08/03/2021
FERNANDO SAMUEL PEQUENINO
Kuito, Bié, Angola.
Fernando Samuel Pequenino nascido aos 12 de Setembro de 1948 em Maxixe, Moçambique, filho de pai sul-africano e mãe angolana. Faleceu no Kuito aos 9 de Junho de 2015.
Aos 9 anos de idade ingressou no Seminário Menor do Chinavane, onde concluiu o 5.º ano. Depois do Propedêutico foi admitido no Seminário Maior onde fez a Filosofia e o 3.º ano de Teologia. Entre 1965 e 1969 licenciou-se em Filosofia e Sociologia em Roma. Fez Pós-Graduação e Mestrado em Psicologia Aplicada à Educação, e Doutoramento em Filosofia Tomista, na Anglicana. Passou a residir em Angola desde 1980.
O seu percurso académico fez de si um utilizador exímio das letras e das ideias, o que o levou a embrenhar pelo caminho da docência, da literatura e da política.
Como incontornável docente, leccionou em todas as escolas mais conceituadas no Kuito e no Huambo, incluindo os magistérios primários, os INE, e os ISCED, tendo sido responsável pela formação de uma considerável franja da consciência angolana, leccionando conteúdos de história, psicologia, sociologia, filosofia, língua latina e portuguesa.
Subsequentemente, entre 1985 e 1999 exerceu o cargo de Delegado Provincial do Bié da Educação.
No domínio literário, é de realçar a fortuita aliança com a editora literária Australivros, que resultou na publicação de vários livros do autor. Assim, publicou vários trabalhos, entre ensaios, críticas, estórias, romances, relatórios e muitos outros. Nomeiam-se dos seguintes livros publicados:
A Grande Caminhada, Esteve em Chamas o Kuito, o Guerrilheiro, Lança Ardente, A Comadre.
Doutor Pequenino foi militante activo, carismático e exemplar do MPLA, deixando indelével a sua militância pelo país, e na província do Bié em particular, onde desempenho o cargo de Coordenador do CDA.