18/10/2022
O IVCO 2022 está ao rubro. Hoje foi o segundo dia e contou com a participação de peso do *Good Deeds Day* , representado ao mais alto nível pelo seu Líder Global, *Kaynan Rabino* , que participou no painel que abordou o tema " _Desigualdades na Cooperação no Voluntariado"._
Com requinte de paixão, frontalidade e num tom eloquente Kaynan marcou um posicionamento claro do Good Deeds Day acerca de aspectos que têm marcado fe forma candente as reflexões do sector do voluntariado.
" _Sul Global, Norte Global e Descolonização no Voluntariado_ " são entre algumas termimologias que o Líder maximo do Good Deeds considera irrelevanted e até certo ponto nefastas para o voluntariado, pois, podem propiciar divisionismo, por exemplo.
Aprofundando a sua argumentação, Kaynan defendeu que o voluntariado deve se guiar pelos seus valores basilares, destacando a " _genuína igualdade de poderes"_ como vector condutor das parcerias.
Diante das questões levantadas, parte delas em tom de insistência, Kaynan afirmou de forma categórica _"é importante que as organizações nacionais e locais tenham sempre em memnte que todo doador precisa de um parceiro que conhece a realidade da comunidade onde pretende trabalhar para aplicar os fundos. Logo, a relação é de complementaridade, não de subordinação. Por isso, qualquer imposição do doador que esteja em desacordo com os valores ou o rumo que Organização considera ideal, devem ser rejeitados ou negociados, mesmo que isso implique a perda do financiamento"_