08/04/2022
A lixeira de 70 reais
Parei de frente à pia que f**a ao lado da porta do banheiro (que não tinha porta) era uma cortina que tinha de detalhe umas joaninhas gigantes e estava suspensa; foquei por minutos meus olhos na lixeira do banheiro e me demorei em pensamento, satisfeito por tê-la posto ali naquele exato dia: "olha só que legal essa lixeira! poderia ser outra, de outra cor ou mais caro, custou só 16 reais, mas é tão bonitinha nessa cor preto com bege" Satisfeito, continuei: "aquela lixeira que tinha antes, a comprei por 70 reais na época, hoje deve estar quase 100, mas pra quê? Pra quê gastar desnecessariamente com uma lixeira bonita, se só vai servir para depositar papéis sujos e outros lixos do banheiro!?"
O que adianta ter tantas coisas boas, móveis caros, uma casa limpa e arrumada, e ter uma vida bagunçada? Do que vale uma lixeira linda, um banheiro dos sonhos, uma casa bem planejada e uma vida infeliz? O que adianta?
Muitas famílias infelizmente vivem isso, ou já viveram essa realidade: roupas boas, casa boa, carro bom, e uma vida inteira arruinada! Um casamento infeliz. Um relacionamento tenso de brigas, infidelidade, sem cumplicidade e sem companheirismo.
Hoje peso as mudanças e vejo o que vale a pena. Dois pesos, duas medidas. As condições financeira não é a mesma, mas a vida é mais leve. A vida está mais simples de conduzir. Muitas barreiras foram quebradas, a sintonia é diferente.
Não tenho mais a vaidade de ter uma lixeira que vale uma nota, onde só vai servir pra jogar papéis sujos, hoje sei o que vale a pena desejar. Uma vida leve é tudo o que uma família precisa. A gente precisa respirar, conhecer o que é qualidade de vida.
Não tenho pressa pra ver a sala da minha casa com um sofá mega confortável, um telão de cinema, uma estante super moderna... não tenho pressa.
Não tenho pressa pra ver a cozinha com aquela mesa maravilhosa de janta, os quartos com as mais confortáveis camas, criados, abajur e lustres por toda casa... não tenho pressa.
Não tenho pressa de ter o estúdio de música construído num primeiro andar por trás de casa, ter o espaço que meu coração tanto deseja, por algo que me faz viver... não tenho pressa.
Não tenho pressa pois sei que tudo um dia vou ver acontecer, cada coisa à seu tempo, cada detalhe no tempo determinado de acontecer. Para isto trabalho e vou trabalhar muito, mas não tenho pressa. Não tenho pressa, porquê o que mais vale a pena hoje eu sei.
Ednon Santos
07/04/2022
09:06