14/09/2025
MARRACA EM PÂNICO
Baleamento mortal de um cidadão e ferimentos de outros dois provocam revolta popular no Posto de Iuluti em Mogovolas
Um cidadão foi baleado mortalmente e outros dois contraíram ferimentos graves, depois de um confronto entre alguns garimpeiros e seguranças de uma empresa mineradora, que explora recursos no Povoado de Marraca, Posto Administrativo de Iuluti, no distrito de Mogovolas, província de Nampula.
Segundo a Miramar apurou, a tensão entre garimpeiros nativos e a empresa mineradora começou logo depois que alguns membros da comunidade pretendiam explorar pedras semi-preciosas nas imediações da área onde a mineradora explora os recursos. Daí, a comunidade foi impedida e começaram os tumultos que acabaram provocando a morte de um cidadão a balas e ferimentos de outros dois, além de danos materiais avultados na firma.
Enquanto as vítimas eram socorridas ao hospital distrital de Mogovolas, alguns garimpeiros da comunidade reagiram com violência com recurso a instrumentos contundentes e inflamáveis. Uma viatura, uma pá escavadora e um trator pertencentes a empresa que estavam a ser levados a locais seguros foram incendiados pela comunidade.
Neste momento, uma equipa multissetorial que envolve a PRM, SERNIC, FADM e outras especialidades foi destacada ao local para Control o ambiente de tensão e apurar as reais motivações
A Miramar recorda que há quatro meses, uma situação similar foi vivida no Posto Administrativo de Iuluti, em Mogovolas. Na altura, foram os mesmos motivos que levaram a população a destruir dezenas de estabelecimentos comerciais, sobretudo propriedades de cidadãos estrangeiros que operam naquela região.
Fonte TV MIRAMAR