07/01/2026
🗣José Mourinho: "Quando enfrentei o Barcelona em 2006, enquanto eu era treinador do Chelsea, Messi foi titular porque Eto'o estava lesionado."
Nos treinos, designei Terry e Carvalho para marcá-lo, mas Terry disse: 'Por que dois? Temos que marcar o Ronaldinho; ele é a principal ameaça, mas o Messi não é perigoso.' Eu sorri e disse: 'O Messi é melhor que o Ronaldinho, meu amigo.' Terry ficou surpreso ao me ouvir dizer isso, mas eu sabia que Messi era um talento excepcional. Honestamente, ele só precisava ser liberado, e Frank Rijkaard não fez isso.
Eu gostaria de ter estado no lugar dele para revelar esse talento, mas com a chegada de Guardiola, Messi realmente emergiu — não por causa de treinamento ou algo do tipo, mas por causa da confiança que Pep depositou nele e do papel que lhe deu. Não podemos negar que Messi nunca precisou de um técnico em termos de talento, mas do ponto de vista moral, Pep foi o motivo pelo qual ele despertou a fera dentro dele, e foi isso que fez a Europa sofrer por anos.