23/06/2025
DISCURSO DO DIRECTOR DO GABINETE PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO DO BENGO, EXCELÊNCIA MANUEL FERNANDO "KURIZEMBA", NA SESSÃO DE ABERTURA DO CICLO DE DEFESAS DOS PRIMEIROS FINALISTAS DO IPAG-BENGO
Ilustre Isaac Capemba Gonçalo, Director do Instituto Politécnico de Administração e Gestão do Bengo;
Prezados Chefes de Departamentos do Gabinete Provincial da Educação;
Respeitáveis Professores;
Caros Estudantes e todo Protocolo observado;
Hoje é o dia que f**a marcado na história desta instituição, que orgulhosamente ergue as suas portas para celebrar a coragem, a resiliência e a determinação de cada um de um de nós, por se tratar do primeiro dia em que começa a aplicação da Prova de Aptidão Profissional aos primeiros Finalistas do IPAG-Bengo.
Permitam-me, em primeira instância, dirigir uma palavra de gratidão a todos aqueles que com suor, visão e uma fé inabalável, tornaram possível esta casa do saber.
Gratidão aos Professores, que têm servido como verdadeiros artesãos do conhecimento, moldando mentes, desafiando certezas e abrindo caminhos para o saber, que é, sem sombras de dúvidas, o fim último da Instituição Escola.
Gratidão de modo igual às famílias, que suportam as noites de estudo, os sacrifícios financeiros e as ausências inevitáveis, pois, nenhum sucesso individual é fruto apenas de uma vontade solitária.
Caros Finalistas, neste dia tão simbólico, não reunimos apenas para atestar vossas competências académicas, mas acima de tudo, para afirmar diante da nação, que essa geração não se resigna e que são capazes de levantar a voz contra a mediocridade, lutar contra as desigualdades e de construir pontes onde antes se erguiam muros.
O IPAG-Bengo, ao lançar os seus primeiros Finalistas, não se limita em lançar novos profissionais no mercado de trabalho, lança, antes disso, transformadores sociais e cidadãos conscientes do seu papel, numa sociedade que clama por Justiça, Ética e Progresso.
Reconheço, vosso percurso não foi fácil. Enfrentaram limitações financeiras, percorreram longas distâncias. Alguns, inclusive, deixaram suas famílias e equilibraram estudo e trabalho. Entretanto, esta é a prova viva de que a nossa nação é forjada por jovens que não desistem, pessoas que acreditam na máxima de Nelson Mandela, a qual cito: " A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo."
Vivemos tempos desafiadores, enfrentamos crises económicas, tensões políticas, desigualdades persistentes, que a solução não pode estar afunilada ao Governo. Pois, é exactamente neste momento em que surgem as grandes reflexões para a solução. Por isso, o meu apelo é que cada um de vós, onde quer que esteja daqui em diante - num Escritório de Contabilidade, numa Empresa ou Instituição Públicas ou Privada - seja um agente de mudança, um exemplo de integridade e fonte de inspiração.
Hoje celebramos o fim, mas ao mesmo tempo o começo, pois não carregais apenas o Diploma, mas também a responsabilidade de fazer jus ao nome IPAG. Que cada vitória possa reflectir a esta instituição. E que cada acção faça ecoar por todo país que a Educação é sim a maior esperança para a transformação.
Finalmente, aproveito saudar a todos e manifestar a minha satisfação em poder testemunhar esse momento sublime que há quatro anos foi um sonho e hoje é tornado numa realidade.
Com essas palavras, declaro aberto o Ciclo de Aplicação da Prova de Aptidão Profissional do IPAG-BENGO.
Muito obrigado!
Vamos à luta!
BENGO -POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!
CCII - MUDAMOS POR SI!