Tv Distrital Sambila

  • Home
  • Tv Distrital Sambila

Tv Distrital Sambila Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Tv Distrital Sambila, TV Network, .

Mega Sorteio Bella Cosmetics.Você não pode perder.
14/03/2022

Mega Sorteio Bella Cosmetics.
Você não pode perder.

MEGA SORTEIO BELLA COSMETICS.

Alusão ao Mês da Mulher
A LINHA DE PRODUTOS BELLA COSMETICS - APRESENTA

PRÉMIOS:

Um Kit da linha de produtos da Bella Cometics

Sessão Fotográf**a

+ Um prémio Especial

Para participar no MEGA SORTEIO BELLA COSMETICS é muito Simples e fácil, basta fazer o seguinte:

1º Passo:
Seguir e partilhar a página da Alverde Bella Cosmetics.

2º Passo:
Depois de curtir a página deixe uma mensagem a dizer; Acredito que vou ganhar O MEGA SORTEIO.

3º Passo:
Curtir, & partilhar essa foto do sorteio 2 vezes ao dia (Manhã e noite) faça um screenshot e envie na nossa página todo momento que partilhares.

4º Passo:
Convida mais de 20 amigos para seguirem a nossa página do Facebook.

5º Passo:
PRESTE BASTANTE ATENÇÃO:
nessa foto do sorteio, faça um comentário motivador sobre a linha de produtos da Bella Cosmetics, em seguida mencione o máximo de pessoas no seu comentário para curtirem o seu comentário.

Quem tiver mais gostos em seu comentário ganha o sorteio.

OBS: Não devem ser mencionados perfis ou figura públicas. Quem assim o fizer será automaticamente desqualif**ado.

Atenção: Sempre que seguir cada regra não se esqueça de nos enviar o screen no exato momento, porque é a prova que estás a cumprir com as regras.
desqualif**ado será aquele que não cumprir.

Este sorteio começa hoje dia 14 de Março e termina no dia 31 de Março de 2022.
Boa Sorte a Todos.

29/10/2019

Recentemente várias personalidades angolanas promoveram um extenso pedido de exoneração do ministro João Melo, que era acusado de colocar entraves nos pedidos de licenças para rádios comunitárias em Angola.

O documento com mais de 200 assinaturas foi entregue no dia 30/09, a Presidência da República de Angola, apelando que o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço “exonere o escritor e jornalista angolano Aníbal João da Silva Melo do cargo de ministro da Comunicação Social, por ser o responsável principal da instituição que nos últimos dias tem protagonizado actos que violam os direitos fundamentais dos cidadãos, sendo o exemplo mais flagrante, o impedimento de criação de Rádios Comunitárias” lia-se na carta.

http://odecreto.com/2019/10/28/deixei-de-estar-ministro-diz-joao-melo-na-sua-primeira-reacao-a-exoneracao-do-cargo-de-ministro-da-comunicacao-social/

28/10/2019

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no uso das suas prerrogativas constitucionais, assinou hoje decretos a exonerar Rui Jorge Carneiro Mangueira, do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola acreditado no Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte; Mário Félix, do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola acreditado na República da Cote D'Ivoire e Aníbal João da Silva Melo, do cargo de Ministro da Comunicação Social.
Noutros decretos, o Presidente da República nomeou Geraldo Sachipengo Nunda, para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola acreditado no Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte; Feliciano António dos Santos, para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola acreditado na República da Polónia e Nuno dos Anjos Caldas Albino, para o cargo de Ministro da Comunicação Social.

28/10/2019

:
CR7 agradece o elogio de Schwarzenegger
e demonstra sua humildade

Arnold Schwarzenegger afirmou que Cristiano Ronaldo devia de ser chamado de "Exterminador do futebol", durante uma entrevista à BBC, tendo o goleador português respondido e recordado que o actor será sempre o verdadeiro e o único "Exterminador".

