15/12/2025
Requalificação da EN2 vai beneficiar as zonas de Água Izé, Anselmo Andrade e Claudino Faro, em Cantagalo considerada ambientalmente viável após estudo apresentado pelo INAE
O Governo, através do Instituto Nacional de Estradas (INAE) e do Ministério das Infraestruturas, apresentou no distrito de Cantagalo o Estudo de Impacto Ambiental e Social (EIAS) do projeto de requalificação da Estrada Nacional N2, no troço Água Izé – Anselmo Andrade – Claudino Faro. Financiada pelo PRIASA II, a intervenção prevê a reabilitação de 16,8 quilómetros de estrada rural, com pavimento em calçada de basalto, melhoria do sistema de drenagem, estabilização de taludes e requalificação de pontes.
Durante a sessão pública, o consultor ambiental Lodney Nazaré apresentou os principais impactos ambientais e sociais do projeto, bem como as medidas de mitigação previstas no Plano de Gestão Ambiental e Social. A comunidade participou ativamente, colocando questões relacionadas com a segurança, mobilidade e preservação das áreas agrícolas.
O estudo conclui que o projeto é tecnicamente viável, ambientalmente aceitável e trará benefícios significativos para o desenvolvimento económico e social do distrito de Cantagalo e, consequentemente, de todo o país.
Por: Varela Tavares
Imagem: Eriqueson Tavares