Radio Graca 90.5FM Nampula

Radio Graca 90.5FM Nampula Radio Graca 90.5fm Nampula

Dezasseis jovens voluntários da associação para ajuda as crianças órfãs e vulneráveis     AJUCLIVE em Nampula estão a se...
28/08/2025

Dezasseis jovens voluntários da associação para ajuda as crianças órfãs e vulneráveis AJUCLIVE em Nampula estão a ser capacitados desde esta quarta feira em matérias da saúde pública.

Com a duração de dois dias os membros daquela agremiação serão munidos em conhecimentos ligados a saúde pública na comunidade uma ideia que surge no âmbito da parceria entre AJUCLIVE e o sector de saúde no distrito de Nampula no sentido de reforçar as mensagens sobre a prevenção de várias doenças que assolam a população.
Falando esta quarta feira na abertura da capacitação o presidente da AJUCLIVE, Francisco Benjamin, disse haver várias doenças negligenciadas pela sociedade por isso que surge a necessidade de reforçar as mensagens apelativas através de vários actores.
O presidente daquela agremiação afirma que com esta capacitação poderá impactar de forma positiva as comunidades uma vez que cresce cada vez mais o número de doenças por razões de desinformações.
Defende ainda a necessidade de envolvimento de todos actores sociais na sensibilização das comunidades sobre as medidas elementares da preservação da saúde pública através de boas práticas.
" Está capacitação queremos reforçar o nível de sensibilização nas nossas comunidades uma vez que depois os membros da agremiação irão se fazer nas comunidades para consciencialização sobre mãos hábitos e a ideia surge em parceria com o sector de saúde"
Por sua vez, Abílio Cristóvão Nkidinba , responsável da área de educação em saúde pública e mentor da capacitação no serviço distrital de saúde mulher e acção social de Nampula , realçou que o objetivo da formação é de incudir os jovens conhecimentos relacionados a saúde comunitária para depos irem disseminar na sociedade como uma das estratégias adoptadas pelo sector de saúde ao nível do distrito em parceria com aquela agremiação.
A fonte referiu ainda que a partir desta, vai se desencadear várias acções de sensibilização porta a porta, mobilizações comunitárias que poderão envolver todas figuras influentes para que as comunidades acatem as informações.
Os benefícios da formação, louvaram a iniciativa e esperam sair ricos em conhecimentos da saude pública e prometem fazer chegar as informacoes as comunidades segundo aprenderam.

Saúde em Nampula Autoridades sanitárias no distrito de Nampula asseguram que não há até então o registo do mpox, apesar ...
28/08/2025

Saúde em Nampula

Autoridades sanitárias no distrito de Nampula asseguram que não há até então o registo do mpox, apesar do seu nível de evolução no país.

As autoridades de saúde no distrito de Nampula asseguram que ainda não chegou de se registar algum caso desta doença pese embora houver algumas suspeitas e mesmo assim há trabalhos em curso levado a cabo pelo sector para consciencialização as comunidades sobre a patologia.
A informação foi avançada esta quinta feira pelo responsável da área de educação em saúde pública e desenvolvimento comunitário no serviço distrital de saúde, mulher e acção social de Nampula Abílio Cristóvão em entrevista a rádio graça tendo avançado que a doença é classificada como perigosa por isso que todos casos suspeitos continuam a ser monitorados e devido acompanhamento estão a ser submetidos aos exames laboratoriais aguardando se dos resultados.
O responsável, informou por outro lado que todas as unidades sanitárias do distrito trabalham intensamente garantido os cuidados e necessários e referiu que as equipas médicas mantém se prontas para responder às exigências dos casos assim que forem declarados.
Para além da prontidão, dos médicos nas unidades sanitárias, Cristovão contou nos que outra equipe no terreno que sensibilizar as comunidades sobre os cuidados a ter com mpox.
" Nos o sector de saúde no distrito estamos todos em alertas sobre esta doença, todas nossas unidades sanitárias estão a equipadas para responder qualquer eventualidade da doença, pese embora o seu avanço no país o distrito de Nampula até então não temos registo... "" Disse Abílio.
De salientar que há várias doenças que podem apresentar um quadro clínico similar a semelhança como varicela, sarampo e outras condições decorrentes as reações adversas.

