10/09/2025
ACTUALIZAÇÕES
Jovem tira a vida do pai à facadas em Quelimane
O cenário ocorreu na última terça-feira, dia 09 de Setembro do ano em curso, no bairro Floresta B, na cidade de Quelimane, onde um jovem de aproximadamente 25 anos de idade matou o próprio pai com recurso a uma arma branca (faca), depois de este o ter chamado à atenção pelas atitudes que apresentava após consumir bebidas alcoólicas.
Em entrevista, Jacinta Simbe, esposa do malogrado, explicou como teria acontecido o incidente, “foi por volta das 14h às 15h que ele e o pai começaram a lutar na sala. Foi aí que comecei a pedir socorro e, quando voltei à sala, encontrei-o já depois de ter esfaqueado e matado o pai.”
Por outro lado, o indiciado, actualmente detido na 2ª Esquadra Policial em Quelimane, deu a sua versão, “estou aqui porque o meu pai andava a me obrigar a lutar com ele e eu não queria. Não sei por que ele fazia isso comigo. Tanto que lhe perguntei: ‘Pai, por que você é assim? Eu não o conheci assim’. Porque eu não estou a fazer as mesmas coisas que fazia antes.”
– “Fazias o quê?”, perguntou o repórter. – “Eu roubava”, respondeu o indiciado.
Por sua vez, Belarmina Henriques, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, na Zambézia, explicou que, “o mesmo pegou numa faca e tirou a vida do próprio pai dentro da residência. A família encontrava-se, naquele momento, a descansar e, após o sucedido, deparou-se com esta situação macabra.”
De referir que, nos últimos dias, a província da Zambézia tem registado vários casos de assassinatos, uma situação que tem semeado momentos de terror no seio das comunidades e, de igual modo, preocupado as autoridades competentes.
www.hojeemmocambique.org