
20/09/2025
O que antes foi uma ficção científica, hoje é uma realidade na Suécia. Desde 2015, milhares de pessoas optaram por implantar microchips subcutâneos — minúsculos dispositivos do tamanho de um grão de arroz colocados entre o polegar e o indicador.
Como funciona?
Os chips utilizam tecnologia NFC (Near Field Communication), a mesma presente em cartões de transporte e pagamentos por aproximação. Isso permite que sejam usados para abrir portas, liberar catracas de metrô, acessar academias, armazenar bilhetes de eventos e até realizar pagamentos em lojas.
Em 2015 os primeiros suecos testam a novidade em eventos de tecnologia, hoje, a prática continua crescendo, especialmente entre jovens e profissionais que buscam praticidade e querem se livrar de cartões, senhas e chaves.
Suécia é referência em inovações digitais, daí o motivo de ser o país com um grande pico de tendências ligadas a tecnologia moderna.
Como é natural, enquanto outros veem como pura conveniência, outros nem por isso.
Para os suecos, abrir a porta de casa, pagar o transporte ou compartilhar Informações através de um chip implantado na mão, não é uma novidade, enquanto que para a maioria das pessoas no mundo desconhecem a tecnologia.