GOVERNADOR DE NAMPULA, EDUARDO ABDULA DESAFIA NOVOS DIRECTORES PROVÍNCIAIS, A BUSCAR IDEIAS INOVADORAS, DE MODO A GARANT...
07/02/2025

GOVERNADOR DE NAMPULA, EDUARDO ABDULA DESAFIA NOVOS DIRECTORES PROVÍNCIAIS, A BUSCAR IDEIAS INOVADORAS, DE MODO A GARANTIR SERVIÇOS DE QUALIDADE, COM A DEVIDA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

O Governador de Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula lançou o desafio esta quinta-feira (06), na cerimónia solene de empossamento de quatro directores das Direções Provínciais do Conselho Executivo Provincial de Nampula e um assessor do Gabinete do Governador para área social.

Trata-se dos senhores: William Tunzine, Director Provincial de Educação; Pacre Jouhar, Director Provincial da Juventude, Desporto e Emprego; Delfina Sebastião Falume, Director Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente; Jamila Sara Hassane Bicá, Directora Provincial de Cultura e Turismo; e Inês das Dores Agostinho Semente Plácida, assessora para área Social.

Na ocasião, Eduardo Abdula disse estamos a realizar esta cerimónia num momento em que a Província de Nampula foi assolada pelos ciclones tropicais Chido e Dikeledi e, também pelas manifestações violentas que ocorreram em quase todo o país, e este não é tempo de esperar e se acomodar nos gabinetes de trabalho, é tempo sim de agir e entrar em acção para reconstruir as infra-estruturas perdidas, dar conforto e trazer mais ânimo aos afectadas, e tambem dar esperança e devolver a alegria à população que tanto espera de melhor da parte do Executivo.

O Chefe do Executivo, Eduardo Abdula disse a necessidade de enaltecer o sentido de missão dos Directores empossados para se colocarem à disposição nos seus sectores de actividade e darem o seu contributo na luta contra os males que enfermam a nossa população pois segundo ele “ não queremos directores que brilhem de forma isolada, por isso, desafiamos a trabalhar em parceria e união, sejam amigos uns dos outros porque, só assim a Província passará a ter ganhos extraordinários e caminhará a passos largos rumo a sua afirmação como província que marca sempre a diferença”.

Eduardo Abdula, referiu igualmente aos empossados que, não foram nomeados por serem melhores, mas sim porque reúnem requisitos e têm capacidades distintivas para marcar passos largos rumo ao alcance dos objectivos do Conselho Executivo Provincial de Nampula , isto é, para contribuir no empenho com união, força e determinação.

Eduardo Abdula, desafiou ao director de Educação a garantir a implementação exitosa do processo de ensino e aprendizagem bem como a aplicação de normas de organização e funcionamento de estabelecimentos da educação nos diferentes níveis de ensino, incluindo a alfabetização e educação de adultos não só, a necessidade do livro escolar esteja disponível nas mãos dos alunos, seja de forma impressa assim como em formato digital.

Assim como o ingresso e permanência do aluno na escola e ligação da escola à comunidade devendo estar sempre garantidos, e sem prejuízo disso, deve mobilizar recursos para a contínua expansão de infraestruturas escolares e assegurar a sua manutenção.

À directora do Desenvolvimento Territorial e Ambiente, foi desafiada assegurar a implementação de planos ambientais e de zoneamento ecológicos face aos eventos e mudanças climáticas que actualmente se aasiste. O desenvolvimento de programas de reflorestamento, plantio e conservação de árvores, incluindo a realização de programas de educação cívica ambiental nas comunidades.

