Santiago Sul : Académica vence Boavista nas grandes penalidades (5-3) e defronta Travadores na final da Taça Praia.
Nos 90 minutos o resultado foi de empate sem golos.
Fair-play no Estádio da Várzea
Santiago Sul: Académica 0- Boavista 1
Médio Wi inaugura o marcador de grande penalidade
Sporting perde mais uma grande penalidade, desta feita por intermédio do avançado Tae
Sporting 0 x Unidos do Norte 1 - Intervalo
Yannick não desperdiça
Santiago Sul : Sporting - Unidos do Norte
Madjer desperdiça grande
penalidade
Nha Kapa - Rei dos “índios” ilumina mais um golo dos Travadores
Praia: Campo de Sucupira pronto para receber jogos
2°CONGRESSO | Treinadores de Futebol de Cabo Verde
2° CONGRESSO | Treinadores de Futebol de Cabo Verde
Juntos na valorização do treinador Caboverdiano.
Confira, compartilhe e marque um amigo 👇
Óbito/Futebol: Faleceu Di II antigo avançado do Sporting Clube da Praia
Faleceu esta quarta-feita, 18, na Cidade da Praia, o antigo futebolista Adilson Rodrigues, conhecido no mundo futebolístico por Di II ou Di Bacus, que se destacou ao serviço do Sporting Clube da Praia.
O antigo avançado, que se pontificava pela sua raça e faro pelo golo, representou ainda as equipas do Vitória e Travadores, todas de Santiago Sul.
No Sporting da Praia, sua equipa de coração, ganhou o título de campeão de Cabo Verde na época 2006/2007 na final com a Académica do Mindelo.
No jogo da segunda mão, Di II conseguiu uma grande penalidade, convertida por Dário nos instantes final da partida, depois de um empate sem golos no jogo da primeira-mão, realizada no Estádio da Várzea.
Naquela equipa, comandada pelo treinador Felisberto Cardoso, Di II tinha como colegas Di I, Kim, Tigana, Tunnis, Platini e Loloty, entre outros.
O corpo do antigo futebolista vai hoje a enterrar no cemitério da Várzea, na Cidade da Praia.
Selecção nacional de futebol vai ao CAN´2021 com muita “ambição - Mário Semedo
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) , Mário Semedo, disse hoje, na Cidade da Praia, que Cabo Verde vai ao Campeonato Africano das Nações (CAN´2021) com muita “ambição”.
A afirmação foi feita em declarações aos jornalistas, depois do sorteio de grupo da fase final da competição, que colocou Cabo Verde no Grupo A, juntamente com as congéneres dos Camarões, Burkina Faso e Etiópia.
“O nosso primeiro objectivo é passar a primeira fase e a partir dai é fixar metas de maior ambição possível”, precisou Mário Semedo, defendendo que não há grupos “ acessíveis”.
Por isso, considerou que Cabo Verde está num grupo “para jogar e tentar a classificação á fase seguinte”.
“Fazemos parte do grupo de qualificação com os Camarões, Burkina Faso é uma selecção que conhecemos e a Etiópia é a única equipa que ainda não defrontamos, mas hoje em dia não há segredo no futebol”, notou Mário Semedo.
Por sua vez, o seleccionador nacional, Bubista, em entrevista à página da FCF, directamente dos Camarões, prometeu muito “trabalho, determinação e humidade”, para alcançar o objectivo de passar á próxima fase da competição.
A fase final do CAN’2021 vai ser disputada de 09 de Janeiro a 06 de Fevereiro nos Camarões e vai contar com a participação de 24 selecções africanas.
Cabo Verde vai fazer a sua estreia na prova no dia 09 de Janeiro, com a Etiópia, no dia 13 defronta a Etiópia e termina a fase de grupos a 17 de Janeiro com os Camarões, a selecção anfitriã.
