01/10/2025
Hoje celebramos o Dia Mundial da Música! 🎶
No PROCULTURA, acreditamos no poder da música como motor de criatividade, encontro e desenvolvimento. E, neste dia de celebração, convidamo-lo a viajar connosco pelos seis países PALOP-TL, destacando um projeto musical que apoiamos em cada um deles.
🇦🇴 Angola
O projeto “Fazer acontecer a música. Música para todos!”, da Cdm - Benguela, oferece formação artística e profissional em música a crianças e jovens de todos os níveis socioeconómicos. Para que os seus talentos se transformem em oportunidades de trabalho!
🇨🇻 Cabo Verde
O projeto “CIMBOA – Património para o Desenvolvimento Sustentável”, do
IPC - Instituto do Património Cultural, tem procurado promover a valorização e o ensino da Cimboa, reforçando o compromisso com a salvaguarda deste instrumento musical (que é Património Cultural Imaterial Nacional) e com a educação artística nas comunidades.
🇬🇼 Guiné-Bissau
Com a “Escola de Ensino Tradicional de Cora”, o músico Nino Galissa ambiciona formar uma nova geração de tocadores de cora (democratizando o acesso ao instrumento) e fomentar a fruição da música da cora no público em geral.
🇲🇿 Moçambique
O polo de criação artística “VASIKATE”, da Nzango Artist Residency, promoveu um programa de intercâmbio musical entre países lusófonos, com foco na promoção de mulheres artistas. Realizou quatro residências artísticas para artistas moçambicanas em parceria com uma artista de outro país de língua portuguesa, nomeadamente do Brasil (📸 a cantora e compositora Josyara, na imagem), da Guiné-Bissau, de Angola e de Cabo Verde.
🇸🇹 São Tomé e Príncipe
O Rizoma teve como grande objetivo promover o setor da música e das artes cénicas como potenciadores da economia e da educação, mas também divulgar a cultura musical dos PALOP-TL como meio de promoção do multiculturalismo e inclusão social. Em São Tomé e Príncipe, com a Fundação da Criança e da Juventude - S. Tomé e Príncipe, fundou a primeira orquestra social do país.
🇹🇱 Timor-Leste
Com o projeto “CONTENTOR TAIS – Contentor multiusos”, a Nekark Entertainment pretende criar um espaço cultural multifuncional destinado à promoção da arte, da música, do empreendedorismo e da economia criativa. Este espaço inovador não só funcionará como sala de ensaios, mas também como estúdio de produção musical e palco para eventos culturais.
✨ Viva a música, viva a cultura!
—
O PROCULTURA, promoção do emprego nas atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste, é uma ação do programa PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
União Europeia em Moçambique Camões, I.P. Palop-TL e a UE Fundação Calouste Gulbenkian União Europeia em Angola / European Union in Angola Camões Angola - Cooperação, Cultura e Língua UE em Cabo Verde Centro Cultural Português Praia União Europeia na Guiné-Bissau Camões - Centro de Língua Portuguesa em Bissau Camões - Centro Cultural Português em Maputo Union européenne au Gabon Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe União Europeia em Timor-Leste Cooperação Portuguesa Timor-Leste