E materializando a iniciativa uma escola, um pomar na Província bem como garantir o maneio, protecção, conservação e fiscalização dos recursos naturais assim como a correcta tramitação de pedidos de DUAT, o combate à erosão e à poluição ambiental devem ser uma realidade inequívoca.

Ao director da Juvertude, Emprego e do Desporto, foi desafiado a desenvolver iniciativas e programas que estimulem os jovens a serem patriotas, devendo promover iniciativas, programas que geram emprego e auto-emprego para além de empreededorismo e outras fontes de rendimento para os nossos jovens.

E promova iniciativas e associativismo desportivo, seja nas vertentes de rendimento assim como de recreação e formação, e promover a construção e expansão de instalações desportivas bem assim a realização de campeonatos Provínciais de jogos despotivos escolares, tradicionais e recreativos.

À directora da Cultura e Turismo, Eduardo Abdula disse espera a promoção, pesquisa e divulgação de artes e cultura bem como o desenvolvimento de indústrias culturais e criativas, e também, a correcta aplicação da lei na instalação, alteração, ampliação, mudança de localização e encerramento de emprrendimentos turísticos. Por outro lado, a promoção de produtos e das potencialidades turísticas e igualmente a promoção da qualidade e competitividade do turismo na Província.

À Assessora para Área social, foi desafiada a saber apreciar e confrontar os documentos conciliando-os com a legislação vigente nos diferentes sectores de actividades de área social e produzir pareceres conducentes a uma melhor tomada de decisão.

“Vamos trabalhar de forma diferente para alcançar resultados diferentes, conforme refere o nosso Presidente da República nas diferentes áreas de actividades de modo a garantir melhor para a nossa população que muito espera de nós”.Disse Eduardo Abdula.

Aresdides
Editor

07/02/2025

Em Nampula prevalece a onda de assalto de terras, esta quinta feira moradores do bairro de murrapaniua invadiram um espaço pertencente a um cidadão estrangeiro alegadamente que vai erguer um mercado condigno.

Municipes em nampula contestam a iniciativa da edilidade pela disponibilização de viaturas enquanto as vias de acesso estão em péssimas condições.

Pais e encarregados de educação na cidade de Nampula furiosos com as cobranças ilícitas nas escolas no acto das matrículas.

Governador da província de Nampula desafia novos diretores dos serviços provinciais a serem proativos e céleres na execução das suas actividades.

Alguns tópicos de principais notas que vão corporizar o jornal da tarde da rádio graça.

Aresdides Alfredo Alberto
Editor

GOVERNADOR DE NAMPULA, MANUEL RODRIGUES EXORTA AOS CIDADÃOS ELEITORES A ADERIREM EM MASSA ÀS MESAS DE VOTAÇÃO O Governad...
09/10/2024

GOVERNADOR DE NAMPULA, MANUEL RODRIGUES EXORTA AOS CIDADÃOS ELEITORES A ADERIREM EM MASSA ÀS MESAS DE VOTAÇÃO

O Governador de Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto exortou aos cidadãos eleitores na Província a aderirem em massa às mesas de votação para exercer o seu direito cívico de votar.

Manuel Rodrigues que foi oficialmente, o primeiro eleitor a votar na Província de Nampula falava hoje quarta-feira, (09 de Outubro de 2024) na Escola Primária do 1° e 2° Graus “7 de Abril” na cidade de Nampula, após ter exercido o seu direito cívico de votar.

Na ocasião, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues fez saber que os eleitores são chamados a acorrerem às assembleias de voto para que a democracia vença na Província, uma Província com maior círculo eleitoral do país.

Num outro desenvolvimento, Manuel Rodrigues reiterou o apelo aos munícipes da Província de Nampula para não permanecerem nas Assembleia de voto depois de exercerem o seu direito.

