Novidades Moz

  • Home
  • Novidades Moz

Novidades Moz Actualização de Notícias nacionais e internacionais
(2)

ÚLTIMA HORA! ️ O recém-eleito presidente do Botsuana defendeu o movimento de pessoas entre Zimbabwe, Namíbia, Zâmbia e B...
18/07/2025

ÚLTIMA HORA! ️ O recém-eleito presidente do Botsuana defendeu o movimento de pessoas entre Zimbabwe, Namíbia, Zâmbia e Botsuana, resultando na assinatura de um acordo de fronteira livre sem exigências de visto entre os quatro países.

Os cidadãos destes países são agora obrigados a apresentar apenas os seus cartões de identificação para viajar de um país para outro.

Este desenvolvimento coincide com a decisão do governo queniano de tornar o Quênia sem visto para todos os africanos.

F.c...

Com Alunos Ao Relento, Governo Provincial Recusa Receber Escola Construída pelo Município de QuelimaneQuelimane, 12 de J...
13/07/2025

Com Alunos Ao Relento, Governo Provincial Recusa Receber Escola Construída pelo Município de Quelimane

Quelimane, 12 de Julho de 2025 – Já passaram mais de três anos desde que foi concluída a construção de uma escola no Bairro Ivagalane, pela edilidade de Quelimane, e até hoje a infraestrutura permanece sem gestão oficial. O impasse deve-se à recusa do Governo Provincial da Zambézia em integrá-la formalmente no sistema educativo.

A situação voltou à ribalta este sábado (12), após uma visita as infraestruturas liderada pelo Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, acompanhado pelo 2.º Vice-Presidente da Assembleia da República, que se mostrou profundamente indignado com o estado de abandono da escola.

“É incompreensível que uma infraestrutura escolar deste nível, construída com recursos municipais, esteja encerrada, enquanto crianças estudam ao relento, sem condições mínimas. Este caso merece debate urgente em plenário”, afirmou o Vice-Presidente do Parlamento, visivelmente consternado com o que viu.

O alto dirigente parlamentar revelou que tomou conhecimento do caso por meio de uma reportagem, o que motivou a sua deslocação a Quelimane para verificar pessoalmente a veracidade dos factos.

A escola em causa está totalmente construída, equipada e mobilada, com salas de aula, blocos administrativos e instalações sanitárias prontas para uso. Contudo, por falta de uma aceitação formal por parte do Governo Provincial, as portas continuam fechadas a centenas de crianças do bairro, que enfrentam condições de ensino precárias.

O edil de Quelimane, Manuel de Araújo, não escondeu a sua frustração, classificando o bloqueio como “prejudicial à população e à boa governação local”. Recordou outros episódios semelhantes, como a recusa inicial de ambulâncias adquiridas pelo Município e que hoje são essenciais nos serviços de saúde da cidade.

“Estas ambulâncias, antes rejeitadas, são hoje as que melhor servem a cidade. O mesmo acontecerá com esta escola. Já existe um decreto que concede autonomia aos municípios na gestão de escolas primárias e centros de saúde, mas infelizmente está a ser sistematicamente ignorado”, denunciou Araújo.

A construção da escola foi financiada no âmbito da cooperação descentralizada entre Quelimane e o Município de Setúbal (Portugal), com o objectivo de suprir a crescente demanda escolar nas zonas periféricas da cidade e promover a inclusão social.

Especialistas e observadores independentes consideram o caso um reflexo do défice de coordenação interinstitucional e da falta de cumprimento da legislação sobre descentralização. A Lei nº 6/2018, bem como os seus decretos complementares, atribuem aos municípios competências claras na área da educação primária e saúde básica, mas a sua implementação ainda encontra resistência por parte de alguns sectores da administração central e provincial.

POLÍCIA MORRE NUM  CONFRONTO COM SUPOSTOS NAPARAMAS.Um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM) perdeu a vida ...
12/07/2025

POLÍCIA MORRE NUM CONFRONTO COM SUPOSTOS NAPARAMAS.

Um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM) perdeu a vida na madrugada desta sexta-feira, durante confronto com um grupo de supostos homens naparramas, no distrito de Angoche, província de Nampula. No momento dois membros deste grupo, também foram abatidos e um encontra-se ferido.

Segundo a porta-voz do Comando Provincial da PRM, em Nampula, Rosa Chaúque, o ocorrido deu-se no decurso de uma operação destinada a capturar elementos acusados de promover desordem, violência e insegurança, em várias comunidades no posto administrativo de Aúbe, alegadamente em retaliação das mortes dos colegas durante as manifestações violentas.

Chaúque disse o ambiente voltou à normalidade. No entanto, as operações de patrulhamento vão continuar, por forma a manter a ordem e tranquilidade publicas.

Venâncio Mondlane reforça laços  com PSD e expõe violação de direitos em Moçambique. O Partido Social Democrático (PSD) ...
11/07/2025

Venâncio Mondlane reforça laços com PSD e expõe violação de direitos em Moçambique.