Os Leões Indomáveis, como é conhecido o combinado camaronês , já venceram a competição por cinco ocasiões (1984, 1988, 2000, 2002 e 2017), e são, a priori, a selecção mais forte do grupo, pelo que Cabo Verde, Etiópia e Burkina Faso vão tentar o segundo lugar ou o melhor terceiro, que também dá acesso aos oitavos de final.
Selecção de Cabo Verde vence Brasil por 2-1 na Sérvia
A selecção de Cabo Verde (A) de futebol venceu hoje a selecção olímpica do Brasil (sub-23) por 2-1, em partida de carácter amistoso realizado no estádio Partizan (Sérvia) com combinado crioulo a fazer valer a sua eficácia.
Numa partida em que os brasileiros foram dominadores, com 78 por cento da posse de bola, contra 22 da equipa nacional crioula, a formação canarinha adiantou-se no “placard” aos 39 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Pedro Santos.
Cabo Verde, entretanto, não se intimidou com a desvantagem e com a maior pressão da tecnicista formação brasileira e soube pôr em evidência a sua estratégia para restabelecer a igualdade aos 45 minutos por intermédio de Lisandro Semedo.
Já aos 83 minutos Willy Afonso, pleno de oportunidade e num lance de insistência ditou a vitória cabo-verdiana para gáudio de um pequeno grupo de adeptos crioulos, residente na Sérvia, que não se cansou de apoiar os “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a selecção cabo-verdiana.
Cumprida esta primeira etapa de três jogos de preparação do colectivo cabo-verdiano neste início de Junho, a comitiva crioula viaja agora para Dakar, para defrontar, na terça-feira, 08, a sua congénere do Senegal para a logo de seguida deslocar-se à Guiné-Bissau em mais uma partida particular, desta feita, ante os anfitriões de Bissau na sexta-feira, 11.
SR
Platini marca pelo Poli Iasi
FCF destaca importância das escolas desportivas na promoção e desenvolvimento do desporto
FCF destaca importância das escolas desportivas na promoção e desenvolvimento do desporto
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, destacou hoje a importância das escolas desportivas na promoção e desenvolvimento do desporto em Cabo Verde.
Mário Semedo fez estas declarações quando falava aos jornalistas à margem da cerimónia de entrega de equipamentos desportivos à Associação Escola de Futebol Achada Grande Trás (EFAT), realizada esta quarta-feira, na Cidade da Praia.
Para este responsável, o futuro do futebol passa essencialmente pela aposta na formação, educação e organização das associações e escolas desportivas e dos seus integrantes, considerando a EFAT uma “escola organizada” com uma “visão integrada” do desporto na comunidade e que dá garantias de seriedade relativamente à sua gestão.
“Estamos satisfeitos de vir aqui, de testemunhar o apoio que foi dado, que foi muito bem aplicado. Para nós, é um motivo de satisfação porque também temos contas a prestar à FIFA que apoia a FCF na promoção do futebol em Cabo Verde”, manifestou.
Mário Semedo informou, por outro lado, que tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19, a FCF já solicitou às associações regionais a disponibilização de listas de escolas de futebol existentes nas suas regiões, por forma a permitir a FCF apoiar com materiais desportivos e equipamentos.
Por seu turno, o presidente da direcção da EFAT, Edmilson Garcia, congratulou-se com a entrega dos materiais, ressaltando que irá ajudar a referida escola na retoma de actividades desportivas, que ficaram condicionadas com a covid-19.
“É com enorme satisfação que recebemos este apoio, como sabemos, material desportivo é sempre um desafio nos projectos do género, e nós, pelas nossas necessidades, o nosso rendimento ficou afectado com a covid-19, então apelamos a federação que prontamente respondeu ao nosso pedido financiando com a entrega de
Papelêlê marca pelo Leixões após ficar fora dos convocados da selecção nacional
O futebolista internacional cabo-verdiano Papelêlê marcou hoje na vitória do Leixões sub-23, por 5-0, sobre o Belenenses SAD, em jogo a contar para nona jornada da Liga Revelação de Portugal.
