Meus Escritos/Ednon Santos

  • Home
  • Meus Escritos/Ednon Santos

Meus Escritos/Ednon Santos MINHA VIDA ATRAVÉS DE TEXTOS.

25/02/2025

Eu não sei explicar o amor de Deus. Só sei que Ele ama tanto o ser humano, incondicionalmente. E nós não podemos o pagar por esse amor.

E.S
25/02/25
19:25

25/02/2025

Quem se contenta com as migalhas de uma vida dupla, perde o privilégio de viver uma vida INTEIRA.

E.S
25/02/25
07:03

18/01/2025

Saudade do sol

O dia foi marcado pela presença constante de fortes chuvas, o céu estava cinzento e o tempo muito agradável, bem fresquinho.
Um dia agradável não é só um dia de sol. Um dia chuvoso deixa as pessoas mais elegantes na maneira cuidadosa de andar e de se vestir. Os sentimentos aguçam além: já lembramos do café quentinho, a chuva caindo e escorrendo pelo vidro da janela, enquanto na vitrola da sala toca uma música agradável, e vemos pessoas de cachecol se aquecendo à lareira. Lembramos do aconchego do nosso quarto, nos imaginando enrolado nas cobertas, o despertador do lado, desligado para não incomodar; ou o belo sofá macio, de frente para a TV assistindo uma boa programação, ao lado, uma xícara de chocolate quente e o tempo passando lentamente naquele ambiente à meia luz, clareando apenas com os reflexos dos cortes da TV.
O dia estava a findar, e olhando para o alto da serra, o tempo ainda estava turvo, mas uma fresta radiante chamava atenção: era o sol que ia se despedindo lentamente. Comentei com um amigo que estava na poltrona de trás do carro que nos levava embora do trabalho:
— Olha só, ainda tem sol por ali. Ele prontamente respondeu: — É só o restinho do pôr do sol que já está indo embora. Sei lá, foi meio angustiante ouvir... era como algo que estava se dissipando para sempre; como estivesse se esvaindo para a eternidade... como a água que escorre por entre os dedos de nossas mãos e se vai pelo ralo.
Ao chegar em casa, dirigi meus olhos para a serra e o tempo ainda estava turvo; o céu cinzento como esteve durante todo o dia; e o sol já não estava lá.

E.S
14/01/25
12:43

Lealdade Há muito tempo atrás, havia um jovem chamado Bené. Ele muito generoso, sereno e bondoso, ajudava as pessoas sem...
14/01/2025

Lealdade

Há muito tempo atrás, havia um jovem chamado Bené. Ele muito generoso, sereno e bondoso, ajudava as pessoas sem nenhum interesse em troca; a propósito não só era bondoso, mas possuído de altruísmo e benevolência. Ele tinha um amigo chamado: Consideração. O tal vivia às espreitas para dar uma rasteira em Bené, o chamado "golpe da misericórdia"; enquanto o jovem, buscava para este, oportunidades para crescimento pessoal, o engajando com a sociedade de seus contatos e citando seu nome em mesas de oportunidades em reuniões importantes. Bené, embora jovem, era dotado de sabedoria e perspicácia, e notava os comportamentos do seu amigo, porém a benevolência imperava em seu ser, e ele não conseguia mais ser quem ele nunca foi: um algoz, carrasco, severo.
Passados os anos, vivendo aquele oportunista selfish, Consideração à sombra de seu leal amigo Bené, o trocou por algumas moedas, se assemelhando à Judas, o disfarçado narciso, de coração corrompido.
Consideração, que não teve compaixão nem lealdade, desventurado de generosidade, bateu a poeira dos seus pés e se foi sem ao menos se despedir. Partiu com destino à Ruína: uma cidade distante, aparelhada de adornos reluzentes, que aos olhos brilhava mais que o sol do meio dia do sertão e da caatinga; que atraía os mais diversos interesseiros, com seus Ouros de tolo, biju barata, resto de bazar.
Alí findou a honra, o caráter e a lealdade, de quem por liberalidade Bené o chamava de Consideração, seu amigo.

E.S
10/01/25
07:15

Diversas formas de amor  #1O amor de Deus está por todos os cantos. Se você olhar ao seu redor e se atentar aos detalhes...
03/01/2025

Diversas formas de amor #1

O amor de Deus está por todos os cantos. Se você olhar ao seu redor e se atentar aos detalhes das coisas, você vai perceber o amor de Deus.
Em fevereiro de 2024 na cidade de São Paulo, fui com minha família visitar uma família da minha esposa: um irmão que ela não via há pelo menos doze anos. Fomos recebidos e acomodados com uma recepção calorosa, esplêndida de felicidade.