“Eu já exerci o meu direito cívico de votar assim vou para casa esperar resultados, quero aproveitar a ocasião para exortar a todos eleitores que após a votação, devem ir aguardar pelos resultados nas suas residências de modo a não incorrerem a ilícitos eleitorais, pois, cada partido político possui delegados de candidatura, que irão assegurar o decurso normal do processo eleitoral, aguardando naturalmente com a sua família os resultados que serão divulgados pelos órgãos competentes e outros canais como órgãos de informação” -disse Manuel Rodrigues.

Depois do Governador de Província Nampula, Manuel Rodrigues ter exercido o seu direito cívico foi a vez da sua esposa, Ana Mimosa Munguambe Alberto a votar aliás, a exercer o seu direito cívico de votar.

-Gabinete de Imprensa do Governador de Província de Nampula-.

Votou voltou para casa,civismo neste processo de votação são mensagem deixados pelo cabeça de lista do MDM depois de exe...
09/10/2024

Votou voltou para casa,civismo neste processo de votação são mensagem deixados pelo cabeça de lista do MDM depois de exercer seu direito cívico nesta manhã em Nampula Cidade

Director provincial do secretariado técnico de administração eleitoral de nampula, depois de votar na EPC de barragem ap...
09/10/2024

Director provincial do secretariado técnico de administração eleitoral de nampula, depois de votar na EPC de barragem apela aos cidadãos acompanharem o processo nas suas residências.

Nas primeiras horas longas bichas na escola secundária de ademo, há garantia de ordem e tranquilidade pública
09/10/2024

Nas primeiras horas longas bichas na escola secundária de ademo, há garantia de ordem e tranquilidade pública

O Jornalista pronto para ir fazerem a Cobertura Eleitorial de dia 09 de Outubro 2024
09/10/2024

O Jornalista pronto para ir fazerem a Cobertura Eleitorial de dia 09 de Outubro 2024

Contacto interpessoal e porta a porta com promessas de melhoramento de vida a população caracterizou a campanha da Renam...
11/09/2024

Contacto interpessoal e porta a porta com promessas de melhoramento de vida a população caracterizou a campanha da Renamo na cidade de Nampula.
Membros e simpatizantes do partido Renamo que escalaram esta quarta- feira o bairro de Murrapaniua no cumprimento do decimo nono dia de caça ao voto namoraram o eleitorado para votar no partido Renamo e Ossufo momade para recuperar as estradas que estao em vias de extinção, acabar com as cobranças ilícitas nas maternidades e escolas.
Os membros da Renamo, disseram que caso vença Abiba Aba na corrida de outubro próximo uma das primeiras prioridades é de honrar com os compromissos do seu manifesto para que a população da província respire de ar de alivio.

MDM quer acabar com a situação actual de custo de vida e reduzir as distancias na procura de serviços médicos caso seja ...
11/09/2024

MDM quer acabar com a situação actual de custo de vida e reduzir as distancias na procura de serviços médicos caso seja votado para presidência e a governador de nampula.
As promessas forma feitas esta quarta feira por um grupo de membros e apoiantes do partido movimento democrático de Moçambique que pediu votos no bairro de carrupeia e disse que Lutero simango esta preocupado para o bem estar da população por isso que concorrem as eleições para eliminar o custo de vida que se vive e acabar com a situação de cobranças ilícitas no tempo de parto.
Naquele bairro a estratégia do MDM foi o contacto interpessoal e casa a casa para explicar melhor o seu manifesto e garantiram que Fernão Magalhaes vai trazer mais empregos para jovens.
Américo Júlio da costa Yemenle delegado distrital do Partido MDM que dirigiu a caravana naquele bairro prometeu que se o seu partido entrar no poder uma das prioridades ee de construção de hospitais para minimizar as distancias percorridas e lutar para acabar com a situação de criminalidade sem deixar de construção de infraestruturas.

Endereço

Rua Da Unidade Para Quem Vai Para Coca-cola
Nampula

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Radio Graca 90.5FM Nampula publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Radio Graca 90.5FM Nampula:

Compartilhar