Notícias do Japão. Inscreva-se no canal da RPJ no YouTube
12/12/2025
Imagem de segurança exemplar no Japão perde força com aumento da criminalidade. Fenômeno que coincidiu com discursos e protestos de teor anti-imigratório que tentavam responsabilizar estrangeiros pelo aumento da criminalidade. No entanto, os dados mostram que essa correlação não se sustenta.
Roubos de carros e invasões domiciliares crescem em várias províncias; autoridades apontam mercado de exportação, tecnologia usada por quadrilhas e falta de prevenção básica
10/12/2025
Voyeurismo em escolas do Japão gera alerta e leva ao uso de câmeras termográficas.
Após casos de professores flagrados fotografando alunas, município inicia inspeções surpresa para localizar dispositivos ocultos em salas de aula
10/12/2025
Após declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre uma possível intervenção em Taiwan, Pequim passou a desaconselhar viagens e estudos no Japão.
Alertas de viagem de Pequim derrubam presença chinesa no Kansai e acendem alerta sobre impacto bilionário no turismo
10/12/2025
Achou que o fetiche era só por calcinhas? Os sapatos entraram na moda.
Suspeito foi encontrado em banheiro de colégio em Yachiyo com cinco pares de calçados escolares; caso é investigado como invasão e furto
08/12/2025
Investigação jornalística da Kyodo News trouxe à luz uma alarmante operação de tráfico e exploração. Homens estrangeiros, incluindo cidadãos japoneses, sul-coreanos e chineses.
Reportagem exclusiva da Kyodo News revela complexos clandestinos em Vientiane frequentados por homens de várias nacionalidades
08/12/2025
Filme Dark Horse tem imagens vazadas!
A primeira imagem de Jim Caviezel caracterizado como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Conhecido por trabalhos como A Paixão de Cristo e O Conde de Monte Cristo, o ator norte-americano assume o papel principal em uma produção cercada de discrição.
Produção “Dark Horse” aposta em elenco estrangeiro e mantém enredo sob sigilo
07/12/2025
O episódio ocorre em meio ao aumento das tensões entre Japão e China, intensificadas após críticas de Pequim às declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi.
Japão classifica incidente como perigoso e faz protesto formal à China
07/12/2025
Cena macabra em Tóquio.
̃opaulo
Polícia investiga ocultação de cadáver e relembra série de casos semelhantes registrados no Japão
05/12/2025
"O Japão é um lugar fácil para batedores de carteira", diz um chinês.
Suspeito confessou explorar o uso de dinheiro vivo no Japão para facilitar crimes
04/12/2025
Ex-policial Masato Takeuchi, de 62 anos, foi preso acusado de furtar dinheiro da conta de uma idosa de 97 anos.
̃opaulo
Após se aposentar, ele criou ONG para “ajudar idosos”, mas é suspeito de usar cargo para aplicar golpes
04/12/2025
Pesquisa conduzida pelo Yomiuri Shimbun e Universidade de Waseda-68% dos entrevistados acreditam que o aumento de residentes estrangeiros provoca piora na segurança pública.
As estatísticas públicas japonesas geralmente agrupam todos os estrangeiros juntos, sem discriminar por nacionalidade. Dados de 2024 indicou 578 brasileiros detidos em ações envolvendo estrangeiros.
Discurso de “insegurança causada por estrangeiros” ignora fatos, inflama preconceitos e cria uma narrativa conveniente — mas falsa.
04/12/2025
Sua masculinidade não está na próstata!
Mais de 70% dos homens terão algum problema prostático — exame não é opção, é necessidade. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no mundo. A cada ano, mais de 1,4 milhão de novos casos
Com casos aumentando, prevenir ainda é o melhor remédio (e custa menos que remédio!)