O Partido Social Democrático (PSD) de Portugal recebeu o Engenheiro Venâncio Mondlane em sua sede, numa reunião de cortesia que contou com a presença do Secretário-Geral, Hugo Soares, e do Vice-Presidente do partido.

Durante o encontro, Hugo Soares expressou a sua satisfação pelos esforços de Venâncio Mondlane na promoção da democracia em Moçambique. O dirigente do PSD manifestou preocupação em relação aos eventos ocorridos antes e depois das eleições no país, sublinhando que estes episódios representam momentos significativos da vida política, essenciais para o desenvolvimento do Estado.

Venâncio Mondlane aproveitou a ocasião para apresentar um Relatório de Violação dos Direitos Humanos, evidenciando a alarmante violência perpetrada pelo regime contra os membros da sua organização partidária.

O relatório também destaca que, de forma mais geral, a população enfrenta ataques sistemáticos por parte das forças policiais. O PSD, ao ouvir as denúncias apresentadas, comprometeu-se a utilizar os canais formais de comunicação entre Estados para colaborar na busca pela estabilidade em Moçambique.

Homem encontrado sem vida em Xinunguine.Um homem de 54 anos de idade foi encontrado sem vida na sua residência, no bairr...
11/07/2025

Homem encontrado sem vida em Xinunguine.

Um homem de 54 anos de idade foi encontrado sem vida na sua
residência, no bairro Xinunguine, arredores da cidade de Xai-Xai, em Gaza.
Segundo consta, o finado teria sido visto pela última vez no domingo, por volta das 20 horas pelo guarda da residência, mas só ontem o corpo foi descoberto, após o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) arrombar a porta do quarto.
O porta-voz do SERNIC, Zaquei Mucambe, referiu que ainda não foram apuradas as reais causas da morte, e nem foi feita a autópsia, alegadamente porque o corpo já se encontrava em estado de decomposição.
“Mas das análises feitas pelo hospital, não há indícios de ter havido agressão, como suspeitavam os familiares”.

Foto: Arquivo

📍 Rússia propõe aos EUA uma "nova ideia" sobre a UcrâniaO secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou na...
11/07/2025

📍 Rússia propõe aos EUA uma "nova ideia" sobre a Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou na quinta-feira que o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, propôs uma "nova ideia" sobre a Ucrânia durante um encontro "franco" na Malásia, depois de novos ataques de drones russos contra Kiev.

Os ataques russos intensificaram-se nas últimas semanas. Em junho, registou-se um número recorde de vítimas civis na Ucrânia, segundo dados da ONU divulgados na quinta-feira: 232 mortos e 1343 feridos.

Segundo Rubio, "a nova ideia ou conceito" de Lavrov, que vai agora transmitir ao Presidente dos EUA, Donald Trump, "não é uma “nova abordagem" ou uma iniciativa que conduza "automaticamente à paz, mas pode abrir a porta à paz."

O chefe da diplomacia afirmou hoje que delineou a posição de Vladimir Putin sobre a resolução do conflito na Ucrânia, durante a reunião com Marco Rubio. "Discutimos a Ucrânia", disse Lavrov à imprensa russa.

(DW com AFP, Reuters, Lusa)

MISA Moçambique denuncia intimidação e tortura psicológica a jornalistas em Cabo Delgado O Instituto de Comunicação Soci...
07/07/2025

MISA Moçambique denuncia intimidação e tortura psicológica a jornalistas em Cabo Delgado

O Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA) denunciou acções de tortura psicológica, intimidação e confisco de material jornalístico, perpetrados por agentes das Forças de Defesa e Segurança (FDS), contra um grupo de 16 jornalistas nacionais, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado.

Att:.O país.

COMANDO DA PRM PROÍBE POLÍCIA DE PROTECÇÃO DE FISCALIZAR VEÍCULOS NAS ESTRADAS. A Polícia de Protecção (PP) não está aut...
05/07/2025

COMANDO DA PRM PROÍBE POLÍCIA DE PROTECÇÃO DE FISCALIZAR VEÍCULOS NAS ESTRADAS.

A Polícia de Protecção (PP) não está autorizada a realizar a fiscalização de veículos na estrada, conforme estipulado numa carta emitida pelo Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (CGPRM).

O documento, enviado a todas as subunidades da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, visa prevenir a usurpação de funções que são da competência exclusiva da Polícia de Trânsito (PT).

Esta decisão surge como resposta à necessidade de fortalecer a legalidade e a disciplina no desempenho das funções policiais, bem como atender às reclamações recebidas acerca da actuação da PP.

Na comunicação, enfatiza-se que “ordenam-se aos Comandantes das Subunidades para apelar aos colegas da PP para evitarem fazer fiscalização de veículos automóveis na via pública, devendo ser feita exclusivamente pela PT”.

De aliados improváveis a inimigos íntimos, Donald Trump e Elon Musk voltam a medir forças em praça digital. O Presidente...
01/07/2025

De aliados improváveis a inimigos íntimos, Donald Trump e Elon Musk voltam a medir forças em praça digital.