Naquela casa o amor de Deus estava por todos os cantos. Fiquei perplexo. Uma casa pequena, sem tantos cômodos, mas o amor era derramado em todos os momentos em que a dona do lar punha a mesa. Todos os dias, todo momento de refeição, aquela mesa é santif**ada pelos cuidados e pelo amor da dona do lar... que coisa mais maravilhosa que ali vivenciamos. A satisfação e o amor com que fazia a mesa em todos esses momentos, era notório a presença de Deus naquele ambiente.

O amor de Deus também era manifesto nos cuidados que ela tinha com os seus filhos. Na maneira de falar, de chamar, de ensinar... e no amor que vi entre os irmãos. Ficamos ali por três dias e saímos fortif**ados e maravilhados.

E.S
03/01/25
09:50

Quando você estiver num dia bem amargo, entre magoar pessoas e f**ar em silêncio, escolha f**ar em silêncio.E.S22/11/241...
26/11/2024

Quando você estiver num dia bem amargo, entre magoar pessoas e f**ar em silêncio, escolha f**ar em silêncio.

E.S
22/11/24
13:35

É confortante saber que a ingratidão das pessoas não depende da gente. Tudo o que a gente fizer será insuficiente para o...
25/11/2024

É confortante saber que a ingratidão das pessoas não depende da gente. Tudo o que a gente fizer será insuficiente para o ingrato.

E.S
22/11/24
10:39



Ednon Santos

A Menina Na Janela E o Seu MultiversoComo será que ela está?Será que está esperando alguém?Será que está olhando o infin...
22/11/2024

A Menina Na Janela E o Seu Multiverso

Como será que ela está?
Será que está esperando alguém?
Será que está olhando o infinito?
Ou será pra alguém bonito?

Será que está olhando os carros
De alguém que parou no sinal?
Ou se está olhando pro centro
Movimento central da cidade?

Será que ela só está ouvindo uma canção?
Que lembre alguém
Ou será que talvez...
Talvez só esteja ali escrevendo versos
Sobre o seu multiverso
Misturando cores

Na psicanálise tem
Freud escreveu sobre alguém
O Id: instinto animal
Só olha pra si, vê ninguém!
O Ego como ponto de equilíbrio
O que vem após
Vai deter as fraquezas

O que será que ela tem?
Será que encontrou com alguém
No seu mundo imaginário?
Ou é um relicário real?
Eu não vejo nada, nada, nada, nada além
Do que janelas abertas e ela encostada com os braços de fora
Já faz um tempo que ela está ali.

E.S
22/11/24

Dois times eufóricos em campo, disputando todos os encontros com a bola tentando buscar o resultado, correndo pelos seus...
19/11/2024

Dois times eufóricos em campo, disputando todos os encontros com a bola tentando buscar o resultado, correndo pelos seus ideais, pelas conquistas e pelas glórias; até que o juiz apita encerrando a partida. Ali se esvai a força, o esforço, a determinação e toda euforia, após um apito final. Na vida, muitas vezes estamos lutando e relutando por ideias, objetivos, sonhos e relacionamentos... até que o apito de um ciclo ecoa, e ali se encerrará mais uma corrida.

E.S
19/11/24
15:24

Já caí de balão em vários lugares. Muitas vezes por ser a última opção mesmo, mas sempre desenrolei. Fui me achegando, c...
19/11/2024

Já caí de balão em vários lugares. Muitas vezes por ser a última opção mesmo, mas sempre desenrolei. Fui me achegando, conhecendo os caminhos, pegando o contato das pessoas certas e localizando os recursos mais próximos para desenrolar meus desafios, e nunca nenhum deles deixei para trás. Eu falo que sou como Isaque, filho de Abraão: "onde planto nasce!" Muitos já torceram para me ver fraquejar, mas nada do que me dão para fazer dá errado. A disciplina e a sabedoria são minhas aliadas. Eu não posso errar, primeiro pela minha honra, e depois pela minha honra de novo. Tudo o que faço nunca será para competir com alguém; minha competição é sempre comigo mesmo, em ser o melhor que eu posso hoje, melhor do que fui ontem, e amanhã ser melhor do que pude ser hoje.