Após a Segunda Guerra Mundial (1945), os japoneses, seus pais, foram para o Brasil de navio e desembarcaram no Porto de Santos. Muitos imigrantes, com o fim da guerra, espalharam-se para os mais diversos países latinos, como o Brasil, e para a América do Norte, pois, devido às bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, o Japão ficou parcialmente destruído e sem recursos.
Ao chegarem no Porto de Santos, seus pais se dirigiram para uma residência localizada no município de Santo Amaro, no bairro de Socorro, para que sua mãe pudesse dar à luz. Toshio Sudo nasceu em 30 de outubro de 1958, na própria residência da família, por intermédio de uma parteira, pois na época não haviam hospitais ou maternidades.
E assim, ainda criança, ele foi criado numa cidade do interior, dividida entre o Estado de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, chamada: “Valença”, no bairro de “Taboas”. Foi nesse lugar que seus pais iniciaram, em terras divididas por colonos, o plantio de tomates e verduras, morando em casas de chão batido, feitas com paredes de barro e teto de sapê (palhas).
Com o passar dos anos, devido aos estudos, Toshio se mudou para São Paulo, onde os recursos de ensino eram mais eficazes, e estudou em escolas públicas desde o primário. Paralelamente, ele aprendeu à língua pátria de seus pais, (o idioma japonês), porém quase não completou o segundo grau, já que misturava os dois idiomas e as duas culturas, o que dificultou seu aprendizado. Além disso, muitos colegas da época escolar zombavam do seu português. Assim, Toshio decidiu prosseguir somente com os estudos do português, na escola brasileira.
Mais tarde, em 1981, formou-se em uma Universidade particular de Mogi das Cruzes, “Braz Cubas”, no interior de São Paulo.
No período em que cursava a Universidade, chegou a trabalhar como investigador de polícia no Departamento de Narcóticos, para ajudar no sustento de sua família, pois, em seu trabalho de dia, não recebia o suficiente para manter sua esposa, que estava grávida na época.
No período em que trabalhou como funcionário público, para um delegado que comandava uma equipe de policiais civis em uma operação, fazendo os famosos ”estouros de bôcas” (na linguagem da polícia de Narco Tráficos) na maioria dos bairros de periferia, em favelas, Toshio percebeu que seu superior, ao invés de queimar todas as dr**as apreendidas, queimava apenas uma parte, guardando o restante no camburão da viatura. Ou seja, o delegado estava repassando as dr**as para outras facções criminosas no país. Toshio confrontou seu superior, buscando um motivo para aqueles atos, mas foi discriminado pelo delegado, que alegou que se o desejo dele era ser um policial correto, deveria, então, voltar para seu país de origem.
Revoltado com a conduta do delegado, e por ter sido diversas vezes discriminado por ele, Toshio resolveu se exonerar do cargo, mesmo com dificuldades financeiras. Depois disso, ele batalhou muito para concluir seu sonho de se formar em Comunicação na modalidade de jornalista. Toshio se inspirava nos apresentadores de TV da época: Sérgio Chapelen e Cid Moreira.
Ele alcançou esse sonho em 1981, quando se formou na Universidade Braz Cubas, obtendo uma formação superior em jornalismo. Mais tarde, em 1982, fez estágios em vários jornais e trabalhou em diversas redações, escrevendo como “freelancer”. Já, em 1985, o antigo delegado, da época em que trabalhou como investigador, foi preso pelo DENARC (Depto. Estadual de Narco Tráficos), e Toshio se inspirou para sua nova profissão, a de jornalista e repórter policial, fazendo sua primeira matéria sobre o ex-delegado preso e que tanto o discriminou na época.
Em 1988, Toshio viajou para o Japão, como Correspondente Internacional, e está, até o presente momento, na mesma profissão e no mesmo país. No Japão, ele realiza trabalhos nas áreas civil e criminal, e, também, mergulhou nos livros das leis japonesas em diversos setores, como: Imigratório, Trânsito, Tributário, Trabalhista e Judiciário Civil e Criminal. Atualmente, comanda à página de notícias: “Reportagem Policial no Japão”.