Depois de ficar de fora dos convocados da selecção principal por questões burocráticas, Papelelé marcou, aos 33 minutos, de grande penalidade, após sofrer uma falta na grande área da equipa adversária.
Com este resultado, o Leixões, que tem ainda um jogo a menos, lidera isolado com mais três pontos que o Estoril e um ponto basta para a equipa de Matosinhos conseguir o título.
Em Cabo Verde, Papelêlê destacou-se ao serviço do Mindelense, efectuou 18 jogos e apontou cinco golos, sendo o melhor marcador da equipa.
Na formação principal do Leixões já efectuou três partidas.
Antes de representar o Leixões, Papelêlê esteve na equipa B do Futebol Clube do Porto, onde fez somente duas partidas.
O futebolista de 22 anos é internacional cabo-verdiano de sub-20 e participou da selecção de residentes na qualificação para o Campeonato Africano das Nações para Residentes.
Papalêlê foi considerado o melhor jogador do campeonato de futebol de Cabo Verde da época 2019-2020.
Patrick Andrade marca em vésperas de mais uma convocatória da selecção nacional
O médio internacional cabo-verdiano Patrick marcou hoje na vitória do Karabakh sobre o Zira por 2-0, em vésperas de mais uma convocatória da selecção nacional de futebol.
Em jogo a contar para a 19ª jornada do campeonato do Azerbaijão, Patrick Andrade marcou o segundo golo num remate bem colocado à entrada da área.
Após esta vitória, Karabakh passa a dividir o primeiro lugar do campeonato azeri com 39 pontos, os mesmo que o Nefcci Baku.
Em Cabo Verde, o jogador destacou ao serviço do Sporting e do Desportivo da Praia, antes de viajar para Portugal onde representou Ribeirão, Joane, Famalicão, Salgueiros e Moreirense.
Depois de duas épocas e meia ao serviço do Cherno More da Bulgária, Patrick Andrade se transferiu para o Karabakh, onde em 17 partidas já fez quatro golos.
O médio atacante de 28 anos fez a sua estreia na selecção de Cabo Verde em Outubro de 2020, num amistoso contra a Guiné-Conacri, disputado em França.
O jogador esteve entre os convocados para o duplo compromisso com a Uganda, de qualificação para Campeonato Africano das Nações (CAN), mas lesionou-se ao serviço do Karabakh e viria a ser dispensado.
A selecção de Cabo Verde defronta no dia 26 de Março, no Estádio Nacional, a congénere dos Camarões e a 30 do mesmo mês o Moçambique, na cidade de Maputo, em jogos do Grupo F referente à quinta e sexta jornadas, respectivamente, de qualificação do Campeonato Africano das Nações (CAN).
Neste grupo de apuramento, Camarões, já qualificada na qualidade de país anfitrião do CAN’2021, comanda o grupo com 10 pontos, seguida de Moçambique e Cabo Verde com quatro pontos cada, ao passo que Ruanda, soma dois pontos.
Papalêlê bisa e é destaque do Leixões na Liga Revelação portuguesa
O avançado internacional cabo-verdiano Papalêlê voltou a estar em grande na Liga Revelação de Portugal, ao bisar hoje na vitória dos sub-23 do Leixões, por 2-1, sobre o Marítimo.
Em partida do Grupo de Apuramento, Papalêlê marcou os dois golos na conversão de grande penalidade, sendo o segundo depois de sofrer uma falta na grande área do Marítimo.
Papalêlê torna, assim, no melhor marcador da equipa, com quatro golos, e o Leixões passa a somar 22 pontos, menos três que o líder Estoril, nesta segunda fase da competição, que conta com apenas seis equipas.
No último fim-de-semana, o avançado internacional cabo-verdiano Papalêlê fez sua estreia na equipa principal do Leixões, no empate a uma bola com o Mafra.
Depois de boas exibições na formação sub-23 dos Leixões, o jogador foi inscrito na Liga de Portugal e agora passa a ser opção para o treinador José Mota.
