28/08/2025
Dezasseis jovens voluntários da associação para ajuda as crianças órfãs e vulneráveis AJUCLIVE em Nampula estão a ser capacitados desde esta quarta feira em matérias da saúde pública.
Com a duração de dois dias os membros daquela agremiação serão munidos em conhecimentos ligados a saúde pública na comunidade uma ideia que surge no âmbito da parceria entre AJUCLIVE e o sector de saúde no distrito de Nampula no sentido de reforçar as mensagens sobre a prevenção de várias doenças que assolam a população.
Falando esta quarta feira na abertura da capacitação o presidente da AJUCLIVE, Francisco Benjamin, disse haver várias doenças negligenciadas pela sociedade por isso que surge a necessidade de reforçar as mensagens apelativas através de vários actores.
O presidente daquela agremiação afirma que com esta capacitação poderá impactar de forma positiva as comunidades uma vez que cresce cada vez mais o número de doenças por razões de desinformações.
Defende ainda a necessidade de envolvimento de todos actores sociais na sensibilização das comunidades sobre as medidas elementares da preservação da saúde pública através de boas práticas.
" Está capacitação queremos reforçar o nível de sensibilização nas nossas comunidades uma vez que depois os membros da agremiação irão se fazer nas comunidades para consciencialização sobre mãos hábitos e a ideia surge em parceria com o sector de saúde"
Por sua vez, Abílio Cristóvão Nkidinba , responsável da área de educação em saúde pública e mentor da capacitação no serviço distrital de saúde mulher e acção social de Nampula , realçou que o objetivo da formação é de incudir os jovens conhecimentos relacionados a saúde comunitária para depos irem disseminar na sociedade como uma das estratégias adoptadas pelo sector de saúde ao nível do distrito em parceria com aquela agremiação.
A fonte referiu ainda que a partir desta, vai se desencadear várias acções de sensibilização porta a porta, mobilizações comunitárias que poderão envolver todas figuras influentes para que as comunidades acatem as informações.
Os benefícios da formação, louvaram a iniciativa e esperam sair ricos em conhecimentos da saude pública e prometem fazer chegar as informacoes as comunidades segundo aprenderam.