20/11/2025
ACTUALIZAÇÕES
NAMPULA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO PARA TRAVAR SUBIDA DE PREÇOS NA QUADRA FESTIVA
Nos últimos tempos, a subida dos preços, principalmente quando se aproxima a quadra festiva, tem levantado debate entre os agentes económicos, a sociedade civil e as entidades governamentais, devido ao aumento do custo de vida que se regista no país.
Em Nampula, por exemplo, esta situação tem criado dificuldades para muitas famílias, sobretudo durante o Dia da Família e no final do ano. Como forma de mitigar o problema, a Direcção Provincial da Indústria e Comércio, por via do director Jeremias Muapaz, afirmou que está a decorrer um processo de fiscalização e sensibilização nos mercados da província, com o objectivo de controlar esta tendência e garantir uma quadra festiva mais equilibrada.
“Há alguns agentes dos mercados grossistas que fazem especulação de preços de produtos alimentares. Estamos a dialogar com estes agentes no terreno para que deixem de praticar esta acção recorrente, nomeadamente a subida injustificada de preços, de modo que todos possam adquirir os produtos e passar as festas de Natal e de fim de ano da melhor forma”.
O arroz, a farinha, a cebola, o feijão, o frango e outros bens de primeira necessidade são os produtos mais afectados pela subida de preços neste período. Este cenário agrava-se numa altura em que estes alimentos são os mais consumidos pelas famílias durante a quadra festiva.
Por outro lado, o director provincial afirmou que, até ao momento, a província especialmente a cidade de Nampula, ainda não registou um aumento significativo de preços. “Ainda não temos alarmes de especulação de preços. Fomos sensibilizar os agentes económicos e, como parte do nosso trabalho rotineiro, visitámos o mercado Waresta, onde há maior concentração de produtos alimentares, bem como supermercados como o Recheio e o Shoprite, para promover esta sensibilização”.
De referir que, além da fiscalização contra a especulação de preços, também está em curso o controlo de produtos fora do prazo de validade, um problema que tem contribuído para o risco de saúde pública entre os consumidores moçambicanos.
www.hojeemmocambique.org