22/03/2020
As Nações Unidas, instituiu o dia 22 de março de 1992, como o Dia Mundial da Água para marcar o interesse da comunidade internacional em debater questões hídricas. As preocupações envolvem, falta de saneamento básico nas cidades, desperdício de água pela população, a oferta de elementos básicos de higiene são negados a maior parte da população mundial, o que pode agravar a propagação de doenças, especialmente, em comunidades carentes.
Neste dia, toda nossa atenção é voltada para a luta contra o novo Coronavírus (Covid-19) na tentativa de tentar conter o avanço do vírus no país. Às medidas de contenção são, aparentemente simples, envolve cuidados de higiene, como a utilização de água e sabão. No entanto, em um país em que cerca de 70 milhões de brasileiros podem sofrer com a falta de água até 2035, a situação não será contida tão facilmente.
O problema não é exclusividade do Brasil, de acordo com as estatísticas da Unicef, cerca de 40% da população mundial, não tem lavatório com água e sabão em suas casas, ou seja, muitos países não dão condição mínima para às famílias possuírem instalações básicas para lavar as mãos, o que redobra a preocupação com a propagação do novo Coronavírus no país.
Uma ação, aparentemente, simples e barata, e considerada a mais eficaz contra o vírus encontrará dificuldades de execução, quando um bem não é democratizada as dificuldades em combater o Covid-19 podem ser ainda mais acentuadas.
Dessa forma, a equipe ODS RN, pede a compreensão e empatia das pessoas que teem acesso a água potável e encanada para evitar o desperdício! Sua atividade pode salvar vidas!
Dados:
- Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) (@...)
- Agência Nacional de água (ANA)