informativo produzido pelo Dicastério para a Comunicação da Santa Sé

Segundo o próprio Estatuto, a Rádio Vaticano é a emissora radiofônica da Santa Sé, com sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, e é instrumento de comunicação e de evangelização a serviço do Ministério Petrino. Foi projetada por Guglielmo Marconi e inaugurada por Pio XI (Radiomensagem Qui arcano Dei) em 12 de fevereiro de 1931.

“Obedecer aos mandamentos do Senhor e converter-se a Ele não significa multiplicar atos exteriores, mas, pelo contrário,...
13/07/2025

“Obedecer aos mandamentos do Senhor e converter-se a Ele não significa multiplicar atos exteriores, mas, pelo contrário, trata-se de voltar ao próprio coração, para descobrir que é precisamente ali que Deus escreveu a lei do amor.”

Papa Leão XIV, na homilia pronunciada este domingo, 13 de julho, em Castel Gandolfo.

Que a Virgem Maria, Mãe da Misericórdia, “nos ajude a acolher no nosso coração a vontade de Deus, que é sempre a vontade...
13/07/2025

Que a Virgem Maria, Mãe da Misericórdia, “nos ajude a acolher no nosso coração a vontade de Deus, que é sempre a vontade de amor e salvação, para sermos todos os dias construtores da paz”: foi o pedido do Pontífice à Virgem Santa no Angelus deste domingo (13/07) em Castel Gandolfo, nos Castelos Romanos, onde transcorre estes dias um período de repouso.

A oração mariana foi conduzida por Leão XIV na Praça diante do Palácio Apostólico, lotada de fiéis e peregrinos. De fato, o Santo Padre manifestou sua alegria por encontrar-se ali nestes dias e agradeceu a calorosa acolhida.

Na alocução, o Santo Padre destacou que o Evangelho do dia se inicia com uma pergunta feita por Jesus: “Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” (cf. Lc 10, 25). Estas palavras, disse o Papa, exprimem um desejo constante na nossa vida: o desejo de salvação, ou seja, de uma existência livre do fracasso, do mal e da morte.

Jesus responde que, para receber o dom de Deus, é preciso acolher a sua vontade. Está escrito na Lei: “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração” e “o teu próximo como a ti mesmo”. Fazendo assim, correspondemos ao amor do Pai: a vontade de Deus é, na verdade, aquela lei de vida que Deus, em primeiro lugar, pratica a nosso respeito, amando-nos por inteiro no seu Filho Jesus.

“Irmãos e irmãs, olhemos para Ele! Jesus é a revelação do verdadeiro amor para com Deus e para com o homem: amor que se dá e não possui, amor que perdoa e não demanda, amor que socorre e nunca abandona.”

Para viver eternamente, portanto, não há que enganar a morte, mas servir a vida, ou seja, cuidar da existência dos outros no tempo que aqui partilharmos. Esta é a lei suprema, que não só está antes de qualquer regra social como lhe dá sentido.

Ao final do Angelus, Leão XIV pediu para não esquecermos de rezar por todos aqueles que se encontram “em estado de sofrimento e necessidade” devido aos conflitos. Em seguida, recordou a beatificação, ocorrida este sábado em Barcelona, do marista Licarion May, assassinado por ódio à fé no início do século XX.

O cantor, compositor e catequista está presente no Programa Brasileiro da Rádio Vaticano todos os domingos com o espaço ...
13/07/2025

O cantor, compositor e catequista está presente no Programa Brasileiro da Rádio Vaticano todos os domingos com o espaço especial intitulado "A Canção e a Prece". No programa de hoje: “quem é o meu próximo?”…

O cantor, compositor e catequista está presente no Programa Brasileiro da Rádio Vaticano todos os domingos com o espaço especial intitulado "A Canção ...

A misericórdia promove a Vida. Ela não faz rodeios para salvar o ser humano. A Vida está em primeiro lugar.
13/07/2025

A misericórdia promove a Vida. Ela não faz rodeios para salvar o ser humano. A Vida está em primeiro lugar.

A misericórdia promove a Vida. Ela não faz rodeios para salvar o ser humano. A Vida está em primeiro lugar.

“Olhemos para Cristo, o bom Samaritano, e ouçamos ainda hoje a Sua voz que diz a cada um de nós: ‘Vai e faze tu também o...
13/07/2025

“Olhemos para Cristo, o bom Samaritano, e ouçamos ainda hoje a Sua voz que diz a cada um de nós: ‘Vai e faze tu também o mesmo’.”

Esta foi a exortação de Leão XIV na homilia da Missa que presidiu na manhã deste domingo (13/07) na Paróquia Pontifícia Santo Tomás de Vilanova em Castel Gandolfo. Atendo-se à liturgia deste XV Domingo do Tempo Comum, o Papa refletiu sobre o Evangelho do dia, que nos traz uma das mais belas e inspiradoras parábolas contadas por Jesus: a parábola do bom samaritano (Lc 10, 25-37).

