São Paulo Antiga a Atualmente

  • Home
  • São Paulo Antiga a Atualmente

São Paulo Antiga a Atualmente Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from São Paulo Antiga a Atualmente, News & Media Website, .

05/05/2024

SP - Comparativa de fotos Década de 1940-2021
Bairro São Miguel Paulista.

Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, antiga Praça Campos Sales. Popularmente conhecida como Praça do Forró, esquina com Avenida São Miguel.

Comparativa em ângulos parecido.

28/04/2024
07/04/2024

Vídeo para honrar e perpetuar a memória da Princesa Isabel, a Redentora, exemplo de brasileira, figura ímpar, modelo de governante, católica, extremamente de...

07/04/2024

VISITA A ANTIGO PALÁCIO DE DOM PEDRO CIDADE DE ITAPURA SP, PRÉDIO ABANDONADO, PODERIA SER REVITALIZADO OU TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

07/04/2024

Alguém Lembra?
Década de 50/60/70 - Leite puríssimo que era deixado em frente a nossa porta pelo leiteiro e ninguem mexia.

07/04/2024

RIO TAMANDUATEÍ - 1890

Rio Tamanduateí, na Várzea do Carmo, atual Parque Dom Pedro II.
Tamanduateí, em tupi, quer dizer "rio de muitas voltas". O curso original do rio Tamanduateí explica esse nome.

Onde atualmente se encontram a avenida São João e o vale do Anhangabaú, por exemplo, o Tamanduateí fazia uma curva de sete voltas antes de se encontrar com o seu afluente mais importante, o Anhangabaú (o rio do mau espírito).

O rio Tamanduateí nasce na Serra do Mar e desagua no Tietê. Sua bacia hidrográfica possui 320 km2.
Seu principal afluente era o Rio Anhangabaú. Esses rios jazem hoje sob a cidade junto com a cultura indígena que os denominou.

Não que fosse possível urbanizar São Paulo sem interferir na sua rede hidrográfica. Mas outras vias de interferência eram possíveis e talvez até mais plausíveis.

07/04/2024
07/04/2024

Airton Senna dando suas primeiras pedaladas na frente de sua casa no bairro de Santana.

07/04/2024

Estadio Pacaembú....

07/04/2024

QUADRO DA INAUGURAÇÃO DA AV. PAULISTA

No dia 8 de Dezembro de 1891, foi inaugurada Avenida Paulista, que recebeu este nome em homenagem aos Paulistas e Paulistanos.

Esses vieram ao longo do começo do século, construções de famílias da elite, sempre ocupando lotes amplos. As primeiras casas foram construídas com dinheiro da agricultura e comércio: negociantes, novos-ricos, recém chegados de famílias europeias, fazendeiros de café.

A tela retrata não só a Avenida Paulista, como também outras importantes ruas da região, terrenos vazios, plantas, árvores e pessoas circulando, principalmente a cavalo ou dentro de carruagens. As figuras representadas são de classes mais altas da sociedade paulista da época.

Bem no centro da obra, Jules Martin retratou uma larga e comprida via de terra batida, que percorre o quadro até a sua linha do horizonte. De ambos os lados da avenida, existem terrenos vazios, que chamam atenção por sua nivelação plana, que é quebrada após alguns metros por descidas. Cada um dos lotes é circundado por cercas e separado dos outros por ruas menores.

No primeiro terreno, do lado esquerdo, é possível ler "Avenida Paulista" assinalado em uma placa. No lote imediatamente a frente, uma árvore lança sombras sobre um grupo de pessoas reunidas em volta de uma mesa na calçada. Sobre o móvel, encontram-se lanches e doces.

Pelo local, andam homens e mulheres bem vestidos, provenientes das classes mais abastadas da cidade, que seriam as pessoas que frequentariam a avenida, como o programado pelo seu engenheiro, Joaquim Eugênio de Lima.

Na tela, muitos personagens também circulam através de bondes e carruagens puxados por cavalos e até de bicicleta. Abaixo, do lado direito da tela, um dos bondes atravessa a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Ao fundo, do lado esquerdo, um conjunto de árvores é visto. Este lote, mais tarde, seria transformado no Parque Trianon.

Na época da produção desta pintura, a Avenida Paulista ainda era de terra. Somente em 1900, a via passou por um processo de pavimentação com macadame. Outro elemento interessante da imagem são os bondes. Na tela, estes veículos são puxados por cavalos e seguem uma delimitação no chão. Entretanto, a versão elétrica só seria instalada na Paulista nove anos depois.

Do lado esquerdo, ao fundo, a vegetação natural foi deixada, formando um conjunto de árvores. O lote funcionava como um parque, que atendia pelo nome de Paul Villon, e mais tarde seria transformado no atual Parque Trianon.

A partir da pintura, é possível notar a falta de residências e outras estruturas, como um sistema de água ou esgoto. Isso revela o caráter descontraído da Avenida Paulista da época. Essas estruturas só começaram a ser construídas na região em 1894. Até lá, a rua era considerada um destino de veraneio ou passeio, somente com casas que funcionavam como segundas residências.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Autor do Quadro: Jules Martin
Data: 1891
Gênero: pintura histórica
Técnica: aquarela
Dimensões: 45,5 centímetro x 66,9 centímetro
Localização: Museu do Ipiranga

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when São Paulo Antiga a Atualmente posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share