
04/10/2025
CÂNCER DO ESÓFAGO CRESCE EM MOÇAMBIQUE E JÁ É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE
O pesquisador Matchecane Cossa, especialista em cirurgia Torácica, revelou que o câncer constitui a segunda principal causa de morte em Moçambique, superando várias doenças infecciosas.
De acordo com os dados apresentados, os casos de câncer no país duplicaram entre 1991 e 2007, com destaque para o câncer do esófago, que representa 7,9 por cento dos diagnósticos e é o terceiro mais frequente no Hospital Central de Maputo.
Estima-se que, semanalmente, o hospital receba pelo menos cinco novos pacientes em diferentes fases da doença, muitos deles em estado avançado.
A nível global, prevê-se que até 2040 surjam 1,5 milhão de novos casos de câncer na África subsaariana. Em Moçambique, a situação agrava-se pelo diagnóstico tardio, hábitos alimentares de risco, pobreza e deficiências no sistema de saúde.
“Precisamos de prevenir e diagnosticar mais cedo”.
Cossa destacou a importância de fortalecer os registos oncológicos e desenhar programas específicos de prevenção.
"Temos menos de quatro endoscópios no sistema público de saúde, o que limita muito o diagnóstico precoce. É urgente investir em rastreio, prevenção e programas de apoio aos hospitais que lidam diariamente com esta realidade”, disse.