27/03/2024
O Porteiro no Japão (Cultura Japonesa)
No Brasil dependendo do prédio tem um porteiro...Aquele tem recebe a nossa correspondência, atende o interfone das pessoas que chegam para nos visitar e depois interfonam para o nosso apartamento para saber se a visita pode ou não subir.No Brasil também é aquele que sabe da vida de todos no prédio e se você for chapa dele , ele te conta todas as novidades. Porteiro no Brasil é aquele que nas horas vagas é o seu quebra-galho.É aquele nordestino que conta causos. Ele f**a com a chave do seu apartamento para dar comida para o seu cachorro, ele troca uma lâmpada no seu apartamento, ajuda a carregar um móvel além dos trabalhos diários de um porteiro como limpar o prédio e se encarregar do lixo. No fim do ano, no Brasil tem a caixinha do porteiro.... Uma caixinha vale ouro k*k. No Japão tudo é diferente. Para começar no Japão em nenhum lugar se dá gorjeta. É uma ofensa. Nos hoteis ,restaurantes e outros serviços não se dá gorjeta.
Voltando ao porteiro no Japão.No Japão, o porteiro é chamado de KANRININ (管理人), ou seja administrador. Essa palavra em japonês, usamos não só para porteiros como administradores de vários setores em geral. O porteiro do Japão não faz nada de particular para você como dar comida para o pet, guardar uma encomenda que recebeu etc. Ele é um funcionário da empresa administradora do prédio.
O KANRININ no Japão geralmente é um senhor com mais de 50 anos , de boa aparência, que tem pelo menos o Ensino Médio completo e que tem noções de informática para fazer relatório e contabilidade dos serviços do prédio.Ganham um bom salário e muitos moram com a esposa no próprio prédio num apartamento de sala e quarto. Trabalham das 8 às 17 horas , com uma hora de almoço e f**am num pequeno escritório que serve de portaria do prédio. Ele não controla quem entra ou sai. Na maioria dos prédios aqui temos interfones nas portas dos apartamentos. O cara tocou e eu vejo na câmera do interfone e resolvo se abro ou não a porta. Em alguns prédios mais modernos, a entrada do prédio é fechada e só se entra com senha. Na entrada no prédio tem as caixas do correio e os interfones de cada apartamento e o visitante interfona e a pessoa abre ou não a porta da entrada principal. Se você tem uma encomenda para receber do AMAZON, por exemplo, e você não está em casa, o porteiro não recebe a encomenda.O entregador do Amazon ou do correio põe um aviso da sua caixa do correio avisando que a entrega não pode ser feita e neste aviso tem o telefone para contato e o site para você entrar em contato e marcar um outro dia para fazer a entrega. O KANRININ no Japão faz a limpeza do prédio em geral , troca lâmpadas dos corredores ou entrada, organiza no lixo (recolhimento de lixo aqui , para lixo comum , duas vezes por semana e tem um lugar exclusivo para pôr os sacos de lixo). Para garrafas, latas, caixas de papelão, uma vez por semana. Depois que o carro do lixo recolhe o lixo, o porteiro joga água e limpa o local do lixo . Quando o recolhimento do lixo é sábado ou feriado, o KANRININ ganha as horas extras que trabalhou com a organização do lixo. Ele também faz relatórios e manda para a empresa administradora do prédio e também é um dos que junto com a administradora ,administra manutenção do elevador, pequenas obras necessárias no prédio etc. Quando tem reunião ou assembleia anual de condônimos ele participa e f**a ao lado do funcionário da empresa administradora e anota tudo que acontece na reunião porque às vezes o funcionário falando durante a reunião não tem tempo de anotar pontos importantes. Ele ajuda a fazer o relatório das reuniões e depois que o relatório é editado pela administradora, ele tira cópias das atas da reunião e distribui em nossas caixas do correio do prédio. Passou do horário de trabalho dele, ele não abre a porta do escritório, a não ser numa emergência. Um dia uma senhora aqui do prédio morreu num sábado e a ambulância e polícia vieram para transportaram o corpo. Eu por acaso, vi e me assustei. O KANRININ estava sem uniforme mas dando assistência a um familiar da senhora e também dando informações para a polícia.
Portanto, a cultura japonesa é muito diferente em certos aspectos, comparando com a cultura de vários países. Sugiro que pessoas que estejam para visitar o Japão, pesquisem sobre a cultura japonesa. Este foi o meu primeiro artigo sobre a cultura japonesa. Escreverei outros.Aqui não é o país do dá um jeitinho...Portanto se uma pessoa diz não para você sobre algum assunto, não insista.