O Presidente dos EUA propõe cortar subsídios às empresas do homem mais rico do mundo — ele que em tempos o chamou para liderar cortes no Estado. Agora, acusa-o de viver à conta.
Musk responde com desprezo e ameaça os políticos republicanos que traíram a promessa de gastar menos
Foi num dos seus momentos de maior verve digital que Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, voltou a apontar baterias a Elon Musk. Desta vez, sugeriu que a agência federal dedicada à eficiência governamental — ironicamente chamada DOGE — examinasse com lupa os subsídios recebidos pelas empresas do homem mais rico do mundo. Tudo em nome da poupança.

O comentário surgiu esta terça-feira, um dia depois de Musk ter renovado as críticas ao pacote fiscal e orçamental de Trump — uma das medidas mais ambiciosas do magnata tornado político. Musk prometeu vingar-se politicamente de todos os congressistas republicanos que, apesar de prometerem disciplina orçamental, votaram a favor da proposta.

“Elon talvez seja o maior beneficiário de subsídios da história da humanidade. Sem esses apoios, provavelmente teria de fechar as portas e voltar para a África do Sul. Fim dos foguetes, dos satélites e dos carros elétricos — e o nosso país pouparia uma FORTUNA. Talvez devêssemos mandar a DOGE investigar isto como deve ser? HÁ MUITO DINHEIRO A POUPAR!!!”, escreveu Trump na sua rede Truth Social, referindo-se ao Department of Government Efficiency.

A resposta de Musk chegou horas depois, na sua própria plataforma, o X: “Estou literalmente a dizer: CORTEM TUDO. Agora.”

O confronto não é novo — nem subtil. No início de junho, a relação entre os dois bilionários ruiu em público, num combate à vista de todos nas redes sociais, tendo Trump ameaçado cortar os contratos públicos de Musk. O pacote legislativo em causa, segundo analistas independentes, deverá somar mais 3 biliões de dólares à dívida pública norte-americana.

Musk, entretanto, continua à frente de um império que depende em parte significativa dos contratos com o Estado. A SpaceX, empresa aeroespacial que lidera, já garantiu cerca de 22 mil milhões de dólares em acordos federais.

A Starlink, unidade de satélites, também colhe frutos dessa relação. Mas não foi só no espaço que se sentiram os abalos: a Tesla, marca de carros elétricos que dirige, perdeu 150 mil milhões de dólares em valor de mercado a 5 de junho — a maior queda num único dia na sua história. Apesar disso, as ações recuperaram parte da perda, até nova turbulência esta terça-feira: em Frankfurt, os títulos caíram 5%.

Após semanas de silêncio relativo desde a primeira escaramuça com Trump, Musk voltou a acender o rastilho no sábado, quando o Senado retomou a discussão da proposta orçamental. Classificou-a como “totalmente insana e destrutiva”. Na segunda-feira, foi ainda mais cáustico: “Quem andou a prometer cortes e depois votou nisto devia esconder a cara de vergonha.” E deixou uma ameaça: “Vão perder as primárias no próximo ano — nem que seja a última coisa que eu faça neste mundo.”

Musk voltou também à ideia de fundar um novo partido político. Argumentou que o volume de despesa do projeto revelava que “vivemos num país com um só partido — o PARTIDO PORQUINHO DOS DESPESISTAS!!”.

Este tom representa uma viragem drástica face ao passado recente: Musk chegou a investir quase 300 milhões de dólares na campanha de reeleição de Trump e foi um dos rostos da controversa iniciativa DOGE, destinada a cortar gorduras do Estado. Agora, acusa o mesmo plano fiscal de apagar todas as poupanças que, segundo ele, tinha conseguido gerar.

Não está claro até que ponto Musk ainda consegue influenciar o Congresso — ou se as suas críticas terão efeito no futuro do projeto. Mas dentro do Partido Republicano cresce o receio de que esta rivalidade intermitente com Trump possa comprometer a vantagem eleitoral nas intercalares de 2026.

Att:.Sic

A ex-esposa do Fares, a Nilza “bomb0u” nas redes sociais uma dívida do seu ex-parceiro.Lvnws⁴⁸
01/07/2025

A ex-esposa do Fares, a Nilza “bomb0u” nas redes sociais uma dívida do seu ex-parceiro.

Lvnws⁴⁸

📌A cantora sul africana  Makhadzi completa 29 anos de vida hoje🎊🎁Parabéns ❤🎉🍾
30/06/2025

📌A cantora sul africana Makhadzi completa 29 anos de vida hoje🎊🎁
Parabéns ❤🎉🍾

Ac!dente de viação ocorrido esta tarde, ao longo da EN1, na cidade da Maxixe província de inhambane, tendo resultado em ...
30/06/2025

Ac!dente de viação ocorrido esta tarde, ao longo da EN1, na cidade da Maxixe província de inhambane, tendo resultado em fer!dos gr4ves e ligeir0s.

Att:.Lvnws⁴⁸.

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Novidades Moz posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Novidades Moz:

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share