Jornal Vitrine

Jornal Vitrine 💻 Fique por dentro de tudo que acontece no Centro-Oeste Mineiro!

Câmara aprova projeto que aumenta pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiênciaFonte: Agência Câmara de Notícias...
20/06/2025

Câmara aprova projeto que aumenta pena para abandono de idoso ou pessoa com deficiência

Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que aumenta p***s para abandono de idoso ou pessoa com deficiência. A pena geral, de reclusão de 6 meses a 3 anos e multa, subirá para 2 a 5 anos e multa.

Se do abandono resultar a morte da pessoa, a pena será de 8 a 14 anos de reclusão; se resultar em lesão grave, poderá haver reclusão de 3 a 7 anos. Ambas com multa.

De autoria do deputado Helio Lopes (PL-RJ) e outros, o Projeto de Lei 4626/20 foi aprovado nesta segunda-feira (16) com emendas do Senado e será enviado à sanção.

O projeto contou com parecer favorável do relator, deputado Dr. Frederico (PRD-MG). Ele concordou com as alterações do Senado para aumentar as p***s e para excluir a competência dos juizados especiais na apreensão de crianças e adolescentes sem ordem judicial ou flagrante. "As alterações ampliam a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e permanecem alinhadas ao espírito e aos objetivos originais da proposição", afirmou.

Uma das emendas aprovadas altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e proíbe o uso da lei de crimes de menor potencial ofensivo (Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais) para o crime de privar a criança ou adolescente de sua liberdade, realizando sua apreensão se estar em flagrante de ato infracional ou sem ordem escrita do juiz. No estatuto, a pena prevista para esse crime é de detenção de 6 meses a 2 anos.

Abandono de idoso ou incapaz
O projeto original aprovado pela Câmara em 2021 prevê aumento de pena para o caso de abandono de idoso ou de incapaz ou de maus-tratos. Esses crimes estão previstos no Código Penal e abrangem qualquer pessoa sob os cuidados de alguém quando incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono.

A pena geral, que hoje é detenção, passa a ser de 2 a 5 anos de reclusão, com agravantes se do crime resultar lesão corporal de natureza grave (reclusão de 3 a 7 anos) ou morte (reclusão de 8 a 14 anos).

Maus-tratos
Já o crime de maus-tratos, punido atualmente com detenção, passa a ter a mesma pena geral. Nos agravantes de lesão corporal grave ou de morte, atualmente punidos com reclusão de 1 a 4 anos e reclusão de 4 a 12 anos, o projeto propõe o aumento para 3 a 7 anos e 8 a 14 anos, respectivamente.

Esse crime é caracterizado como expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância em ambiente de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer seja privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis ou abusando de meios de correção ou disciplina.

No Estatuto do Idoso, o texto atribui iguais p***s a esse tipo penal caracterizado de maneira semelhante àquela constante do Código Penal.

O autor do projeto, deputado Helio Lopes, disse que a proposta é uma resposta aos crimes de maus-tratos. "Você que está maltratando os idosos, as crianças e os mais vulneráveis, os seus dias estão contados porque a lei vai apertar", declarou.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), as emendas do Senado são justas porque agravam p***s para quem atua contra os que são os mais vulneráveis na sociedade. "Mais respeito aos idosos e às crianças precisa ser praticado", afirmou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Israel e Irã trocam acusações no Conselho de Segurança da ONUAmir Saeid Iravani, embaixador iraniano, afirmou que o Irã ...
20/06/2025

Israel e Irã trocam acusações no Conselho de Segurança da ONU

Amir Saeid Iravani, embaixador iraniano, afirmou que o Irã continuará se defendendo de Israel, enquanto o embaixador israelense, Danny Danon, que tomou a palavra logo em seguida, prometeu que seu país não interromperá os ataques até que a ameaça nuclear de Teerã seja desmontada.

Uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atua no Rio Grande do Sul, trazendo vento forte e temporais. ...
17/06/2025

Uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atua no Rio Grande do Sul, trazendo vento forte e temporais. A MetSul adverte para o alto risco de vento Norte seco e quente com rajadas fortes e isoladamente intensas. Rajadas de vento de até 78 km/h foram registradas em algumas cidades. A corrente de jato pode provocar vento de 60 km/h a 80 km/h, com risco maior nos vales e áreas de maior altitude. Além disso, a corrente de jato pode favorecer a formação de células isoladas de tempestades capazes de provocar muitos raios, chuva forte e queda de granizo.

Fonte: MetSul
📷 Reprodução da internet

Semana de Desenvolvimento Econômico de Nova Serrana é Realizada com SucessoEntre os dias 26 e 30 de maio de 2025, a Pref...
02/06/2025

Semana de Desenvolvimento Econômico de Nova Serrana é Realizada com Sucesso
Entre os dias 26 e 30 de maio de 2025, a Prefeitura de Nova Serrana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou a Semana de Desenvolvimento Econômico em sua primeira edição. O evento, inédito no município, foi um marco importante nas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia local.

Abertura Oficial
A abertura oficial da Semana de Desenvolvimento Econômico ocorreu na segunda-feira, 26 de maio, às 18h30, no auditório do Sindinova. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes do setor produtivo e parceiros institucionais.
Durante a semana, os participantes tiveram acesso a uma variedade de atividades, incluindo:

- Palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento econômico local
- Workshops e oficinas práticas para empreendedores e profissionais
- Atendimentos voltados para o fortalecimento das cadeias produtivas e estímulo à geração de emprego e renda

O evento teve como objetivo principal fortalecer a economia local, com foco na capacitação de empreendedores, incentivo à inovação e ampliação de oportunidades de crescimento. A Semana de Desenvolvimento Econômico foi um importante passo para o município de Nova Serrana, demonstrando o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.

A realização da Semana de Desenvolvimento Econômico foi um sucesso, com grande participação da comunidade e do setor produtivo. O evento contribuiu para a geração de conhecimento, networking e oportunidades de negócios, fortalecendo a economia local e estimulando o crescimento sustentável.

Fonte: Redação Vitrine
📷 Prefeitura Nova Serrana

Nossos sentimentos de pesar aos familiares.
18/05/2025

Nossos sentimentos de pesar aos familiares.

Endereço

Luz, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Jornal Vitrine posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar