 
                                                                                                    25/09/2025
                                            Como permanecer firme nas batalhas da vida ? 
“Se você está caindo de um penhasco, a fé forte em um galho fraco é fatalmente inferior à fé fraca em um galho forte. A salvação não se baseia definitivamente na força de sua fé, mas no objeto de sua fé”. Tim Keller
O que nos garante a firmeza nas batalhas da vida não é o tamanho da nossa Fé, mas sim, em Quem colocamos nossa Fé. Se o Senhor não edif**ar a nossa casa em vão trabalhamos em sua construção. Mas se estivermos edif**ados sobre a Palavra de Deus, ainda que venham tempestades e terremotos não iremos desabar. Porque edif**amos sobre a Rocha Eterna e Inabalável que é o próprio Cristo. 
“Se o Senhor não constrói a casa, o trabalho dos construtores é vão. Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas.”
Salmos 127:1 NVT
https://bible.com/bible/1930/psa.127.1.NVT
As pessoas que são firmes na Fé são aquelas que experimentam a Paz de Deus 
guardando-as mesmo nas piores situações, porque elas conhecem e confiam sobre Quem estão firmadas. A Rocha Eterna Jesus Cristo. Deus as guarda porque elas sabem que independente das circunstâncias todas as coisas estão cooperando para o seu Bem.
“Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti. Confiem sempre no Senhor, pois o Senhor Deus é a Rocha eterna.”
Isaías 26:3-4 NVT
https://bible.com/bible/1930/isa.26.3-4.NVT
Não é o tanto que eu acredito, mas em Quem eu acredito. E no que Aquele em quem eu acredito é capaz de fazer. Para o homem muitas coisas são impossíveis, mas para Deus nada é impossível. 
Muitas pessoas professam fé. E pregam e partilham sua fé a outros. Mas na prática parece que elas tem mais fé na sua pregação do que em Quem elas pregam (Jesus) Pregam sobre o Espírito Santo, professam ter Fé, conhecem a Palavra, mas quando pregam fazem na força do seu braço. E quando não vêem resultados desistem das pessoas que elas semearam. Porque se esquecem que a Palavra de Deus é como uma semente. E que a semente depois de enterrada cresce primeiro para baixo, invisível aos nossos olhos, e depois começa a crescer para cima, e assim poder dar frutos. Mas é necessário paciência para isso. Experimente plantar um pé de abacate num dia e fique sentado esperando até ele dar frutos. Você vai cansar porque a semente antes de crescer para cima se desenvolve primeiramente por debaixo da terra. Raizes vem antes dos frutos. Portanto a firmeza de uma árvore diante de vendavais e tempestades é consequência do crescimento profundo de sua raiz. E as raízes crescem sempre escondidas de nossos olhos. Aliás, raízes profundas são muito mais importantes do que frutos. Árvores com raizes rasas podem até dar frutos, mas não suportarão quando chegar a seca, e muito menos à temporais e vendavais. Por isso, não devemos julgar uma pessoa porque ela ainda não deu frutos. Talvez ela esteja crescendo por baixo antes de crescer por cima, e esse é o crescimento natural e esperado de uma árvore. Ainda que você regue e fertilize, todas essas coisas são importantes, mas nenhuma dessas coisas pode adiantar o crescimento, pois é Deus que dá o crescimento e determina o tempo do frutif**ar de cada um. 
“Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.”
Salmos 1:3 NAA
https://bible.com/bible/1840/psa.1.3.NAA
Mas muitas pessoas pregam e se frustram porque se esquecem desse detalhe, querem semear e colher no dia seguinte. Porque dizem ter fé, mas na sua palavra e não na Palavra de Deus. Se tivermos realmente Fé na Palavra de Deus, ao semear não f**aremos impacientes porque sabemos que a Palavra jamais falhará e nem voltará para ELE vazia. E que muitas das sementes que semeamos talvez nem venhamos a colher ou provar dos seus frutos. Na verdade pode ser que outros venham a colher o e a provar dos frutos que semeamos, e está tudo bem com isto. Pois Deus nos chamou para semearmos para que Um Dia ELE possa fazer a Sua Grande Colheita. Deus é o Agricultor, nós somos apenas seus semeadores. A única coisa que não podemos fazer é guardar a semente que recebemos. Mas ainda nenhuma delas floresça, nem sequer testemunhemos fruto nenhum. Ainda nos alegraremos no Deus da nossa Salvação. Pois nós vivemos pela Fé, e não pelo que vemos. 
“Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios, mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus de minha salvação! O Senhor Soberano é minha força! Ele torna meus pés firmes como os da corça, para que eu possa andar em lugares altos. (Ao regente do coral: Essa oração deve ser acompanhada por instrumentos de corda.)”
Habacuque 3:17-19 NVT
https://bible.com/bible/1930/hab.3.17-19.NVT
A oração também é dos principais meios para recebermos a Firmeza de Deus. Mas ainda que nenhuma das nossas orações sejam respondidas, devemos lembrar que a oração que Cristo fez por nós antes de ir para a Cruz em nosso favor é a Oração Suprema porque foi o próprio Filho de Deus que a fez em nosso favor. E diferente das nossas orações que, podem ou não serem atendidas. A Oração feita por Jesus a nós com certeza foi atendida porque o Pai tem prazer em atender o Filho. Que possamos descansar na confiança Daquele que É a Rocha Eterna e assim experimentar a Sua Paz que além de Perfeita também nos aperfeiçoa quando mantemos nosso propósito firme no Senhor que faz todas as coisas cooperarem para o nosso Bem. 
“Depois de dizer todas essas coisas, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorif**a teu Filho, para que ele te glorifique, pois tu lhe deste autoridade sobre toda a humanidade. Ele concede vida eterna a cada um daqueles que lhe deste. E a vida eterna é isto: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo. Eu te glorifiquei aqui na terra, completando a obra que me deste para realizar. Agora, Pai, glorif**a-me e leva-me para junto de ti, para a glória que tive a teu lado antes do princípio do mundo. “Eu revelei teu nome àqueles que me deste do mundo. Eles sempre foram teus. Tu os deste a mim, e eles obedeceram à tua palavra. Agora eles sabem que tudo que eu tenho vem de ti, pois lhes transmiti a mensagem que me deste. Eles a aceitaram e sabem que eu vim de ti, e creem que tu me enviaste. “Minha oração não é por este mundo, mas por aqueles que me deste, pois eles pertencem a ti. Tudo que é meu pertence a ti, e tudo que é teu pertence a mim, e eu sou glorif**ado por meio deles. Agora deixo este mundo; eles f**am aqui, mas eu vou para tua presença. Pai santo, tu me deste teu nome; agora protege-os com o poder do teu nome para que eles estejam unidos, assim como nós estamos. Durante meu tempo aqui com eles, eu os protegi com o poder do nome que me deste. Eu os guardei de modo que nenhum deles se perdeu, exceto aquele que estava a caminho da destruição, como as Escrituras haviam predito. “Agora vou para tua presença. Enquanto ainda estou no mundo, digo estas coisas para que eles tenham minha plena alegria em si mesmos. Eu lhes dei tua palavra. E o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Eles não são deste mundo, como eu também não sou. Consagra-os na verdade, que é a tua palavra. E eu me entrego como sacrifício santo por eles, para que sejam consagrados na verdade. “Não te peço apenas por estes discípulos, mas também por todos que crerão em mim por meio da mensagem deles. Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. “Eu dei a eles a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu estou neles e tu estás em mim. Que eles experimentem unidade perfeita, para que todo o mundo saiba que tu me enviaste e que os amas tanto quanto me amas. Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde estou. Então eles verão toda a glória que me deste, porque me amaste antes mesmo do princípio do mundo. “Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e estes discípulos sabem que tu me enviaste. Eu revelei teu nome a eles, e continuarei a fazê-lo. Então teu amor por mim estará neles, e eu estarei neles”.”
João 17:1-14, 16-17, 19-26 NVT
https://bible.com/bible/1930/jhn.17.1-26.NVT                                        
 
                                                                                                     
                                                                                                     
                                         
   
   
   
   
     
   
   
  