
24/06/2025
Veteranos do Varanda celebram 50 anos da Independência com digressão a Portugal
A equipa da Associação Varanda Futebol Club, campeã de veteranos de Santiago Sul em título 2023/2024, desloca-se esta quinta-feira, 26, a Portugal, para participar em duas provas amistosas, no quadro das festividades do 50.º aniversário da independência nacional.
O responsável deste que é o clube de veteranos mais antigo da capital, em actividade continuada, desde a sua fundação a 20 de Maio de 1988, Luís Carlos Santos, avançou à Inforpress que esta digressão do Varanda tem a duração de três semana, já que estará em terras lusas até 26 de Julho.
De acordo com a programação, este clube do bairro da Achada de Santo António começa a sua digressão com um jogo no sábado, 28, com os “Amigos de Cabo Verde”, equipa em que prontif**am figuras de velhas glórias conhecidas como Penha, Platini, Xulo, Dário, Lambreta, Djosa de entre outras, no Complexo Desportivo Fernando Sabido, em Talade.
O Varanda vai estar representado por antigas glórias como Didi de Mena, Figo, Zé Mário, Henry, Loloti, Nilson, Ribeiro de entre outras figuras em que se destaca o próprio Luís Carlos Santos “Já di Santa”, enquanto treinador, ele que é considerado um dos médios campistas mais tecnicista e evoluído da sua geração, no futebol cabo-verdiano.
Seguidamente a esta prova, o Varanda vai participar no “Torneio Internacional de Futebol” 50.º aniversário da independência de Cabo Verde, promovido pela Associação Cabo-verdiana do Seixal, a ser disputado no campo de Futebol Carla Sacramento, prova na qual participam SolLisboa, Madrid, São Tomé, Ad. Almada, Guiné Bissau e Varanda, além dos anfitriões.
Este torneio já tem assegurada a transmissão da RTP África.
Mais do que competição, a direcção do Varanda interpreta esta digressão a Portugal como mais uma oportunidade para cimentar e aprofundar as relações de confraternização e de amizade entre atletas que outrora emprestaram os seus nomes ao futebol cabo-verdiano.