27/12/2025
O Japão está se aproximando da marca de 10% de população estrangeira com muito mais rapidez do que indicavam projeções oficiais. Dados do Registro Básico de Residentes mostram que, em janeiro, 27 municípios já superavam essa porcentagem. Em Shimukappu, vilarejo de Hokkaido, estrangeiros representavam 36,6% dos moradores.
A previsão do Instituto Nacional de Pesquisa em População e Seguridade Social estimava que o país alcançaria 10,8% de população estrangeira apenas em 2070. No entanto, o avanço em nível local indica que essa transição pode ocorrer muito antes.
Em Tobishima, na província de Aichi, 501 dos 4.713 habitantes são estrangeiros, o que representa 10,6%. Em dias úteis, trabalhadores estrangeiros de uniforme circulam de bicicleta. Aos fins de semana, quase metade dos passageiros dos ônibus locais são estrangeiros. Moradores relatam que o aumento tem sido rápido nos últimos anos.
Muitos estrangeiros atuam em fábricas por meio dos programas de estagiário técnico ou vistos de habilidades específicas. Outros trabalham no comércio de carros usados.
As opiniões de moradores variam. Alguns elogiam a dedicação dos estrangeiros, enquanto outros demonstram preocupação com regras de trânsito ou com o desconhecimento de costumes locais.
Na fábrica Tobishima Seisakusho, 4 dos 21 funcionários são vietnamitas. O presidente da empresa disse que eles são essenciais e que, sem eles, a fábrica não conseguiria continuar funcionando. A empresa começou a contratá-los em 2017.
Os salários e bônus são quase os mesmos dos funcionários japoneses.
Segundo dados nacionais, o número de estrangeiros no Japão chegou a 3,76 milhões no fim de 2024, um aumento de 350 mil em relação ao ano anterior, o maior já registrado.
Desde 2022, a população estrangeira tem aumentado em cerca de 300 mil por
ano. Em julho, o então ministro da Justiça afirmou que a marca de 10% poderá ser alcançada por volta de 2040.
Fonte: NHK