18/07/2025
"MASU GANG"
_Final da tour CONSISTÊNCIA_
Abril-Junho 2025
NOTA PÚBLICA DE AGRADECIMENTO:
OBS: É uma pena, esta nova geração pouco lê, ou melhor, na sua generalidade, nós os novos angolanos pouco lemos...
Em primeiro lugar agradecemos a DEUS pela força e resiliência no trabalho, num espaço onde nos encontramos ainda a construir um mercado comercial artístico.
Iniciamos a _tour_ CONSISTÊNCIA com a banda MASU GANG em Abril do corrente ano, rodamos em quase todas as casas de entretenimento comercialmente relevantes dos municípios de Benguela e do Lobito, tais como no Ligeiro's, Sítio da Voinha, Alkamal Praia, A Chilaca, Magestic, etc. Rodamos também em programas radiofónicos e _podcasts_ interativos na Internet.
Em final de Junho, para fecharmos a _tour_, em casa (Café Cultura da OFICINA ARTESANAL), a MASU GANG consagrou-se brilhante, como sendo uma das bandas de _RAP_ mais evidentes e mediática da cena actual do movimento cultural em Benguela, destacando-se singular em palco e nas intenções públicas, com um "brutal" concerto acústico de carácter intimista, de final da " _tour_ CONSISTÊNCIA", isto no dia 28 do passado mês de Junho, acompanhada com a banda "ACUSTICAMENTE", resultando num evento reservado e magnífico.
A actividade contou com a participação especial do _rapper_ Viruz504 da banda de _RAP_ da _oldschool_ MC POWER, com os músicos Júnior Lisboa, Wayci, vindos de Luanda, e com o Dj Tonton (um museum clássico do movimento _RAP_ BG), a apresentação esteve a cargo do radislista da rádio Benguela, Avelino Buena, e também puderam contar com a presença de um público maravilhoso, entre fãs da banda, amigos, familiares e colegas do ramo artístico do nosso mosaico cultural ombakense, como Jó Delgas (artista plástico), Crisóstomo Tiago (presidente da associação provincial dos amantes da dança de salão), etc.
_"A cultura somos todos nós num todo, é para todos e faz-se com todos, como identidade única e característica da nossa gente"..._
Entretanto, o agradecimento é extensivo aos nossos parceiros directos e indirectos, a media convencional e alternativa presente, e os que nos ajudaram na divulgação deste périplo por Benguela, nomeadamente a Toty Produções, BEM TV (na pessoa do Dj Changai e Cidad Tatto), EPANDY TV, Edições Novembro/Jornal de Angola em Benguela (nunca nos deixam ficar mal na fotografia, num abraço pró desenvolvimento e firmação da cultura de Angola), ao programa Lirical Cidade da rádio Lobito e a rádio Benguela, como sempre impar, só gratidão (ao director Gilceu de Almeida, Didier Silva, Paulo Stone, Lena Sebastião, Ulisses Lima MCM, Miguel Páscoa, Avelino Buena, José Contreiras Bumba, Dj Kinito Neves, Guga, muito obrigado).
A produção esteve a cargo da "Disciplina Project (Eventos Improváveis), uma das marcas da empresa "IMPERIUS NOVA VIDA", liderada pelo _rapper_ PM Lirical.
A MASU GANG iniciou-se no ano 2024, e desde então, como grupo, empenharam-se em fazer música pela produtora MASU STUDIOS, na qual Marilson Pacheco aka MP é o responsável _MOR_ da gravadora/editora _indie_ . O nome MASU GANG é consequência do projeto "Merry Christmas hip hop" edição Benguela. Tratou-se de uma compilação da MASU STUDIOS levada a cabo por Marilson Pacheco, em que teve a primeira edição em Luanda, por via da produtora "Kontrolo de Kualidade", e contou com a participação de artistas como Drunk Master, Tiguilson, Mono Stereo, Xtratega e outros.
Na edição de Benguela, o projeto MCHH teve três faixas inéditas e contou com três vídeoclipes. O projeto foi inteiramente produzido, gravado e filmado em Benguela, sendo apontado como o primeiro projecto da produtora, que para além dos artistas que compõe hoje a MASU GANG, contou também com a participação de Mano Duplo, Aramel John, Leonel Juse, e de artistas de Luanda, Kadjex, M Pontes e outros, contemplando assim o exercício de intercâmbio artístico-musical, uma das formas da pluralidade geográfica e sem limites da banda. Neste projecto, a sinergia entre Marilson Pacheco, Olinto Drazy, Velinho Garcia, Pacifico, Ivan Jorge e Clássico, agudizou-se e avançaram para o projeto "1 de Abril", uma obra que contemplou cinco faixas musicais, quatro vídeoclips e um _visualizer_ . O projeto contou ainda, com as participações de Júnior Lisboa, Safranny e WayCi Valter como produtor e músico. "1 de Abril" foi o segundo projeto da produtora, tendo sido lançado no dia 1 de Abril de 2023, onde constam os sucessos "É mentira", "Gestoras", "Love Song", "Vida do outro" e outros.
O sincronismo ficou mais alinhado após estes trabalhos, daí surgiu a ideia de efectivamente a MASU STUDIOS assumir a formação de um grupo, este denominou-se MASU GANG, criaram também a banda "ACUSTICAMENTE", agregando Manuel Capeia (guitarrista), Tximba (teclista) e Dixon Beat (beat maker).
Em 2024, a MASU GANG lançou o EP "SONHOS NÃO CABEM EM GAVETAS" (sigla SNCG), cinco faixas, um intro e cinco vídeoclipes. Gravado e produzido no STUDIO da MASU, filmado inteiramente na província de Benguela, as filmagens contemplam zonas como caputo, compão e outras zonas. O lançamento oficial e a apresentação do EP, foi apresentado no dia 5 de Outubro de 2023 no "Café Cultura" da Oficina Artesanal (centro de artes e cultura de Benguela). Não obstante da agenda em prol de divulgar a EP SNCG, o grupo empenhou-se em estudio com produtores como Dixon Beats e New Deal, na perspectiva de abraçar dois projetos, um com cada um dos produtores.
Brevemente, novo projecto dos já conhecidos como _"viciados em fazer acontecer"_ em Benguela, MASU GANG, não é apnas um simples grupo de _RAP_, é um colectivo singular, compromissado com a diversidade e com a causa do desenvolvimento cultural em Angola.
Texto por: IMPERIUS NOVA VIDA ©️®️2025
Benguela, aos 16 de Julho de 2025.