17/01/2026
A prefeitura de Oita informou que uma escola municipal de ensino fundamental II da cidade recebeu uma ameaça de ataque após a divulgação, nas redes sociais, de um vídeo que mostra um aluno agredindo outro dentro da escola.
Segundo o Conselho Municipal de Educação, um e-mail com ameaça foi enviado ao governo municipal e dizia que o autor entraria na escola junto com cúmplices para matar alunos e professores. A mensagem foi recebida por volta das 23h do dia 11 de janeiro, por meio do formulário de contato do site oficial da prefeitura. O remetente não foi identificado.
O conteúdo do e-mail afirmava que o ataque ocorreria na quinta-feira, 15 de janeiro, na mesma escola onde o vídeo de intimidação se espalhou online.
O Conselho de Educação confirmou a ameaça na manhã do dia 13, após o feriado prolongado de três dias, e comunicou a Polícia da Província de Oita. A polícia passou a investigar o caso sob suspeita de intimidação e reforçou a vigilância para proteger alunos e funcionários.
Agentes foram posicionados dentro e ao redor da escola citada na mensagem. As aulas do dia 15 foram realizadas normalmente, mas todas as atividades de clubes após o horário escolar foram canceladas.
Keiji Hirata, chefe da divisão de apoio aos alunos do Conselho Municipal de Educação, afirmou que o envio de mensagens com ameaças é totalmente inaceitável. “ Trabalharemos com as agências competentes para garantir a segurança dos alunos”, finalizou.
Fonte: Mainichi