Canal de Direitos Humanos

Canal de Direitos Humanos Canal de Direitos Humanos — Uma plataforma nacional dedicada a promover, divulgar e dar visibilidade às questões de Direitos Humanos em Moçambique.

09/01/2026

🚨Cabo Delgado: Encarregados de educação denunciam cobranças ilegais no ensino primário e valores elevados no ensino secundário, dificultando o acesso à educação.

08/01/2026

🚨 Idosa de 65 anos denuncia prisão da filha com transtornos mentais

Uma idosa de 65 anos denuncia a prisão da sua filha, Carla Macuácua, de 28 anos, que não fala e sofre de transtornos mentais. A jovem foi acusada, julgada e condenada sem o conhecimento da família, pelo crime de sequestro de menores.
Na sequência da condenação, Carla Macuácua foi conduzida à Cadeia Feminina de Ndlavela, tendo sido, posteriormente, transferida para o Hospital Psiquiátrico de Infulene, onde se encontra actualmente sob cuidados médicos

06/01/2026

🚨 Um suposto técnico da EDM é acusado de, ao detectar o uso ilegal de energia por parte de uma cidadã, ter exigido favores se***is e recebido a quantia de 700 MT, em vez de cumprir os procedimentos legais.

Face à gravidade da denúncia, solicitamos informações adicionais com vista à assistência à senhora e ao devido encaminhamento do caso às autoridades competentes.

📞 +258 84 325 7043

06/01/2026

🚨Dois jovens foram detidos ilegalmente na noite de ontem, algemados e agredidos no Posto Policial de Marracuene.

05/01/2026

🚨 🚨Emre Çınar vai responder ao processo em liberdade. A decisão acaba de ser tomada pelo Juiz de Instrução Criminal.

05/01/2026

🚨Emre Çınar, fundador e representante legal da Willow International School, está a ser ouvido no Palácio da Justiça, na Secção de Instrução Criminal (SIC), quase uma semana após a detenção.

31/12/2025

🚨Detenção/rapto do “dono” da Willow para eventual extradição: Estado moçambicano actua à margem da lei e viola direitos fundamentais

31/12/2025

🚨 Garimpeiros artesanais mortos a tiro em Mogovolas exigem verdade, justiça e uma investigação independente

30/12/2025

Após denúncia do CDD, mãe e filha detidas por militares em Cabo Delgado já se encontram em liberdade.

29/12/2025

Denúncia Pública

Mãe e filha, deslocadas de Mucímboa da Praia, foram arbitrariamente detidas por militares após uma conversa telefónica em que a filha alertava a mãe sobre ataques terroristas. As duas permaneceram detidas num quartel durante cinco dias. Durante a detenção, a mãe desmaiou e foi hospitalizada. Actualmente, encontra-se internada no Hospital de Moeda, onde a filha permanece para prestar cuidados.

28/12/2025

Uma Análise Crítica do Estado da Nação

23/12/2025

🚨Suspensão da proibição da distribuição de bebidas aos domingos: Governo promove tratamento desigual ao beneficiar apenas a Cervejas de Moçambique

Endereço

Maputo

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Canal de Direitos Humanos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria