Jornal Moçambique

Jornal Moçambique O Jornal Moçambique é uma publicação nacional, criada em Abril de 2013.

GOVERNO REPÕE SERVIÇOS DE RADIOTERAPIA E DENUNCIA SABOTAGEM NO SISTEMA DE SAÚDE O Ministro da Saúde, Ussene Isse, anunci...
05/08/2025

GOVERNO REPÕE SERVIÇOS DE RADIOTERAPIA E DENUNCIA SABOTAGEM NO SISTEMA DE SAÚDE

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, anunciou nesta segunda-feira a retoma do serviço de radioterapia no Hospital Central de Maputo (HCM), após uma paralisação de 15 meses. A reactivação do equipamento representa um marco importante no tratamento do cancro em Moçambique.

Segundo o dirigente, a interrupção do serviço deveu-se a um acto de sabotagem, detectado quando se encontrou água no sistema que deveria conter gás, essencial para o funcionamento adequado dos equipamentos.

“Alguém colocou água onde devia haver gás”, afirmou o Ministro, sem avançar datas exactas ou identificar os responsáveis. O governante classificou o incidente como um claro acto de sabotagem.

Durante o período de inoperacionalidade da radioterapia, centenas de pacientes oncológicos viram-se obrigados a recorrer a unidades privadas, tanto dentro como fora do país, com custos significativamente mais elevados.

Apesar dos constrangimentos enfrentados, o Ministro expressou satisfação com a reposição do serviço.

“Hoje é um dia de celebração. Estamos a devolver a terapia aos moçambicanos”, declarou, referindo-se ainda ao plano de reactivação progressiva dos serviços de radioterapia, suspensos desde 2024 devido a avarias técnicas.

Com esta retoma, o Ministério da Saúde pretende fortalecer a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde no combate ao cancro e garantir maior acesso a cuidados especializados para a população.

TEÓFILO NHAMPOSSA APELA À SERIEDADE E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONALO Director de Comunicação e Imagem do...
02/08/2025

TEÓFILO NHAMPOSSA APELA À SERIEDADE E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

O Director de Comunicação e Imagem do Ministério do Interior, Teófilo Nhampossa, apelou hoje, 2 de Agosto, aos Comunicadores do Governo para que exerçam a sua missão com seriedade e responsabilidade, reforçando que a comunicação pública deve ser científica, ética e estratégica, com impacto directo na percepção da governação junto da sociedade.

Falando à margem do Fórum dos Comunicadores, evento promovido pelo Gabinete de Informação (Gabinfo) cujo pano caiu este Sábado no Posto Administrativo de Chidenguele, do Distrito de Manjacaze, Província de Gaza, Nhampossa saudou a iniciativa que reuniu comunicadores de várias gerações e níveis da Administração Pública, desde os órgãos centrais até aos Serviços Provinciais.

Destacou, ainda, que a formação serviu como “ponto de partida” e uma ferramenta essencial para aprimorar a comunicação institucional.

“A comunicação é uma ciência. Se quisermos fazê-la sem improvisos, então temos que dominar seus pressupostos”, disse a fonte, sublinhando que o comunicador deve funcionar como ponte entre a instituição que representa e a sociedade.

O nosso entrevistado defende que comunicar bem exige planeamento, alocação de recursos, actualização constante e capacidade de adaptar estratégias ao ambiente em mudança.

"Trata-se de um investimento necessário para garantir uma comunicação pública eficaz, alinhada com os objectivos da governação. Só desse modo é que estaremos a comunicar e comunicar bem”, concluiu.

O Fórum dos Comunicadores é um evento anual que reúne profissionais de comunicação governamemtal e política, tendo como objectivo aprimorar a qualidade da informação veiculada a favor da promoção da imagem das instituições públicas.

MOÇAMBIQUE VENCE UNIÃO DOS PAÍSES AFRICANOS POR 4 BOLAS A 1 EM FUTEBOL FEMININODecorreu este sábado, 02 de Agosto, o dér...
02/08/2025

MOÇAMBIQUE VENCE UNIÃO DOS PAÍSES AFRICANOS POR 4 BOLAS A 1 EM FUTEBOL FEMININO

Decorreu este sábado, 02 de Agosto, o dérbi, em futebol feminino, entre as equipas de Moçambique e União de Países Africanos, uma partida que terminou com a vitória a favor da equipa moçambicana por 4 bolas a 1,

Trata-se de um jogo amigável realizado no âmbito das celebrações da semana da Mulher PAN-Africana, no distrito de Manhiça, província de Maputo.

A Directora Nacional de Género Acção Social, Seana Daúde, a esposa do Governador da Província de Maputo, Olinda Tule e a esposa do Secretário de Estado na província, Muari Bongece são algumas das figuras que compuseram a torcida na companhia dos amantes de futebol.

Para incentivar a prática do desporto em feminino, Seana Daúde apoiou as mulheres praticantes de futebol do distrito de Manhiça por material desportivo que inclui bolas e 11 pares de equipamento de futebol.

GABINFO ASSEGURA QUE VAI CONTINUAR A ORIENTAR E A FORMAR OS COMUNICADORES DO GOVERNO  A garantia foi dada, neste sábado ...
02/08/2025

GABINFO ASSEGURA QUE VAI CONTINUAR A ORIENTAR E A FORMAR OS COMUNICADORES DO GOVERNO

A garantia foi dada, neste sábado (2/8), em Chidenguele, Província de Gaza, pela Directora do Gabinete de Informação (GABINFO), Emília Moiane, durante a cerimónia de encerramento do Fórum dos Comunicadores do Governo realizado de 1 a 2 de Agosto do presente ano.

Dirigindo-se aos participantes, Emília Moiane, disse que o país precisa de uma comunicação pública coerente, unida, que fale com clareza e com sentido estratégico.

"O GABINFO ira continuar a orientar, formar e acompanhar-vos nesse esforço colectivo. É neste espírito que apresentamos, no presente Fórum, a estratégia de comunicação e imagem do Governo 2025-2030 e o respectivo plano de acção. Este documento é mais do que um roteiro técnico, é a bússola que deve orientar para onde queremos levar a comunicação pública nos próximos anos".

Em jeito de fecho, Moiane reiterou que a comunização pública é uma função estratégica da governação. " É central, é através dela que o Estado se apresenta, se justifica, se humaniza e se aproxima do cidadão. Vamos fazer da nossa comunicação uma ferramenta de confiança, de unidade nacional e de progresso".

DIRECTORA DO GABINFO ORIENTA ELABORAÇÃO DE PLANOS ESPECÍFICOS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISETerminou, neste sábado (2/...
02/08/2025

DIRECTORA DO GABINFO ORIENTA ELABORAÇÃO DE PLANOS ESPECÍFICOS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE CRISE

Terminou, neste sábado (2/8), a capacitação de mais de 100 comunicadores do Governo, em Chidenguele, na província de Gaza, subordinado ao lema "Fortalecendo a governação através de uma comunicação eficiente e Inovadora"

Durante o vento que tinha como um dos objectivos munir os comunicadores do Governo de ferramentas necessárias para o exercício das suas actividades, o Gabinete de Informação (GABINFO) reafirmou seu compromisso de continuar a coordenar e fortalecer as unidades de comunicação das instituições públicas.

Na sua intervenção, por ocasião da cerimónia de encerramento do Fórum dos Comunicadores do Governo-edição 2025, a directora do GABINFO, Emília Moiane, orientou aos participantes a elaborarem planos específicos de comunicação em tempo de crise.

"Como sabemos, cada instituição tem riscos próprios. O plano deve prever cenários, fluxos de decisão, mensagens chaves e canais de respostas porque as crises não se evitam com boa vontade, evitam-se com preparação", reitera

Moiane quer, igualmente, que os comunicadores revejam os seus planos de comunicação institucional para que o instrumento esteja alinhado com os objectivos institucionais e nacionais.

"O vosso papel exige o reforço da credibilidade da comunicação pública, proactividade antes da crise, fortalecimento da comunicação interna, uso inteligente de canais acessíveis e respostas ágeis e, sobretudo, promoção de uma comunicação centrada na paz, na coesão e no desenvolvimento nacional".

De recordar que o Fórum dos Comunicadores do Governo decorreu de 1 a 2 de Agosto.

MAQUILE CONSIDERA A CAPACITAÇÃO DETERMINANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL O assessor da Governadora de ...
02/08/2025

MAQUILE CONSIDERA A CAPACITAÇÃO DETERMINANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL

O assessor da Governadora de Niassa, Nelson Maquile, diz que o Fórum dos Comunicadores do Governo, evento organizado pelo Gabinete de Informação (GABINFO) é uma formação determinante na transformação da comunicação governamental no país.

Em entrevista para o Jornal Moçambique, o comunicador destacou a importância da comunicação humanizada nos conteúdos produzidos pelo sector de comunicação e imagem nas instituições publicas e estatais.

Para Maquile, “Esta capacitação garante uma comunicação mais humana entre o Governo e o cidadão. Quando trazemos sentimentos, números e histórias reais, a mensagem torna-se mais credível e próxima das pessoas”, afirmou.

Segundo o entrevistado a formação tem sido essencial para melhorar a forma como as mensagens do Governo são transmitidas ao público, deixando de lado o discurso político e adoptando estratégias como o uso do storytelling, dados concretos e uma narrativa mais próxima da realidade vivida pelas pessoas.

Com uma trajetória que inclui a formação em cinema e dramaturgia, Maquil destacou, igualmente, que o Fórum dos Comunicadores do Governo veio fortalecer e trazer ferramentas que reforçam a confiança e a transparência da comunicação.

Maquile participou de todas as edições do fórum e sublinha que esses encontros preenchem uma lacuna crítica na capacitação de comunicadores públicos. “Não basta ser jornalista ou locutor. O assessor de comunicação deve ter formação específica e compromisso com a excelência”, concluiu.

FÓRUM DOS COMUNICADORES IMPULSIONA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E REFORÇA COMPETÊNCIAS TÉCNICASDecorre em Chidenguele, na  Prov...
02/08/2025

FÓRUM DOS COMUNICADORES IMPULSIONA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E REFORÇA COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Decorre em Chidenguele, na Província de Gaza, uma capacitação destinada aos Comunicadores do Governo com o objectivo principal de muní-los de ferramentas pare melhor comunicar para o público.

Participantes entrevistados pela equipa do Jornal Moçambique consideram a formação uma oportunidade estratégica para reforçar as capacidades técnicas e promover a partilha de experiências no seio da comunicação institucional.

Domingos Agostinho, assessor de imprensa do governador de Sofala, diz que actividades do género são cruciais para melhorar o desempenho dos profissionais da comunicação pública.

“Este é um momento importante para continuarmos a aprimorar as nossas atividades como comunicadores do Governo. Espero que, ao final desta capacitação estejamos mais habilitados para melhorar a articulação com os órgãos de comunicação social e com os nossos assessorados, assegurando uma transmissão contínua e eficaz das realizações do Governo através dos meios de comunicação e das redes sociais”, afirmou.

Alaide Langa, do Gabinete de Comunicação e Imagem da Procuradoria-Geral do (PGR), disse que participa pela primeira vez no Fórum dos Comunicadores e considera a experiência “ímpar e extremamente produtiva”.

Destacou, ainda, que um dos conteúdos mais valiosos foi a categorização de documentos e organização de arquivos institucionais. “Estamos a aprender muita coisa. As aulas são muito produtivas e aplicáveis ao nosso trabalho diário”, referiu.

Por sua vez, Elias Matusse, do Conselho Municipal de Maputo, que participa pela segunda vez, elogiou a iniciativa do GABINFO e diz ser oportuno oportuno trocar experiências com colegas de todo o país.

“Esta experiência está a valer muito. Temos enfrentado muitas crises de comunicação por sermos a capital. Aqui conseguimos acolher experiências e estratégias de outras regiões que nós podem ajudar a resolver os nossos desafios”, afirmou.

Para Matusse, estas formações fortalecem a rede de comunicadores e contribuem para uma comunicação governamental mais sólida e coerente com as exigências atuais da sociedade.

LEONEL MUCHINA DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL O Chefe do Departamento de Relações Públicas...
01/08/2025

LEONEL MUCHINA DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

O Chefe do Departamento de Relações Públicas do Comando-Geral da Polícia, defendeu na tarde desta sexta feira, a valorização da formação técnica contínua na área da comunicação institucional, sublinhando os benefícios obtidos durante sua participação no primeiro dia do Fórum dos Comunicadores do Governo que decorre no posto administrativo de Chidenguele, província de Gaza .

No evento organizado pelo GABINFO, Muchina disse que, apesar da sua experiência profissional em comunicação, nunca havia tido acesso a um espaço formativo específico para o sector.

“É de grande privilégio poder receber estas instruções. A nota e a consideração são sempre positivas”, afirmou, mostrando-se entusiasmado com os conhecimentos adquiridos, sobretudo sobre estratégias de comunicação, produtividade, transparência e gestão de crises.

Segundo o participante, o fórum revelou-se particularmente relevante para os comunicadores institucionais da Polícia, uma vez que enfrentam diariamente desafios complexos na área da segurança pública.

“Todos os dias são cenários adversos. A comunicação de crise é extremamente fundamental. A comunicação antecipada pode acalmar populações e evitar percepções distorcidas sobre determinados factos”, afirmou.

Muchina apelou à promoção contínua de formações semelhantes, abrangendo comunicadores das várias províncias.

EMÍLIA MOIANE DEFENDE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E COORDENADA PARA REFORÇAR CONFIANÇA DO PÚBLICOA directora do Gabinete de ...
01/08/2025

EMÍLIA MOIANE DEFENDE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E COORDENADA PARA REFORÇAR CONFIANÇA DO PÚBLICO

A directora do Gabinete de Informação (GABINFO), Emília Moiane, considera a comunicação governamental estratégica, coordenada e inovadora, como pilar fundamental para reforçar a confiança entre o Governo e os cidadãos.

A dirigente falava na abertura do Fórum dos Comunicadores do Governo, edição 2025, onde sublinhou que “uma população mal ou não informada não tem noção dos esforços que o Governo faz para resolver os seus problemas”.

Segundo Moiane, o evento anual realizado pelo GABINFO serve para alinhar os comunicadores do Governo com a estratégia nacional de comunicação pública.

“Cabe a nós fazer delivery da acção governativa para os órgãos de comunicação social e directamente aos cidadãos, inclusive nas redes sociais”, destacou a dirigente, apelando ao empenho dos profissionais durante os dois dias de formação.

A titular da pasta do GABINFO disse, igualmente, que “Queremos que a comunicação seja feita com coerência e verdade. Só assim os moçambicanos terão o real domínio dos esforços do Executivo para a melhoria das suas vidas”, afirmou.

Na ocasião, foi reiterado que o comunicador do Governo é um agente estratégico e, como tal, deve partilhar experiências, ouvir as comunidades e adaptar a linguagem ao público-alvo.

MOÇAMBIQUE AVANÇA NA CRIAÇÃO DE POLÍTICA NACIONAL DE GOVERNAÇÃO DE DADOS O Governo de Moçambique deu início, esta sexta-...
01/08/2025

MOÇAMBIQUE AVANÇA NA CRIAÇÃO DE POLÍTICA NACIONAL DE GOVERNAÇÃO DE DADOS

O Governo de Moçambique deu início, esta sexta-feira, na cidade de Maputo, a um Workshop de Envolvimento de Partes Interessadas do Ecossistema de Governação de Dados, evento estratégico que visa recolher contribuições para a elaboração de Política e Estratégia Nacional de Governação de Dados. A cerimónia de abertura foi presidida pelo Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga.

Durante o seu discurso, o Ministro destacou que os dados são o "petróleo do século XXI", com potencial de impulsionar o desenvolvimento económico, tecnológico e social de Moçambique. Muchanga sublinhou também, que o país enfrenta desafios estruturais, como a fraca interoperabilidade entre sistemas, escassez de quadros qualificados e ausência de uma política clara de governação de dados.

O ministro acrescentou que, a Política Nacional de Governação de Dados deve ser vista como uma peça-chave na modernização do Estado e transformação digital do país.

Dentre vários objectivos, o Workshop pretende também definir prioridades, criar mecanismos de interoperabilidade e partilha segura de dados, onde erá apresentada a proposta da futura Lei de Protecção de Dados.

O Ministro apelou à participação dos sectores público, privado, académico e da sociedade civil, reforçando que o sucesso desta política depende do envolvimento colectivo. "Transformar dados em riqueza e conhecimento em progresso deve ser a nossa missão comum", concluiu.

A iniciativa conta com o apoio de parceiros internacionais como a União Europeia, a GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), a AUDA-NEPAD e a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), que vêm apoiando o país desde finais de Julho com actividades de auscultação e capacitação.

ISABEL PINHEIRO PROPÕE UMA COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL MAIS HUMANIZADAA especialista em assessoria na área de comunicação,...
01/08/2025

ISABEL PINHEIRO PROPÕE UMA COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL MAIS HUMANIZADA

A especialista em assessoria na área de comunicação, Isabel Pinheiro, sugere uma comunicação mais coordenada, estratégica e acima de tudo, humanizada dentro da máquina governativa.

O apelo foi feito, nesta sexta-feira, durante o Fórum dos Comunicadores do Governo 2025, que decorre com o objetivo de fortalecer as competências dos profissionais da área no alinhamento com a estratégia nacional de comunicação pública.

Na sua intervenção, Isabel Pinheiro ressaltou que comunicar é criar sentido para todos. “É falar com os nossos pais, superiores e a comunidade. É escutar e perceber as necessidades do outro”, afirmou, destacando que o comunicador do Governo deve estar comprometido com a construção de confiança no seio social

A especialista sublinhou, ainda, que a comunicação institucional não é apenas transmissão de informação, mas um verdadeiro serviço público que exige proximidade, escuta ativa e clareza.

“Somos mais do que profissionais de comunicação, somos construtores de confiança”, frisou.

Pinheiro reforçou que seu contributo visa fortalecer a missão colectiva de servir ao cidadão com verdade, coerência e eficácia.

PRIMEIRA-MINISTRA EXIGE RESPOSTAS CONCRETAS PARA OS DESAFIOS ACTUAIS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL A Primeira-Ministra, Benvinda...
30/07/2025

PRIMEIRA-MINISTRA EXIGE RESPOSTAS CONCRETAS PARA OS DESAFIOS ACTUAIS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, diz que é urgente se pensar em soluções concretas para responder aos desafios impostos à comunicação social, com destaque para a criação de uma carreira específica para comunicadores e assessores de imprensa, no país.

A recomendação foi dada, nesta quarta-feira, na província de Gaza, posto administrativo de Chidenguele, durante o discurso de Abertura do IV Conselho Coordenador do Gabinete de Informação (GABINFO), realizado sob o lema “Fortalecendo a Governação através de uma Comunicação Eficiente e Inovadora”.

Na sua intervenção, a dirigente disse que a sociedade está cada vez mais exigente, e a espera de resultados concretos e de impacto imediato.

“O comunicador do Governo deve ser um verdadeiro estratega capaz de municiar o Executivo com ferramentas adequadas. É nossa expectativa que durante os debates, os participantes reflitam sobre mecanismos eficazes para criação de instrumentos que melhorem as condições de trabalho e o reforço do Fórum dos Comunicadores do Governo como espaço de formação".

Para Benvinda Levi, a confiança dos cidadãos nas instituições públicas depende da "nossa" capacidade de comunicar com clareza e antecipar situações.

O evento de dois dias reuniu, no primeiro dia de trabalho, quadros das instituições subordinadas e tuteladas pelo GABINFO, comunicadores do Governo, e convidados com destaque para os antigos directores da instituição dirigida, hoje, por Emília Moiane, actual Directora do Gabinete de informação.

Endereço

Maputo
Maputo

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Moçambique publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Jornal Moçambique:

Compartilhar