20/05/2026
NOVAS TARIFAS PARA TRANSPORTE INTERDISTRITAL DE PASSAGEIROS NA PROVÍNCIA DE MAPUTO
Segundo a tabela que a TV GLÓRIA teve acesso, a rota Ressano Garcia–Maputo, uma das mais movimentadas da província, passa dos actuais 200 meticais para 270 meticais, representando um aumento de 35%. Entretanto, a proposta harmonizada fixa o preço em 250 meticais.
Na ligação Ressano Garcia–Matola, de 180 para 250 meticais, enquanto a rota Moamba–Baixa de 85 para 123 meticais, equivalente a um agravamento de 44,7%.
Entre as rotas com maior subida percentual destacam-se:
* Pessene–Malhampsene, de 40 para 60 meticais;
* Mahoche–Malhampsene, de 30 para 45 meticais;
* Tenga–Malhampsene, igualmente de 30 para 45 meticais;
* Ngolhoza–Zimpeto, de 30 para 45 meticais.
Nestes casos, o reajuste proposto atinge 50%.
No distrito de Namaacha, a viagem Namaacha–Maputo poderá aumentar de 130 para 160 meticais, enquanto a rota Boane–Mafuiane de 15 para 20 meticais.
Já no distrito da Matola, os aumentos são mais moderados. As rotas Malhampsene–Mulotana, Mandjave, Machachau e Bili de 18 para 23 meticais. A ligação Malhampsene–Tetene sobe de 25 para 30 meticais, enquanto Malhampsene–Khulula de 40 para 45 meticais.
No distrito de Magude, a tarifa entre Magude e Maputo poderá aumentar de 260 para 320 meticais, embora a proposta harmonizada indique 300 meticais.
A UTRAMAP justifica a revisão tarifária com o aumento dos custos de operação, incluindo combustível, manutenção de viaturas e aquisição de peças sobressalentes. A proposta harmonizada procura equilibrar as reivindicações dos transportadores com a capacidade financeira dos passageiros.
No distrito da Manhiça, por exemplo, a rota Manhiça–Maputo 100 para 150 meticais, representando um aumento de 50%. Já o trajecto Xinavane–Maputo de 230 para 280 meticais.
No distrito de Matutuíne, a viagem entre Ponta do Ouro e a Baixa da cidade de Maputo de 200 para 250 meticais, enquanto a rota Salamanga–Baixa de 80 para 110 meticais.
Em Boane, algumas ligações apresentam aumentos superiores a 50%, como no percurso Boane–Goba, de 38 para 58 meticais. Outras rotas, como Boane–Ponta do Ouro, pode atingir 270 meticais.
No distrito da Moamba, a rota Ressano Garcia–Maputo de 200 para 270 meticais, ao passo que o trajecto Moamba–Baixa de 85 para 123 meticais. Já em Magude, a viagem Magude–Maputo de 260 para 320 meticais.
Espera-se que as autoridades competentes analisem a proposta antes da eventual aprovação e implementação das novas tarifas.