12/04/2023
O Programa Pirabas Esportes realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma entrevista com o vereador Robson da Pá Mecânica, o Cabo da Polícia Militar, Fonseca, e o Secretário de Educação de São João de Pirabas, Fernando Silva. Os três falaram sobre as ameaças de ataques e atentados nas escolas municipais. O tema ganhou força com vários acontecimentos em todo o país, como o ataque à creche em Santa Catarina, e notícias que passaram a circular nas redes sociais locais.
Em resposta, a SEMED suspendeu as aulas para que os professores e servidores da Educação montem um protocolo a ser seguido como medida de segurança. De acordo com o secretário, Fernando Silva, as aulas retornarão na próxima segunda-feira (17), e os pais receberão orientações sobre como agir. “A partir do momento que a gente percebe que existe uma problemática, uma ação simples como olhar a mochila, ajuda muito”, explicou o gestor.
O Cabo Fonseca, da Polícia Militar, explicou que é inviável manter um policiamento fixo nas escolas devido ao efetivo, mas que há iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Dr**as e à Violência (PROERD), que possibilita a presença de policiais nas instituições de ensino. Além disso, a PM tem realizado rondas constantes nas escolas de rede municipal e estadual, de iniciativa pública e privada, com o apoio da Guarda Municipal. Além disso, ele alertou para a criação e propagação de fakenews, tidas como crime de acordo com a Lei de Contravenções Penais. “Antes a gente sofria com a falta de informação, hoje sofre com o excesso. Mas nenhuma denuncia deixará de ser apurada, pois estamos aqui para proteger vidas, do mais novo ao mais idoso”, reforçou Cabo Fonseca.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Robson falou que tem recebido perguntas constantes sobre o tema. O parlamentar alertou para a importância da contribuição dos pais nesse momento. “Nesse momento a gente deve procurar se fazer presente, fazer parte da vida dos nossos filhos. A gente precisa ter atitude, a escola ensina, mas a educação vem de casa", pontuou. Robson também apontou a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas como um passo importante para combater os atos de violência.