Papalêlê, que em Cabo Verde se destacou ao serviço do Mindelense, já efectuou 16 jogos, tendo apontado quatro golos na equipa sub-23, que integra a Liga Revelação de Portugal.
Antes de representar o Leixões, Papalêlê esteve na equipa B do Futebol Clube do Porto, onde fez somente duas partidas.
O futebolista de 22 anos é internacional cabo-verdiano de sub-20 e participou da selecção de residentes na qualificação para o Campeonato Africano das Nações para Residentes.
Papalêlê foi considerado o melhor jogador do campeonato de futebol de Cabo Verde da época 2019-2020.
Papalêlê em destaque na vitória dos sub-23 do Leixões sobre o Braga
O avançado internacional cabo-verdiano Papalêlê foi destaque hoje na vitória do Leixões, por 1-0, sobre o Braga , em jogo do Liga Revelação portuguesa, campeonato para jogadores com menos de 23 anos.
Papalêlê sofreu uma grande penalidade, desperdiçada por Abel Folha , ainda na primeira parte, e na etapa complementar assistiu o guineense Félix, para fazer o único golo da partida.
O jogador foi substituído nos instante finais do encontro, com alguma mazela, antes de ser admoestado com um cartão amarelo.
Após esta vitória o Leixões divide a segunda posição com Braga, com sete pontos cada, menos dois que o Estoril que lidera com nove, nesta segunda fase da competição, denominada “Grupo de Campeonato”, que conta com apenas seis equipas.
Na passada passada marcou o tento solitário na vitória da equipa de Matosinhos sobre o Estoril.
O futebolista natural da Ilha de São Vicente, foi inscrito na Liga de Portugal e passou a ser opção para a equipa principal do Leixões, que disputa a segunda divisão do futebol luso.
Papalêlê, que em Cabo Verde se destacou ao serviço do Mindelense, já efectuou 13 jogos, tendo apontado dois golos na equipa sub-23, que integra a Liga Revelação de Portugal.
Antes de representar o Leixões, Papelêlê esteve na equipa B do Futebol Clube do Porto, onde fez somente duas partidas.
O futebolista de 22 anos é internacional cabo-verdiano de sub-20 e participou da selecção de residentes na qualificação para o Campeonato Africano das Nações para Residentes.
Papalêlê foi considerado o melhor jogador do campeonato de futebol de Cabo Verde da época 2019-2020.
Centro de Estágio e sede da FCF totalmente renovados num investimento da FIFA de 480 mil dólares
O Centro de Estágio da FCF, conhecido como a Casa do Futebol Cabo-verdiano e a sede federativa estão totalmente remodelados, após obras de recuperação nos últimos tempos, num investimento da FIFA avaliado em 480 mil dólares (EUA).
As obras já se encontram praticamente concluídas e a direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol conta receber a infra-estrutura totalmente remodelada ainda esta semana para a sua reabertura ao público.
Inaugurada em Maio de 2006, em cerimónia que trouxe a Cabo Verde o então presidente da FIFA, Joseph Blatter, a sede da FCF foi contemplada com obras de beneficiação e uma nova iluminação, num orçamento avaliado em 250 mil dólares, provenientes do orçamento a que a FCF submeteu á FIFA.
A este valor, a federação nacional, através da FIFA Award, investiu mais 230 mil dólares para a renovação do novo relvado sintético do Centro de Estágio, já totalmente implantado, nesta infra-estrutura destinada, sobretudo, à formação e que vai ser dotada de uma mini bancada.
O Centro de Estágio da Cidade da Praia figura como o primeiro dos três implantados pela FCF no País, que conta ainda com os de São Vicente e do Sal, concebidos no quadro do programa de desenvolvimento Goal da FIFA.
