
18/07/2025
A Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), a maior produtora de energia eléctrica do país e da zona sul de África, adjudicou à empresa austríaca Andritz as obras de reabilitação da sua central de produção de energia elétrica. O facto foi comunicado pela empresa austríaca, na última quarta-feira.
De acordo com o comunicado divulgado no site da Andritz, pela obra, a HCB vai pagar uma fatura “na faixa de três dígitos, na casa dos milhões de euros”, porém, sem especificar o valor. No entanto, no quadro do projecto, a HCB anunciou, em seu site, que eram necessários cerca de 220 milhões de USD para execução da obra, sendo 203 milhões de USD para a execução física; 15 milhões de USD para os serviços de consultoria; e 2 milhões de USD para despesas correntes internas.
“A HCB dispõe de reservas financeiras suficientes para financiar uma parte do projecto e a parte remanescente será proveniente das suas poupanças anuais, durante o período de implementação do projecto. Assim, é estratégia da HCB financiar o projecto com base em fundos próprios. No entanto, de forma a oferecer conforto ao empreiteiro deste projecto, com relação à capacidade de pagamento da HCB, foi negociada uma facilidade de financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no montante de USD 100.000.000,00 que será utilizada como suporte e em caso de necessidade, ao financiamento do projecto”, refere a empresa moçambicana.
Leia na íntegra:
https://cartamz.com/economia-e-negocios/44489/reabilitacao-da-usina-da-hcb-entregue-a-austriaca-andritz/