20/06/2026
Alentejo antigo, a vida dos nossos idosos nos montes era de uma dureza que hoje poucos imaginam. Viviam sem assistência médica, sem luz elétrica e sem água canalizada — apenas com a força do dia-a-dia e a ajuda uns dos outros. O b***o era o meio de transporte, fiel companheiro nas lides do campo e nas idas à vila.
Esta fotografia retrata esse tempo de simplicidade e resistência, em que a velhice era enfrentada com coragem e resignação. Hoje, muitos idosos de classes mais favorecidas vivem em lares confortáveis e com todos os cuidados, mas outrora, nos montes alentejanos, o envelhecer era sinónimo de trabalho até ao fim e de uma vida marcada pela falta de meios, mas também pela dignidade e pela ligação profunda à terra.