Já em suas primeiras considerações, o Papa ressaltou que esta história continua a desafiar-nos hoje. Ela interpela a nossa vida, abala a tranquilidade das nossas consciências adormecidas ou distraídas e alerta-nos para o risco de uma fé acomodada, conformada com a observância exterior da lei, mas incapaz de sentir e agir com as mesmas entranhas de compaixão de Deus.

A compaixão, com efeito, está no centro da parábola, observou o Pontífice. “Compreendemos, assim, por que a parábola instiga também cada um de nós: uma vez que Cristo é a manifestação de um Deus compassivo, acreditar Nele e segui-lo como seus discípulos significa deixar-se transformar para que também nós possamos ter os mesmos sentimentos Dele, ou seja, um coração que se comove, um olhar que vê e não passa adiante, duas mãos que socorrem e aliviam feridas, ombros fortes que carregam o fardo daqueles que estão em necessidade.”

Antes de concluir sua homilia, o Santo Padre nos indicou que “ver sem passar adiante, parar a nossa corrida apressada, deixar que a vida do outro, seja ele quem for, com as suas necessidades e sofrimentos, me parta o coração: isso aproxima-nos uns dos outros, gera uma verdadeira fraternidade, derruba muros e barreiras. E, finalmente, o amor abre caminho, tornando-se mais forte do que o mal e a morte”.

Ao término da Missa, o Leão XVI doou ao pároco da paróquia pontifícia um cálice e uma patena como recordação desta celebração como “um convite a todos nós a viver em comunhão, a promover verdadeiramente esta fraternidade, esta comunhão que vivemos em Jesus Cristo”.

13/07/2025

Da Praça da Liberdade em Castel Gandolfo, a Oração do Angelus conduzida pelo Papa Leão XIV

Cristo é a manifestação de um Deus compassivo, acreditar n’Ele e segui-lo como seus discípulos significa deixar-se trans...
13/07/2025

Cristo é a manifestação de um Deus compassivo, acreditar n’Ele e segui-lo como seus discípulos significa deixar-se transformar para que também nós possamos ter os mesmos sentimentos d’Ele, ou seja, um coração que se comove, um olhar que vê e não passa adiante, duas mãos que socorrem e aliviam feridas, ombros fortes que carregam o fardo daqueles que estão em necessidade: disse o Pontífice na homilia da Santa Missa celebrada na paróquia de Castel Gandolfo este XV Domingo do Tempo Comum

Cristo é a manifestação de um Deus compassivo, acreditar n’Ele e segui-lo como seus discípulos significa deixar-se transformar para que também nós ...

XV Domingo do Tempo ComumProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,25-37Naquele tempo,Um mestre da Lei s...
13/07/2025

XV Domingo do Tempo Comum

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,25-37

Naquele tempo,
Um mestre da Lei se levantou
e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou:
"Mestre, que devo fazer
para receber em herança a vida eterna?"
Jesus lhe disse:
"O que está escrito na Lei?
Como lês?"
Ele então respondeu:
"Amarás o Senhor, teu Deus,
de todo o teu coração e com toda a tua alma,
com toda a tua força e com toda a tua inteligência;
e ao teu próximo como a ti mesmo!"
Jesus lhe disse:
"Tu respondeste corretamente.
Faze isso e viverás".
Ele, porém, querendo justificar-se,
disse a Jesus:
"E quem é o meu próximo?"
Jesus respondeu:
"Certo homem descia de Jerusalém para Jericó
e caiu nas mãos de assaltantes.
Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no,
e foram-se embora deixando-o quase morto.
Por acaso, um sacerdote
estava descendo por aquele caminho.
Quando viu o homem,
seguiu adiante, pelo outro lado.
O mesmo aconteceu com um levita:
chegou ao lugar, viu o homem
e seguiu adiante, pelo outro lado.
Mas um samaritano que estava viajando,
chegou perto dele, viu e sentiu compaixão.
Aproximou-se dele e fez curativos,
derramando óleo e vinho nas feridas.
Depois colocou o homem em seu próprio animal
e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele.
No dia seguinte, pegou duas moedas de prata
e entregou-as ao dono da pensão, recomendando:
"Toma conta dele!
Quando eu voltar,
vou pagar o que tiveres gasto a mais".
E Jesus perguntou:
"Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem
que caiu nas mãos dos assaltantes?"
Ele respondeu:
"Aquele que usou de misericórdia para com ele".
Então Jesus lhe disse:
"Vai e faze a mesma coisa".

Leão XIV continua seu período de descanso em Castel Gandolfo, mas mantém alguns compromissos em sua agenda. 🗓️Neste domi...
12/07/2025

Leão XIV continua seu período de descanso em Castel Gandolfo, mas mantém alguns compromissos em sua agenda.

🗓️Neste domingo, 13 de julho, às 10h locais (5h 🇧🇷, 9h 🇵🇹), o Papa celebrará a Missa na Paróquia Pontifícia de São Tomás de Villanova.

Em seguida, ao meio-dia (7h 🇧🇷, 11h 🇵🇹), o Santo Padre rezará a oração do Angelus na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.