E.S
18/11/24
17:46

O Tempo Gentil Do Pra SempreO pra sempre é sempre um triz.É um fio de cabelo sob as lâminas de uma tesoura... o depressi...
30/07/2022

O Tempo Gentil Do Pra Sempre

O pra sempre é sempre um triz.
É um fio de cabelo sob as lâminas de uma tesoura... o depressivo à beira de um precipício. O pra sempre subsiste por uma longa data, resiste às más estações por alguns anos, décadas e tempos parecido infinitos; mas depois se esvai e se dilui em um breve e rápido momento.
É lindo falar do pra sempre, isso nos deixa bem, nos motiva e eleva nosso auto-estima. Acelera o coração com uma certeza emotiva de que ele nunca acaba, afinal "não seria pra sempre" senão só uma demora, longa e degastante espera de um tempo signif**ativo. Apesar de que o pra sempre seja quase uma mentira que não conhecemos bem, todas as boas coisas que consigo traz, ainda vale muito a pena. Não é desumano ou psicopático pensar assim, mas não temos pensamentos lineares, __somos autênticos. E embora nossas opiniões possam ser diferente, vou continuar acreditando que: mesmo_que_ele_sempre_acabe_depois, vamos amar e buscar pra sempre a felicidade. Que seja então esse tempo gentil, e pra sempre eterno enquanto dure.

Ednon Santos

A lixeira de 70 reaisParei de frente à pia que f**a ao lado da porta do banheiro (que não tinha porta) era uma cortina q...
08/04/2022

A lixeira de 70 reais

Parei de frente à pia que f**a ao lado da porta do banheiro (que não tinha porta) era uma cortina que tinha de detalhe umas joaninhas gigantes e estava suspensa; foquei por minutos meus olhos na lixeira do banheiro e me demorei em pensamento, satisfeito por tê-la posto ali naquele exato dia: "olha só que legal essa lixeira! poderia ser outra, de outra cor ou mais caro, custou só 16 reais, mas é tão bonitinha nessa cor preto com bege" Satisfeito, continuei: "aquela lixeira que tinha antes, a comprei por 70 reais na época, hoje deve estar quase 100, mas pra quê? Pra quê gastar desnecessariamente com uma lixeira bonita, se só vai servir para depositar papéis sujos e outros lixos do banheiro!?"

O que adianta ter tantas coisas boas, móveis caros, uma casa limpa e arrumada, e ter uma vida bagunçada? Do que vale uma lixeira linda, um banheiro dos sonhos, uma casa bem planejada e uma vida infeliz? O que adianta?
Muitas famílias infelizmente vivem isso, ou já viveram essa realidade: roupas boas, casa boa, carro bom, e uma vida inteira arruinada! Um casamento infeliz. Um relacionamento tenso de brigas, infidelidade, sem cumplicidade e sem companheirismo.

Hoje peso as mudanças e vejo o que vale a pena. Dois pesos, duas medidas. As condições financeira não é a mesma, mas a vida é mais leve. A vida está mais simples de conduzir. Muitas barreiras foram quebradas, a sintonia é diferente.
Não tenho mais a vaidade de ter uma lixeira que vale uma nota, onde só vai servir pra jogar papéis sujos, hoje sei o que vale a pena desejar. Uma vida leve é tudo o que uma família precisa. A gente precisa respirar, conhecer o que é qualidade de vida.

Não tenho pressa pra ver a sala da minha casa com um sofá mega confortável, um telão de cinema, uma estante super moderna... não tenho pressa.

Não tenho pressa pra ver a cozinha com aquela mesa maravilhosa de janta, os quartos com as mais confortáveis camas, criados, abajur e lustres por toda casa... não tenho pressa.

Não tenho pressa de ter o estúdio de música construído num primeiro andar por trás de casa, ter o espaço que meu coração tanto deseja, por algo que me faz viver... não tenho pressa.

Não tenho pressa pois sei que tudo um dia vou ver acontecer, cada coisa à seu tempo, cada detalhe no tempo determinado de acontecer. Para isto trabalho e vou trabalhar muito, mas não tenho pressa. Não tenho pressa, porquê o que mais vale a pena hoje eu sei.

Ednon Santos
07/04/2022
09:06

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Meus Escritos/Ednon Santos posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share