13/12/2025
PGR CONFISCA GRANDES QUANTIAS DE DINHEIRO EM CASA PARTICULAR NA CIDADE DE MAPUTO
A Procuradoria-Geral da República realizou uma operação de busca e apreensão que resultou na recolha de elevadas somas de dinheiro numa residência localizada na cidade de Maputo, pertencente a um cidadão nacional.
De acordo com dados apurados no processo, dois indivíduos estão a ser investigados por suspeitas de envolvimento em esquemas de branqueamento de capitais, evasão fiscal e participação em organização criminosa.
A ação foi conduzida por uma equipa integrada da PGR e do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC). Durante a operação, foram encontradas quantias expressivas em moeda nacional, cujo valor exato ainda está em fase de contabilização.
As autoridades indicam que os suspeitos terão criado empresas fictícias, operando essencialmente com dinheiro em numerário, que era posteriormente guardado na residência. Os valores estavam ocultos em diferentes espaços da casa, incluindo compartimentos camuflados e fundos falsos.
Entretanto, o advogado da empresa envolvida, Augusto Lopes, declarou que a entidade foi apanhada de surpresa pela intervenção das autoridades e que, até ao momento, não recebeu esclarecimentos formais sobre os fundamentos da diligência. O causídico afirmou ainda que a empresa aguarda um comunicado oficial da Procuradoria-Geral da República.
As investigações continuam, com o objetivo de apurar integralmente os factos e eventuais responsabilidades criminais.