12/06/2026
SE A ÁFRICA DO SUL JOGAR SOZINHA, APOIO O ESTÁDIO”: AFRICANOS VIRAM COSTAS AOS BAFANA BAFANA
Nem sempre uma seleção africana consegue contar com o apoio de toda a África. O duelo entre África do Sul e México, disputado ontem na Copa do Mundo, provou exatamente isso.
Enquanto a lógica apontava para uma onda de apoio continental à equipa sul-africana, as redes sociais contaram uma história diferente. Milhões de africanos declararam simpatia pelo México, numa reação alimentada por memórias de episódios de xenofobia que marcaram a imagem da África do Sul junto de muitos cidadãos de outros países africanos.
Vídeos antigos e relatos de expulsões e agressões contra imigrantes africanos voltaram a circular nas plataformas digitais, transformando um simples jogo de futebol num debate sobre solidariedade, respeito e identidade africana.
Entre os milhares de comentários, um internauta resumiu o sentimento de muitos utilizadores com uma frase que rapidamente ganhou destaque: “Se a África do Sul jogar sozinha no campo, eu vou apoiar o estádio.”
A declaração, carregada de ironia, tornou-se símbolo do descontentamento de parte dos africanos que consideram que a solidariedade continental deve ser acompanhada por respeito e união entre os povos africanos.
O resultado foi um fenómeno raro: uma seleção africana viu parte do continente torcer pelo adversário. O México acabou por conquistar não apenas adeptos mexicanos, mas também uma inesperada legião de simpatizantes africanos.
Ontem, o apito final encerrou o jogo. Mas a discussão continua aberta: a irmandade africana deve ser automática ou precisa ser construída todos os dias através das ações de cada país?
A Copa do Mundo passou a mensagem. Em África, nem sempre a geografia decide a adeptos.
Por; Redação ONEzoom