27/01/2026
VEM LER‼️
AGT PREVÊ GASTAR 5 MILHÕES KZ PARA A COMPRA DE 9 BOTIJAS QUE NA VERDADE CUSTAM MENOS DE 400 MIL
A Administração Geral Tributária (AGT) pretende gastar cerca de 5 milhões de kwanzas na compra de nove botijas de gás butano de 12 kg, segundo dados analisados pelo Polígrafo África. A aquisição está prevista num documento assinado a 13 de Janeiro de 2026 e será feita por contratação simplificada, também conhecida como ajuste directo, conforme o Plano Anual de Contratação (PAC).
De acordo com o mesmo documento, cada botija teria um custo médio de 555 mil kwanzas, o que levanta dúvidas, já que ao preço oficial da Sonagás, subsidiária da Sonangol responsável pela venda do gás, cada unidade de 12 kg custa 43.687 kwanzas. Nesse valor, as nove botijas não ultrapassariam 393,1 mil kwanzas.
Mesmo no mercado informal, onde os preços variam entre 55 mil e 60 mil kwanzas por botija, a compra de nove unidades ficaria abaixo dos 540 mil kwanzas. Ainda assim, a AGT prevê desembolsar quase dez vezes mais.
Segundo o Polígrafo África, com os 5 milhões de kwanzas previstos seria possível adquirir cerca de 115 botijas ao preço oficial, que poderiam abastecer o 1.º Serviço Regional Tributário, que abrange as províncias de Cabinda e Zaire.
O documento, com 28 páginas, revela ainda que, em 2026, a AGT estima gastar 209,6 mil milhões de kwanzas em contratações públicas, a maioria por ajuste directo. Os números voltam a colocar em causa os critérios de economicidade e transparência nas despesas do Estado.