30/07/2025
Quando mais jovem, ainda na vizinha republica sul Africana, enquanto estudante olhava para os nacionais que se manifestavam por várias razões sociais, e você olhava para a facilidade de mobilidade daquele povo, o acesso a alimentação e outros serviços, mas aí você via eles quase sempre que tivesse alguma sessão parlamentar, muitos deles se reuniam defronte o parlamento, alguns até mesmo chegaram a queimar comboios e meter fogo pela cidade. Eu dizia, qual é a lógica disso se de onde eu venho tudo quanto encontrei aqui é uma realidade totalmente diferente e se calhar 4x melhor que o meu país em termos.... Mas hoje tenho consciência do porquê aquele gente fazia tal acção, é que por mais situações que o país esteja vivendo não se pode ignorar o grito de 10 pessoas ao mesmo tempo, na vida cotidiana é sinal de perigo ⚡, se você ignorar então vais mesmo arcar as consequências.
Chegamos em uma fase em que é preciso deixar de lado as cores e lados que cada um escolheu fazer parte, não podemos ser tão insensíveis ao ponto de ignorar tudo que vivemos nestes 2 últimos dias em Angola ( Luanda), muitas destas situações não vi no telefone, estou mesmo no centro de algumas zonas de alta tensão ( Cazenga), então não vamos normalizar o que vivemos e nem vamos dizer que está certo oque uma boa parte fez, vandalizar carros pessoais, lojas que não foi o governo quem lá meteu , foi o suor de um irmão Angolano que ralou anos para ter e dar oportunidade de emprego a outro angolano isso não podemos normalizar; o roubo de comida nos variados supermercados e consequentemente a sua vandalização,deixando assim mais gentes desempregadas isso não vamos normalizar.
Era preciso alguma acção para que a situação tivesse controle sim, era necessário; mas não ao ponto de alvejar pessoas que só estão de passagem, dói muito a perda desta senhora, inocente, vão dizer que a população fez pior, sim fez, mas quem foi o culpado disso? É preciso ouvir mais as pessoas, a arrogância não determina sucesso, até porque é a humildade que sempre te eleva, ignorar o grito e sufoco das pessoas durante muito tempo levou o país a este episódio, estamos todos a sofrer diga-se a verdade, trabalhamos e mal conseguimos comprar comida para meter em casa, lutamos a torta e direita para conseguir empreender mas as taxas com a AGT nos faz desistir.... Estamos sufocados no nosso próprio território, não normalizem o número de emigrantes angolanos no exterior, deveríamos nos perguntar porque razão? A 15 anos éramos os turistas e estudantes mais respeitados pela disporá e hoje? Somos obrigados a viver apertados só para pagar um pouco na renda e conseguir estudar para se qualificar e talvez não voltar mais em Angola, temos refletir nisto.
Sinceramente é um sentimento de vergonha e tristeza ao mesmo tempo, pois os meus amigos estão a me dizer , oh Eng. O teu país está de patas para o ar😂, é engraçado, sim porque prefiro rir para não chorar...
Angolano segue em frente, o teu caminho é só um... Está música trás recordações amargas para mim, vi partir muita gente próxima, e nestes dias a sensação foi igual.
Chega..... 🤔😭
Ouvem o nosso clamor, estamos sufocados, o dinheiro que temos mal dá pra comer e nem pagar a saúde que agente desgasta trabalhando duro para ajudar a desenvolver este país. Precisamos mais, sim , nós merecemos mais..
Sou Angolano, e mereço viver com dignidade, só queremos viver com dignidade 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Assim como vocês, também temos filhos e familias, que todos dias muitos não têm o que comer.
É Com o coração destroçado que escrevo isto, para pedir aos nossos governantes que façam alguma coisa urgente, porque estamos com os fios no pescoço pronto a soltar a cadeira 🇦🇴😭
Estamos cansado 😫