25/07/2025
SOBRE OS TRACTORES COM ATRELADOS: Matlombe activa modus Pôncio Pilatos e “ordena” crucificação do Governo de Nyusi
O Governo, agora liderado por Daniel Chapo, anunciou que adquiriu 100 tractores com atrelados modificados para o transporte de passageiros nas zonas rurais o que, de certa, foi criticado por acadêmicos, sociedade civil e partidos políticos. Face as criticas, o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe decidiu activar o modo Pôncio Pilatos, ou seja, revelou que o projecto dos tractores foi concebido no último ciclo de governação de Filipe Nyusi.
Nas zonas rurais, os tractores com atrelados modificados são vistos com bons olhos, uma vez que vão minimizar os problemas de transporte. No entanto, nem todos aprovaram a iniciativa do Governo.
A título de exemplo, acadêmicos, sociedade civil e partidos políticos criticaram veemente a inovação governamental.
Para salvar a honra do Executivo de Daniel Chapo, o ministro dos Transporte e Logística veio ao terreno activar o modo Pôncio Pilatos, tendo garantido que o projecto dos tractores com atrelados foi concebido no último de ciclo de governação de Filipe Nyusi. “O projecto é do Governo anterior”, vincou Matlombe.
O titular do pelouro dos Transporte e Logística, ainda na tentativa de limpar imagem do actual Governo, referiu que o objectivo da aquisição de tractores é garantir o escoamento da produção das zonas agrícolas para os mercados.
“Podemos discutir o meio, mas nós, ao nível do Governo, apreciamos, obviamente, a proposta. Se olharmos esse como pressuposto da concepção da solução, achamos que este meio, para as zonas de produção e para os mercados, atende às necessidades tendo em conta as características das zonas onde se faz a produção, que é para facilitar que os camponeses, as pessoas que praticam a agricultura, que precisam escoar a produção para fazer chegar aos mercados, para alimentar os nossos mercados e reduzir a nossa dependência”, argumentou João Matlombe.
Por outro lado, João Matlombe entregou o corpo às balas ao referir que o Executivo esta aberto as críticas emitidas por todas esferas da sociedade.
“Nós estamos abertos, estamos a ouvir, estamos a acompanhar todo o debate que está a acontecer. Mas mais do que o debate, o mais importante é avaliar, mais ou menos, o local onde vai ser implementado, as condições em que vai ser implementado, a população que precisa desse meio (…) As opiniões têm que, também, ir de encontro com a capacidade, com a realidade que nós temos e com a condição que o país tem, neste momento. Todos gostaríamos, obviamente, de ter uma solução melhor que esta, não há dúvidas”
Quanto aos valores envolvidos na compra dos tractores com atrelados modificados para o transporte de passageiros, Matlombe refutou as criticas, garantido que os mesmos incluem a manutenção por um período de cinco anos.