14/02/2026
JORNALISTA DA TV SUCESSO DENUNCIA “AME4ÇAS” DE M0RT€ APÓS REPORTAGENS SOBRE O INATRO
De acordo com informações partilhadas hoje, neste sábado, dia 14 de fevereiro de 2026, no seu perfil oficial do Facebook, a jornalista Cuange Simbe, da TV Sucesso, d£nunciou publicamente estar a s0frer alegadas am£aças de m0rte na sequência de reportagens sobre suposta desorganização e irregularidades no Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO).
Segundo Simbe, as intimidações começaram depois de uma série de trabalhos jornalísticos em que expõe pr0blemas estruturais e indícios de c0rrupçã0 na função pública. “Me am€açar de m0rte por relatar o c@ncr0 malign0 do qual padece a função pública não resolve o problema. Podem me intimidar hoje, amanhã sempre virá alguém com mais força para dar continuidade”, declarou a jornalista, em mensagem partilhada nas redes sociais.
A profissional frisou que não actua por motivações político-partidárias, mas por compromisso com o desenvolvimento do país: “Eu não sou oposição, sou pró-desenvolvimento. Luto por um país melhor por mim, pelos meus filhos e pelas próximas gerações”, sublinhou.
Cuange Simbe reforçou ainda que as autoridades devem priorizar a resolução dos pr0blemas que af£ctam os cidadãos, em vez de silenciar v0zes crític4s: “Resolvam os problemas, não silenciem os crític0s. Os relatos de c0rrupçã0 na função pública não começaram comigo, nem vão terminar comigo”, afirmou.
A jornalista concluiu reafirmando o seu compromisso com a liberdade de expressão e com o jornalismo independente: “Eu sou Cuange Simbe, ontem, hoje e eternamente. Deixem-me trabalhar”, concluiu.
O caso evidencia a crescente pressã0 e risc0s enfrentad0s por profissionais da comunicação em Moçambique, que buscam expor irregularidades e defender a transparência no setor público.
Fonte: Kelven Midia