13/07/2024
Fruto do nosso comprometimento e engajamento para com a cultura angolana e não só, a Revista Ouro's fez uma viagem guiada à província de Benguela para trazer-vos um talento local àquela circunscrição geográfica situada no oeste do nosso país, IVANDRA CAXAREL
Actualmente um dos nomes mais sonantes circunscrito a vertente Rap na província de Benguela, Ivandra Caxarel é apontada como uma certeza no Hip Hop em Angola. A rapper passou a manifestar a sua veia artística aos 16 anos de idade, exercendo a sua criatividade em rodas de freestyle na sua cidade natal, Lobito; isso em 2018.
Ivandra conta com várias músicas soltas, repletas de muito skill, que cimentaram o seu nome nas ruas, sobretudo após o lançamento do seu EP intitulado “Mina D’Ouro”, que veio confirmar o estatuto e talento da artista que, muita vezes, é concatenada com a figura daquela a quem ela tem como a sua fonte de inspiração, Eva Rap Diva.
Segundo fontes próximas, em 2022 Ivandra foi uma das artista com mais aparições em shows na cidade de Benguela, facto esse que deixou inquietado os seus colegas de arte. A artista vem trabalhando de forma interrupta e progressiva, que segundo a mesma, actualmente já conta com mais de 100 músicas gravadas e que as mesmas poderão ser viabilizadas em seus futuros projectos.
No dia 25 de março do ano corrente, o renomado produtor musical angolano, Dj Sipoda, organizou um cypher alusivo ao Mês da Mulher para impulsionar o Rap feminino, onde a rapper Ivandra Caxarel foi uma das mais destacadas do projecto, avaliação essa proveniente de internautas que estiveram em contacto com o referido projecto.
Depois da sua apresentação no showcase do MC Latente, Ivandra Caxarel foi oficializada como membro da produtora Cartel Music, tendo uma prestação que cativou a atenção do agente da referida produtora, sediada na cidade do Lobito, em que a mesma é afilhada até aos dias de hoje.
O talento de Ivandra não passa despercebido até aos olhos dos grandes, tanto que a mesma já foi congratulada por uma das figuras mais imprescindíveis do music hall angolano, NGA, frisando este que a mesma será o futuro do Rap feminino em Angola.
Actualmente estudante de Gestão Empresarial pela Universidade Lusíadas de Angola, Ivandra tonifica de forma incessante a outros jovens artistas a trilharem também o caminho da formação académica, para que possam aprimorar as suas valências com conhecimentos técnicos em função da arte que fazem, pois, ela acredita que a arte é uma ciência de “regras sem regras”. A artista é também uma jovem empreendedora.
Ivandra almeja, com a música, ser conhecida a nível nacional e internacional, e realça ainda que gostaria de poder ajudar outras raparigas talentosas com poucos recursos para seguirem os seus sonhos.
Ouros de Angola