O Centro de Estágio da Cidade da Praia possui 20 quartos, uma sala técnica, um auditório, uma sala de reuniões, um hall, para além de cozinha, refeitório e um campo de relvado sintético.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, avançou à Inforpress que ainda hoje a instituição que dirige recebeu da FIFA a luz verde para avançar com a proposta de introduzir relvados sintéticos no estádio Municipal Luís Bastos, na Várzea, 25 de Julho, em Santa Cruz, e 5 de Julho, em São Filipe (Fogo).
“As empresas vieram fazer a visita de inspecção, apresentamos as propostas, que já foram submetidas
Golo do Internacional cabo-verdiano Papalêlê que dá vitória ao m Leixões
O avançado internacional cabo-verdiano Papalêlê marcou na vitória de 1-0 do Leixões, frente ao Estoril Praia, equipa que lidera a Liga Revelação, campeonato para jogadores com menos de 23 anos.
DEBATE DA BOLA | MUNDILA ANDEBOL EGYPTO'21
Acompanhe aqui toda análise e comentários sobre a nossa primeira participação num Mundial de Andebol.
Nhos confire, partilha ku amigos e deixa nhos comentários k no ta faze txiga na outros seguidores.
#MundialAndebol #Egypto #CaboVerde #gafttv #gaftsports
ESPECIAL MUNDIAL ANDEBOL EGYPTO'21 | GAFT TV
Confira e fique ligado a conversa com o Presidente do Conselho Directivo do IDJ, Frederic Nbassa
#CaboverdeNoMundial #Andebol
Transmissão GAFT TV
DESPORTO E A SUA HISTÓRIA, com Euclides Andrade (Clé).
Confira 👇👇👇
Platini marca na derrota (4-1) do Poli Iasi com o Dínamo de Bucareste
O jogo, realizado hoje, contou para 13ª jornada do campeonato romeno.
Transmissão GAFT TV
Especial Mundial Andebol EGYPTO'21
Com os nossos convidados, Bruno Landim e Délcio Pina.
Apresentadora: Ery Ortet
#Confira👇👇👇
Transmissão GAFT TV
DESPORTO E A SUA HISTÓRIA | GAFT TV
Não perca, toda a história de SILVINO SANTOS aqui no seu canal do desporto online👇
Transmissão Live - GAFT TV
ESPECIAL MUNDIAL ANDEBOL EGYPTO'21
Programa Nrº4: Com o nosso convidado especial Péricles Brito "PIRI", um dos grandes nomes do Andebol do Sal e de Cabo Verde.
Não perca toda a historia do Andebol nacional aqui na GAFT TV.
#Confira, compartilhe e fique ligado ao seu canal online do Desporto.
Bomba" de Yannick Semedo apura Salgueiros para quarta eleitoreira da Taça de Portugal
O médio cabo-verdiano Yannick Semedo apontou segunda-feira, 23, o golo que ditou a passagem do Salgueiros, à quarta eliminatória da Taça de Portugal, na vitória, por 2-1, sobre o Sporting da Covilhã.
A equipa de Yannick Semedo, Salgueiros, marcou primeiro no jogo por Grinood Costa, logo aos dois minutos, o Covilhã ainda empatou, aos 24, através de Deivison Borges, porém o médio cabo-verdiano deu o triunfo aos anfitriões com um golo aos 36 minutos.
Jair Semedo Monteiro, conhecido no mundo futebolístico por Yannick Semedo, revelou em uma entrevista ao jornal português “O Jogo” que gostaria de representar a selecção de Cabo Verde.
“Espero poder um dia jogar pela selecção, pelo menos já estive entre os pré-convocados quando jogava no Beira-Mar”, afirmou.
Yannick Semedo, de 24 anos, nasceu na ilha de Santiago, começou a dar nas vistas na escola de futebol Epif, mudou-se depois para o Celtic da Praia e, em 2014/15, foi contratado pelo clube Santa Clara, de Portugal.
Neste país europeu, o médio já representou clubes como Marítimo, União da Madeira e Beira-mar, para além de Santa Clara, e esta época milita no plantel sénior do Salgueiros.
www.inforpress.cv