"Muito obrigado Arnold, mas tu serás sempre o único "Exterminador", respondeu Ronaldo, nas suas redes sociais

28/10/2019

JOÃO MELO EXONEROADO E JÁ FOI TARDE!
Por: Carlos Alberto (Cidadão e Jornalista)
Não preciso de dizer quem escreveu vários artigos a sugerir que João Melo devesse ser exonerado do cargo de ministro da Comunicação Social. João Melo tem muitas razões para sonhar hoje com Carlos Alberto.
Escrevi várias vezes para mostrar ao Presidente da República João Lourenço que João Melo era dos elos mais fracos do seu Governo. Mostrei, com provas, várias manipulações feitas na imprensa pública. Os órgãos públicos de comunicação social não estão a acompanhar a dinâmica dos factos do país e continuam atrelados a manipulações do passado. Tudo é feito para parecer que João Lourenço é o único que não erra. Não se faz jornalismo de investigação mesmo com mil e uma delegações da Angop, RNA, Jornal de Angola e TPA espalhadas em todo o país, de Cabinda ao Cunene, a gastar dinheiro do Estado. As redes sociais estão hoje mais ef**azes que os órgãos tradicionais de comunicação social. É inconcebível. Não se podia admitir isso.
João Melo foi exenoreado hoje e já foi tarde. Agora João Lourenço começa a dar-me alguma esperança de que este país pode mesmo avançar. É preciso alterar também os gestores dos conselhos de administração dos órgãos públicos. Nenhum deles, em relação ao tratamento de conteúdos, tem o perfil desejado, de acordo com o que estipula a Constituição e a Lei de Imprensa e o que representa as aspirações do Presidente da República.
Continue a dar-me esperança, senhor Presidente da República. A nossa classe jornalística pode fazer muito mais. Temos cérebros angolanos capazes. Bem-haja.
Carlos Alberto (in facebook)
Por Felicitação Por Exoneração do Ministro da Comunicação Social João Melo
28.10.2019

28/10/2019

Se eu elogiar a Mara D'Alva
, vão dizer que se trata de inclinações. Mas eu faço na mesma. Gosto de ser coerente. Assisti a todo o programa "Janela Aberta" da TPA de hoje. Há uma clara evolução. Vestiu-se bem (roupa modesta sem extravagâncias) e fez bem o seu papel. Um detalhe: não tratou os convidados e os telespectadores por "tu". Deixou os convidados mostrar os seus argumentos. Não impôs a sua ideia. Ela entrou com a lição bem estudada. Já conversámos várias vezes sobre isso. Sabe que eu não perdoo coisas. Parabéns, pela "estreia". Parabéns também à TPA por terem posto Angola acima dos orgulhos individuais. Angola assim avança. Podem chamar-me de chato. Estou a fazer o meu papel para evoluírmos todos. Nunca vou conseguir agradar todos.
Carlos Alberto (in facebook)
A Sentir-se Abençoado por Influenciar Positivamente
28.10.2019

28/10/2019

JOÃO LOURENÇO PARECE ALGUÉM QUE ESTÁ NU E NÃO SABE ONDE ESTÃO ÁS CALÇAS

Em tempos conversando com alguém muito ligado á ele levantei á questão .

Porquê razão ele não afasta certas pessoas que estão com ele no seu governo identif**ados como perigosas ate mesmo para ele ?

A resposta foi de que ele não pode afastar para já , certas pessoas ainda com alguma influencia no seu MPLA sob o risco.

De criarem uma instabilidade tal política no país e revolta de grande envergadura num curto espaço de tempo , ou tentarem até mesmo um golpe de estado com possibilidades de pegar.

Para mim ficou claro de que o homem está feito uma espécie de refém de certos marimbondos confessos.

E não confessos de quem ainda se teme poder vir o vento forte do norte e arrastar tudo como as ondas fortes dos mares que tudo arrastam

Agora resta aos angolanos fazerem eles mesmos uma reflexão séria que lhes permite também perceber de que de o rei afinalmente está mesmo nu e não vale pena segui-lo.

