Scherzo

Scherzo Oiça o podcast/ Listen to the podcast O programa pretende sensibilizar o público para a temática da música clássica, através de uma linguagem informal.

Pretende-se fornecer um referencial de conhecimentos para que todos possam apreciar a música erudita, através da biografia e das obras mais conhecidas dos grandes génios da música clássica.

Prosseguimos com o ciclo dedicado ao compositor Dmitri Shostakovich, apresentando os seus "24 Prelúdios para Piano, Op. ...
30/09/2025

Prosseguimos com o ciclo dedicado ao compositor Dmitri Shostakovich, apresentando os seus "24 Prelúdios para Piano, Op. 34", na interpretação do pianista Artur Pizarro, numa gravação efectuada em 1997 (© Collins).

Comparativamente à natureza necessariamente pública da música para teatro e cinema, os "24 Prelúdios" de Shostakovich são mais intimistas, de natureza breve (embora em carácter diferentes dos "Aforismos"), formando uma ligação com a sua obra seguinte, o "Concerto para Piano Nº 1" (para piano, trompete e cordas), que iniciou apenas quatro dias após a conclusão dos "Prelúdios", e que já transmitimos neste programa. Comentários individuais sobre cada uma destas peças, que são claramente definidas em humor e carácter, são em grande parte desnecessários, embora várias se destaquem pelo seu carácter singular e duração relativamente maior, tornando-se itens de recital separados, particularmente o Nº 14 em Mi bemol menor. Este notável estudo foi transcrito (logo em 1933) para grande orquestra por Leopold Stokowski, que gravou a sua versão em nada menos que quatro ocasiões. Outros arranjos incluem vários para violino e piano; houve também uma gravação do Nº 17 para clarinete e orquestra pelo clarinetista de jazz Artie Shaw com a Columbia Symphony Orchestra, dirigida por Walter Hendl. Mas, qualquer que seja a duração e do meio, cada prelúdio é prova, se é que necessária, de que Shostakovitch foi capaz de destilar o seu génio no mais curto espaço de tempo, tal como, naturalmente, se revelaria capaz de o explorar em muito maior escala na sua obra seguinte, a "Quarta Sinfonia".

Scherzo - Música Clássica

Nesta edição do Scherzo, a primeira deste novo ano de 2025, transmitimos os dois primeiros andamentos da "Nona Sinfonia ...
26/02/2025

Nesta edição do Scherzo, a primeira deste novo ano de 2025, transmitimos os dois primeiros andamentos da "Nona Sinfonia em Ré menor, Op. 125" de Ludwig van Beethoven, marcados Allegro ma non troppo, un poco maestoso/ e Scherzo: Molto vivace, na interpretação das sopranos Anna Tomowa-Sintow e Gundula Janowitz, do tenor Waldemar Kmentt, do baixo-barítono José van Dam e da Berliner Philharmoniker, sob a direcção do maestro Herbert von Karajan, numa gravação efectuada em 1966 (© Deutsche Grammophon).

Na opinião do maestro e compositor alemão Frederik Stock (1872-1942), segundo director musical da Chicago Symphony Orchestra, que serviu durante 37 anos até à sua morte em 1942, a "Nona" é “uma obra dedicada a toda a humanidade. Abrangendo todas as fases da emoção humana, monumental no âmbito e no traçado, colossal na sua compreensão intelectual e eloquência emocional, a Nona permanece até hoje como a maior de todas as sinfonias”.

#496

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Scherzo posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Scherzo:

  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share

Our Story

O programa pretende sensibilizar os ouvintes para a temática da música clássica, através de uma linguagem informal. Pretende-se fornecer um referencial de conhecimentos para que todos possam apreciar a música erudita, através da biografia e das obras mais conhecidas dos grandes génios da música clássica.

The program aims to raise listeners awareness of classical music through informal language. It intends to provide a framework of knowledge so that everyone can enjoy classical music through the biography and best known works of the great geniuses of classical music.