📲O Vatican News transmitirá todos esses eventos ao vivo, com comentários em português, através do nosso site e dos nossos canais do YouTube e no Facebook.
 

O Papa Leão XIV interrompeu seu período de repoiso na manhã deste sábado, 12 de julho, para receber participantes dos Ca...
12/07/2025

O Papa Leão XIV interrompeu seu período de repoiso na manhã deste sábado, 12 de julho, para receber participantes dos Capítulos Gerais de oito institutos religiosos.

Ao todo, estavam presentes cerca de 200 membros pertencentes ao Pontifício Instituto para as Missões Exteriores (PIME), às Pias Mestras Filipinas, às Pias Mestras dos Venerini, às Filhas da Igreja, às Salesianas Oblatas do Sagrado Coração, às Irmãs Franciscanas Angelinas, ao Instituto Oblatas de Jesus e Maria e às Religiosas Filhas de Maria das Pias Escolas (Escolápias).

O Pontífice recebeu a todos no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, saudando-os com as palavras de Cristo ressuscitado: “A paz esteja convosco” e convidando-os a refletir “um pouco juntos”.

Em meio aos diferentes carismas dos religiosos e religiosas presentes, o Papa enfatizou um objetivo comum: “A edificação do Corpo de Cristo”.

Para isso, são necessários a entrega de si mesmo em união com o sacrifício de Cristo, a missão ad gentes, a preservação e difusão do amor pela Igreja, sem descuidar da educação e formação dos jovens.

Os legados herdados dos fundadores e fundadoras dos institutos religiosos são, na visão de Leão XIV, “ângulos particulares” a serem reinterpretados à luz dos tempos atuais.

Leão XIV encoraja a abrir-se a horizontes ambiciosos e cita o Papa Francisco ao descrever a humanidade como uma única “família” que o plano divino deseja reconduzir inteiramente a si.

“Pensem grande, como peças únicas de um desígnio que os supera e os envolve além das suas próprias expectativas.”

É nesse espírito — fonte original de todo Instituto — que nasce o horizonte dentro do qual todo esforço deve ser colocado, para que contribua, por meio de pequenas luzes, para espalhar a luz de Cristo, que nunca se apaga, por toda a terra.

Ao receber na manhã deste sábado (12/07) os membros dos Capítulos Gerais de vários institutos religiosos em Castel Gando...
12/07/2025

Ao receber na manhã deste sábado (12/07) os membros dos Capítulos Gerais de vários institutos religiosos em Castel Gandolfo - onde se encontra a residência de verão do Pontífice -, Leão XIV os convidou a ampliar os horizontes de sua missão e vocação. Em seu discurso, no qual citou Bento XVI e Francisco, o Pontífice enfatizou que a promoção da paz e a corresponsabilidade pastoral nas Igrejas locais são partes de um projeto mais amplo, que vai "além das nossas próprias expectativas"

Ao receber na manhã deste sábado (12/07) os membros dos Capítulos Gerais de vários institutos religiosos em Castel Gandolfo - onde se encontra a ...

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,24-33Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:"O discíp...
12/07/2025

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,24-33

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"O discípulo não está acima do mestre,
nem o servo acima do seu senhor.
Para o discípulo, basta ser como o seu mestre,
e para o servo, ser como o seu senhor.
Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu,
quanto mais aos seus familiares!
Não tenhais medo deles,
pois nada há de encoberto que não seja revelado,
e nada há de escondido que não seja conhecido.
O que vos digo na escuridão,
dizei-o à luz do dia;
o que escutais ao pé do ouvido,
proclamai-o sobre os telhados!
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo,
mas não podem matar a alma!
Pelo contrário,
temei aquele que pode destruir
a alma e o corpo no inferno!
Não se vendem dois pardais por algumas moedas?
No entanto, nenhum deles cai no chão
sem o consentimento do vosso Pai.
Quanto a vós,
até os cabelos da cabeça estão todos contados.
Não tenhais medo!
Vós valeis mais do que muitos pardais.
Portanto, todo aquele
que se declarar a meu favor diante dos homens,
também eu me declararei em favor dele
diante do meu Pai que está nos céus.
Aquele, porém, que me negar diante dos homens,
também eu o negarei
diante do meu Pai que está nos céus".

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Vatican News posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Vatican News:

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share

Our Story

Bem-vindos à página Facebook em português do Vatican News. A página é aberta a comentários, críticas, opiniões diferentes e ao apreço de todos. Pedimos para respeitarem a opinião de quem pensa diferente e não utilizar linguagem agressiva. Reservamo-nos o direito de excluir posts e comentários vulgares ou agressivos, com conteúdos spam ou comerciais ou com conteúdos sensíveis.

Não serão permitidos ataques discriminatórios de fundo religioso, político, ra***ta, sexista, lesivos à dignidade das pessoas. Também não serão permitidos comentários com fotos, vídeos ou comentários duplicados em diversas postagens. Agradecemos a todos pelo respeito destas indicações, fazendo votos de que possam usufruir dos conteúdos postados nesta página oficial da Santa Sé e em nosso site Vatican News.

or:#:�U�M