Angola e os angolanos não podem agora também f**ar refém desta gente de quem João Lourenço.

Ainda fingi ou sabe mesmo poderem ser os entraves de tudo de bom que se pretende para bem de Angola e dos angolanos.

E é assim , que o mesmo João Lourenço também começa a perder a grande oportunidade que o povo já está a lhe dar .

Em perdoar-lhe os roubos que ele também fez , logo que mude a situação completamente para bem dos angolanos.

O que é impossível com um MPLA completamente corrupto e assim vai tentando obrigar os angolanos á f**arem também reféns .

De gentes como os Nandós , os Ndalus , os Feijos e outros tantos nossos conhecidos da sua linhagem de quem ainda não se contou tudo que se conhece sobre os mesmos.

Ou o povo busque outras opções , novos projetos e novas ações .

Ou então não tardará Angola será uma nação dos nus como já está praticamente o presidente da republica...

Fórum Livre Opinião & Justiça

By Fernando Vumby

28/10/2019

Presidente João Lourenço exonerou João Melo do cargo de Ministro da Comunicação Social!

28/10/2019

BENEFÍCIOS DE FAZER S**O NA GRAVIDEZ. . A gravidez é um período de muitos cuidados e preocupações com a saúde, no qual a gestante precisa abdicar de algumas atividades visando o próprio bem-estar e o bom desenvolvimento do bebê. . E quando se fala em gravidez, surge a dúvida a respeito da vida sexual das mulheres. Fazer s**o durante a gestão faz mal? . Que tipos de riscos as grávidas correm e quais são as recomendações médicas para a prática sexual segura e confortável? . Até que fase da gravidez as mulheres podem se relacionar sexualmente com seus parceiros? . O s**o durante a gravidez não só faz bem como é fundamental para a saúde e a autoestima da mulher, além de favorecer o bem-estar e a intimidade do casal desde que a gestão não seja de risco. . Uma das principais dúvidas é com relação às posições praticadas para que a barriga da grávida não seja “pressionada” e a penetração não cause desconforto e dores à mulheres. Ambas as questões merecem atenção, porém, não determinam a ausência do s**o durante a gravidez. O mais importante é que o casal tenha pleno conhecimento da situação da gravidez para certif**ar se existe alguma restrição clínica relacionada à prática do s**o. . Estando tudo bem com a grávida e o bebê, o s**o pode ser praticado até o último mês de gestação sem nenhum problema. Portanto, o ato sexual na gravidez faz bem e favorece, dentre outras questões, a saúde da gestante durante esse período de grande sensibilidade e de mudanças corporais que mexem com a parte emocional da mulher. Benefícios . A saúde da mulher é beneficiada com a prática sexual sob diversos aspectos, principalmente com relação ao bem-estar e até mesmo para o processo pré e pós-parto, pois os or****os preparam o pavimento pélvico para o momento do parto e aceleram sua recuperação do órgão sexual feminino e de suas funções. . Dentre os cinco principais benefícios do s**o durante a gravidez, posso citar: . Aumento da autoestima: . a mulher pode se sentir “feia” ou “pouco atraente” durante a gestação e isso causa muita insegurança com relação aos desejos se***is de seu parceiro. Nesse caso, o s**o é imprescindível para a intimidade do casal e principalmente, para a autoestima da gravida. . Acelera a dilatação: . nos meses finais de gravidez, a prática sexual auxilia muito a dilatação do útero, acelerando o processo por meio da liberação da “oxitocina”, que tem como função a redução do sangramento no parto, o estímulo de libertação do leite materno e o incentivo das contraçõe

28/10/2019

da banda


FILHA DO MÚSICO SEBEM SWAILE ESTA A PROCURA DE EMPREGO COM MUITA URGÊNCIA! 🙏

A Segunda filha do Kudurista Sebem de nome “Swaile” clama por ajuda.
A meio a tanto sofrimento depois da sua vida virar no avesso com a doença do pai, Swaila passa por diversas dificuldades financeiras e conta com ajuda de cada um de nós para conseguir arranjar um emprego para o seu sustento e sobrevivência.

Swaila vive com avó materna que também tem muitas dificuldades. Vele lembrar que Swaila é filha de um relacionamento antigo de Sebem e a mãe das mesmas já tem outro relacionamento e outros filhos também.

Confia a publicação de Swaila:
“Bom dia gente boa, estou a procura de emprego por favor quem tiver uma vaga em algum restaurante ou boutique, creche Por ligue 940389152
Amigos ajudem a partilhar Pfv”
Fonte: Página História da Banda

28/10/2019

Angolano pode entrar no “Guinness Book” como o homem mais velho do Mundo!

Seu nome é Palata Cassanga, nascido na aldeia de Mavinga, Província do Cuando Cubango, Leste de Angola, a 20 de Abril do longínquo ano de 1900, contando hoje com 119 anos, ou seja, mais três que a actual decana Kane Tanaka.

Mas este dado, aparentemente animador, precisa de verif**ação especializada. Afinal, o seu Bilhete de Identidade atesta ter nascido em 1905, cinco anos depois da data real do seu nascimento.

Em causa está um lapso nos Serviços de Identif**ação Civil, que erraram na grafia correcta do ano de nascimento.

"As pessoas que emitiram o Bilhete de Identidade é que diminuíram os anos. Aquando da criação desse município eu estive cá, quando ainda não existia nada", conta e diz-se disponível para eventuais te**es laboratoriais.

28/10/2019

Carlos Feijo ▶ ‎BORRADAS DO GOVERNO ANGOLANO
CASO RUFINO PODE-SE REPETIR NO INTERIOR DA FACULDADE DE MEDICINA. NOVO DECANO AMEAÇA MORADORES.

A viverem há 23 anos no interior da faculdade de medicina, os antigos funcionários vêem-se em apuros com a nova administração daquela instituição. Têm um ultimato para deixar as instalações.

O caso acontece em Luanda, funcionários e reformados da faculdade de medicina de Luanda são ameaçados pelo actual decano daquela instituição, Santos Morais Nicolau, de uso de força caso esses não deixem por meios próprios o único lugar que têm para viver. Lá criaram seus filhos, construíram suas vidas e deram suas vidas pela faculdade de medicina, hoje são escorraçados sem uma solução para contornarem a situação.

O ultimato foi dado na segunda quinzena de Setembro e terá fim em Junho de 2020 mês em que o decano promete partir para a demolição do espaço.

Moradores estão desesperados pois o que ganham não suficiente para arrendar uma casa, nem tão pouco adquirir um imóvel.

Em conversa com um dos moradores, foi evidente a preocupação do mesmo. "Nunca esperei isso do governo, embora haja dúvidas que este esteja a agir com ordens superiores", disse o ancião.

Não é minimamente admissível, que num Estado de direito os cidadãos sejam tratados desta forma. O Estado para desalojar famílias que ocupam um espaço a mais de dez anos tem que indemnizar em dinheiro, ou aloja-los condignamente. Pior, os moradores têm pago as rendas descontados directamente dos seus ordenados.

O governo de João Lourenço é uma fotocópia do de José Eduardo dos Santos, pois continua com acções de despejos sem respeitar os direitos dos cidadãos. O caso Rufino é prova disso.

Vamos proteger os nossos irmãos em apuro, pois hoje são eles, em qualquer momento seremos nós.

Subversivo Angolano

28/10/2019

Ver Histórico de Edições
Salas Neto
PAPA CHICO APOIA FIM DO CELIBATO

Na minha crónica «Eu, Freud e as cuecas da viúva», uma das vinte e tais que enformam «As Kassumunas do Bairro Indígena», o mais recente livro do Cidadão, lançado em Agosto e que, vendendo o meu peixe, me valeu uma felicitação muito especial do Presidente João Lourenço, viva o Saleno!, pois, como dizia, na tal crónica, em que discorro sobre fantasias se***is, faço uma espécie de premonição: o s**o é tão forte, que acabará por derrubar o celibato, um dos pilares mais seculares da Igreja Católica. Notícias chegadas do Brasil neste fim de semana indicam que isso poderá vir a acontecer muito mais cedo do que se espera: o Papa Francisco testemunhou um encontro magno dos bispos da Amazónia, que acabou com uma proposta para o fim do celibato, aprovando uma decisão que cauciona a ordenação de homens casados, o que nunca foi permitido até aqui. Não sei qual a importância do conclave no seio da Igreja Católica mundial, nem a força da sua proposta, mas só facto de Francisco lá ter estado indica que o assunto estará em análise ao mais alto nível da Santa Sé.
O fim do celibato será decididamente uma grande vitória da Igreja Católica, por poder vir a signif**ar um bom passo para a sua própria «moralização», já que a proibição de se tocar no fruto é no fundo o principal estimulador dos escândalos se***is que a assolam amiudadas vezes, sendo o que vem à tona uma microscópica amostra do que f**a em segredo entre as paredes dos conventos e outros locais de recolhimento em matéria de envolvimento sexual dos bispos, padres, madres e tutti fruti. Até pedofilias não faltam. Na verdade, na prática o celibato é meramente formal, já que são muitas as histórias de padres e bispos que espalham filhos pelas paróquias, sendo que alguns vivem com a angústia de não poderem assumí-los e aqueles sofrendo também por não poderem chamar «pai» aos seus verdadeiros progenitores. O outro de Cabinda é que fez bem, ao mandar as favas o sacerdócio para se casar, ao invés de andar por aí a fingir de santinho, quando afinal não resistia ao canto de sereia duma boa mulata, como eu mesmo registei numa doce madrugada num hotel de Lisboa, meses antes do gajo anunciar o divórcio com a sua igreja.
A notícia da Euronews não clarif**a se as madres beneficiarão iigualmente das «delícias» do projecto ou se continuarão proibidas de tocar na banana oficialmente. O papa falou qualquer coisa sobre o «papel funcional» das senhoras na sua igreja, mas não percebi aonde é que ele quis chegar.
Segundo a televisão do bloco europeu, a proposta dos bispos da Amazónia para o fim do celibato foi aprovada com 120 votos a favor e 41 contra, salvo o erro.

28/10/2019

Governador do BNA diz que rostos de antigos presidentes não serão retiradas do Kwanza

Fonte: Correio Kianda
Data: 28/10/2019

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, descartou qualquer possibilidade da retirada dos rostos de antigos presidentes das novas notas da nova família de kwanzas, a serem emitidas ainda este ano.

O dirigente, que falava esta semana em conferência de imprensa sobre a flutuação do mercado cambial que se regista no país, esclareceu que as alterações na moeda poderão registar-se com maior destaque ao sistema de segurança.

Recorde-se que, o Conselho de Ministros realizou recentemente em Luanda, uma reunião em sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, onde apreciou-se a proposta de lei que autoriza o Banco Nacional de Angola a emitir e pôr em circulação uma nova família de notas de valor facial de duzentos, quinhentos, mil, dois mil, cinco mil e dez mil kuanzas.

28/10/2019

PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA E ARTES

Dorivaldo Cortez
Laureado na categoria de cinema e audiovisual.

Palavras neste momento me faltam para expressar a alegria que me domina. Recebi agora pouco a notícia que fui laureado no Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Cinema e Audiovisual.
Sinceramente não sei o que dizer, apenas agradecer a Deus pelo talento, meus pais, meus irmãos, minha companheira, amigos e colegas de trabalho que durante estes quase 14 anos de carreira como realizador, me aturam apoiam nessa nessa aventura.

À todos os actores, equipa técnica com quem já trabalho e já trabalhei, a equipa Procinea, parceiros entre outros, o meu muito obrigado por partilharem comigo os tempos difíceis e não só.

Aos meus mestres, Paulo Ramires que descobriu o diamente, que Deus o tenha, ao Tomás Ferreira meu mentor que me lapidou... ao Nguxi Dos Santos e Óscar Gil, Celso Malavoloneke, obrigado pelos ricos conselhos e orientações, Isaac kay, Alberto Botelho, Domingos Aderito meu parceiro, Walter Cristóvão mais do que um colega, Osvaldo De Jesus Bernardo, Ramos Junior, Paulo Kimbolo, Henrique Narciso Dito, Mawete Paciência, entre outros não menos importantes, que foram e continuam sendo os pilares do meu crescimento profissional, o meu muito obrigado.

Esse prémio não é so meu, é de toda classe fazedora de artes, em especial a classe dos cinestas (jovens) que apesar de todas as dificuldades encontradas, continuam a fazer cinema quebrando as barreiras que não são poucas. Bem haja o Cinema Nacional.

28/10/2019

Mais de oito mil milhões de kwanzas, do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão disponíveis para a execução de diversos programas de melhoria das condições sociais dos habitantes do Lubango

28/10/2019

Uma estratégia bem-intencionada, mas arrojada e suicidária - José Ribeiro
Luanda - A transição política em Angola terminou formalmente em 2017 com a saída de cena de José Eduardo dos Santos e a investidura de João Lourenço como Presidente da República.
Fonte: Facebook
Com João Lourenço, vieram as promessas de um novo estilo de governação, mas passados dois anos de mandato o país está longe de observar mudanças na acção governativa que representem uma melhoria na actividade económica com reflexo na vida das empresas e famílias.
Lembro-me quando morreu Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola. Organizámos um velório na empresa. No meio da comoção, houve um colega que pediu a palavra e disse: “Perdemos o nosso Presidente. Temos que criar um novo Presidente”. Penso que os presidentes de qualquer coisa, organização ou País, são sempre um produto colectivo, nunca algo já feito, acabado.
Com o Presidente João Lourenço, houve a mesma predisposição de apoiar, presumo eu. Por essa razão, alguns problemas na governação actual parecem estar mais ligados à descoordenação das acções do Executivo e à incompetência individual do que às boas intenções do Presidente. Prova disso são as remodelações governamentais que tem sido forçado a fazer.
Para a dimensão do compromisso e da caminhada do novo poder, seriam necessárias pessoas dotadas de determinadas características. Em Angola isso não é fácil, como escrevi há dias, porque a classe política é fraca. Muitos ministros aparentam não estar preparados para governar, transportam um discurso militante e repetitivo ultrapassado, e pergunto-me se algum dia souberam o que signif**a dirigir uma empresa e pessoas.
COMUNICAÇÃO DESORIENTADA
========================
Face a tanto que há hoje por fazer, a função-equipa e função-coordenação governamental são essenciais. Mas pelo que se ouve, a própria comunicação do Estado parece ter perdido ânimo.
Ao contrário do que sucedeu em 2018, nenhuma sondagem assinalou a passagem do segundo ano de mandato presidencial e o novo regime já está a recorrer a assessores externos.
Há um ano, o regime exultou com uma pesquisa de opinião da Consul Teste-Axis Research, que dava a estrondosa percentagem de 93%(!) dos cidadãos eleitores a avaliarem positivamente o primeiro ano de mandato presidencial.
Como está isso hoje? Aumentou a popularidade? Em que medida? Para mostrar transparência e demonstrar que o Governo não teme dificuldades, era importante medir a popularidade do Presidente no segundo ano de mandato. O “timing” era propício, já que se agravou a recessão económica e despontou uma grave crise social. Nada, contudo, foi feito, e a oportunidade foi perdida, numa falha de comunicação gravíssima.
O Executivo sabe que as sondagens em Angola são perigosas e geram sempre desconfiança. Primeiro, porque não são regulares, segundo, porque violam os princípios éticos. Mas sem estudos de opinião é difícil hoje comunicar bem. Serão novamente assessores brasileiros a realizar esses estudos, quando até já temos em Angola uma associação de comunicólogos?
CONSULTORES EXTERNOS
==================
A comunicação com o povo é importante, isso ninguém parece negar. Mas depois do primeiro choque com a realidade pura e dura do país, os responsáveis pela comunicação do Estado parecem estar agora a perder terreno, regressando às teorias da conspiração do passado, aos perfis falsos nas redes sociais e à atitude reactiva.
Alguns deles passam mais tempo a brincar no Facebook e no Twitter do que a trabalhar para melhorarem os mecanismos de comunicação do Estado. Basta ver as horas em que postam os seus comentários nessas plataformas...
Se a mensagem puramente propagandística de que há “mais abertura” e “mais liberdade” já cansa e transformou a comunicação do Estado num discurso exposto à falsidade e à hipocrisia, a contratação de consultores externos pagos a peso de ouro e geradores de corrupção, se nos recordarmos das experiências do passado, prática aliás criticada no início do mandato pelos actuais governantes, vem apenas confirmar que algo vai mal no reino da governação.
ESTRATÉGIA SUICIDÁRIA
==================
Mas, tudo isso acontece porquê? Porque desde o início do mandato presidencial, o Executivo começou a aplicar uma estratégia de comunicação arrojada, que se diz ter sido aprovada pela direcção do MPLA, mas cujos principais traços é hoje possível desenredar.
Essa estratégia consiste, resumidamente, em fazer grandes e alargadas cedências, numa primeira fase, aos círculos da oposição angolana, incluindo os grupos mais radicais, bem como aos velhos adversários de Angola no exterior, granjeando com isso simpatias internas e externas. Numa segunda fase, mais perto das eleições, ajustar a estratégia ao pensamento original do MPLA.
Segundo os promotores dessa estratégia, o Governo ganharia com isso, porque mostraria que a sua política de mais abertura à oposição, à crítica, ao contraditório e à revindicação social comporta benefícios, a começar por quebrar o “isolamento” de Angola no mundo, e por outro lado ajudaria a criar um melhor ambiente de investimento e negócios em Angola.
Considero esta estratégia, além de arrojada, suicidária. Aparentemente bem-intencionada, mas não sei se apoiada em alguma escola teórica, a não ser na da má consciência do nosso passado, em Angola ela confronta-se já com alguns efeitos perversos: um, a “purga dos marimbondos” no interior do MPLA, entendida como vinganças pessoais por ser selectiva e desrespeitar o princípio constitucional da igualdade, que arrasa qualquer simpatia; outro, a destruição da estrutura económica deixada pelo anterior regime, que gera desemprego; e, por fim, as reservas da oposição e de alguns meios internacionais, preocupados com a incerteza no futuro.
Ao contrário dos benefícios alvitrados, esta linha ideológica está a minar a base de apoio popular e eleitoral tradicional do MPLA – algo sempre procurado, mas nunca conseguido pelos seus adversários. Além disso, por corroer os vínculos de solidariedade existentes neste partido de implantação nacional, tende a espalhar o grau de insatisfação.
Já não é segredo para ninguém que a “purga dos marimbondos” está a degenerar na mais grave crise no MPLA desde as “revoltas” do período anterior à independência ao “fraccionismo” de 1977, com os “marimbondos” a acusarem os “abutres” de terem cometido actos tão ou mais graves do que eles, sem serem incomodados, num briga fratricida que reedita taras antigas, nomeadamente, o roubo e gestão de dinheiros e o abuso do poder, sem santos nem soluções pelo meio.
