08/01/2026
GOVERNADOR DE NAMPULA DESMENTE VENDA DA PRAIA DE CHOCAS MAR
O governador da província de Nampula, Salimo Abdula, desmentiu as informações que circulam nas redes sociais segundo as quais teria vendido a praia de Chocas Mar, no distrito de Mossuril, garantindo que nenhuma praia foi vendida, alienada ou concedida a terceiros naquela região.
Salimo Abdula, Governador da Província de Nampula, esclareceu que, em nenhum momento, o Governo Provincial de Nampula procedeu à venda, alienação ou concessão de qualquer praia no distrito de Mossuril ou em qualquer outro ponto da província. Segundo o governador, as informações em circulação não correspondem à verdade.
De acordo com Abdula, o que ocorreu foi o encerramento indevido dos acessos públicos à praia de Chocas Mar por iniciativa de indivíduos particulares. Assim que o Governo tomou conhecimento da situação, foram desencadeadas ações imediatas para repor a legalidade e garantir a reabertura dos acessos à população.
O governador explicou que, em coordenação com a Procuradoria Provincial, foi definida uma solução estruturada e em curso, que inclui a melhoria das vias de acesso à praia, com o objetivo de assegurar, de forma duradoura, o livre acesso da população local e dos visitantes.
A Procuradoria Provincial de Mossuril confirmou que as praias são espaços públicos e que o seu acesso é livre, não podendo ser restringido, salvo nos casos expressamente previstos na lei. Qualquer tentativa de privar os cidadãos do acesso a locais públicos constitui uma violação legal e será devidamente sancionada.
Salimo Abdula reiterou que, enquanto governador da província, e em alinhamento com o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, o Governo continuará ao lado do povo e das comunidades locais na defesa dos seus interesses e na garantia de melhores condições de vida. Por essa razão, segundo afirmou, a atuação do Governo foi rápida, firme e orientada para a reposição imediata da legalidade.
O governante acrescentou que não manteve contacto direto com os indivíduos envolvidos, tendo apenas sido constatada a colocação de obstáculos no local. De imediato, foram mobilizados meios para a remoção das barreiras e reabertura das vias de acesso.
Os responsáveis pelo encerramento ilegal dos acessos já foram notificados pela Procuradoria, por violação da lei. Neste momento, encontram-se no local quatro camiões basculantes a trabalhar na melhoria das vias de acesso aos arredores da praia de Chocas Mar, com vista a garantir a livre circulação de pessoas e bens.
Segundo o governador, as ações em curso visam assegurar que a praia de Chocas Mar continue a ser um espaço de lazer e fruição pública para todos os moçambicanos e visitantes.
Por: Dilma Coelho
- 2026