Mas, ainda assim, é irónico notar que os defensores dessa estratégia continuem convencidos de que ela voltará a garantir uma grande vitória do MPLA nas próximas eleições, facto já questionado pelos evidentes e justif**ados receios com as eleições autárquicas, marcadas para o próximo ano, nas quais estão a investir fortemente as correntes regionalistas e separatistas.
OPOSIÇÃO COM HABILIDADE
=====================
Do lado da oposição, essa estratégia sobrevaloriza as fraquezas da oposição e minimiza as suas capacidades de resposta. Sobrevaloriza as fraquezas da UNITA, por exemplo, ao continuar a propagar, erradamente, como em 2017, que a UNITA dá sistemáticos “tiros nos pés” e que, se as eleições fossem hoje, seria derrotada. Minimiza as suas capacidades de resposta, ao julgar que a UNITA e Chivukuvuku andam a dormir na forma.
De um modo hábil, a UNITA tem aproveitado as “deixas” do grande adversário político. Fingindo entrar no logro, está a jogar o jogo do MPLA deixando a roda rolar. Se o MPLA quer jogar o contraditório, a UNITA entra no contraditório, mas quanto a questões de fundo vai escondendo o seu verdadeiro “contraditório”. Apenas no melhor momento, como ocorreu durante o julgamento de Augusto Tomás, em que Raúl Danda recuperou o contraditório dos “cabindas”, o grande contraditório da UNITA vem à tona.
O maior partido da oposição até incita o Governo a prosseguir na sua estratégia arriscada. Na recente réplica ao discurso do Presidente sobre o estado da Nação, Samakuva, matreiramente, incentivou o Presidente João Lourenço a continuar a destruir a estrutura económica deixada pelo seu antecessor. Samakuva percebe o desastre que isso está a provocar no MPLA, os danos que causa à economia, às empresas e às famílias, enquanto a base económica da UNITA, que mostra gastos enormes com a presente campanha eleitoral para a eleição do líder, se mantém incólume.
A menos que o MPLA, por hipótese, procure ardentemente caminhar para outras formas de poder, incluindo a passagem para a oposição, o efeito dessa estratégia do partido apenas pode ser mais desastroso do que o sucedido em 2017, levando à perda de mais mandatos no Parlamento.
Em 2017, recordemos, quando se dizia que a UNITA perderia a posição de segunda força política para a CASA-CE, o MPLA e os próprios serviços de inteligência foram surpreendidos pela acção mobilizadora do "Galo Negro", que, mostrando-se ef**az e desligada de qualquer prática partidária tradicional e usando na campanha eleitoral as redes de comunicação trazidas da guerra, e aparentemente não desactivadas, reforçou a presença na AN.
Sabe-se agora, por revelações feitas por um jornalista ligado ao “Galo Negro”, que o general João Baptista Rodrigues Vindes, ex-chefe dos serviços de inteligência da UNITA formado em Marrocos, França e Reino Unido, foi desde há muito tempo o “braço direito” de Isaías Samakuva e coordenou a logística eleitoral da UNITA em todo o país.
O CÉU É O LIMITE
=============
Para além da oposição, esta estratégia política e de comunicação do MPLA vai favorecer as igrejas e os sectores radicais da sociedade civil.
Para eles, esta é também a oportunidade há muito esperada de explorar o desmoronamento da estrutura que sempre suportou o MPLA, e que deixará de existir com o efectivo combate à corrupção ao nivel do Estado. Sem mais amarras, podem agora programar o caminho de ascensão aos céus do poder político.
Contribui para isso o facto de muitos dirigentes do partido terem há muito abandonado a sua antiga crença marxista e se resignado ao poder do mercado do lucro e das religiões, apesar de não pretenderem deixar de aparecer publicamente como os últimos comunistas à face da terra, dispostos ainda, quixotescamente, a combater a exploração do homem pelo homem e criar o homem novo...
A questão que se coloca agora é saber se o MPLA caminha para a sua própria destruição.
(*) Jornalista, Sociólogo e Gestor de Media

Address


Telephone

926531368

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Tv Distrital Sambila posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share