Gabinete Provincial da Educação do Bengo

Gabinete Provincial da Educação do Bengo Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Gabinete Provincial da Educação do Bengo, Agência de comunicação social, Rua Direita de Caxito, Caxito.

Nosso objetivo é permitir que por intermédio deste canal ou página, os nossos seguidores e demais internautas estejam informados em tempo recorde sobre o funcionamento e desenvolvimento do sector educativo na Província do Bengo.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES NO INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO BENGO O Instituto Médio Politécnico do Bengo n.° 396, inst...
01/08/2025

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES NO INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO BENGO

O Instituto Médio Politécnico do Bengo n.° 396, instituição de cariz Técnico-Profissional localizada na comuna das Mabubas, que tem a sua acção educativa assente nos pilares da ética, responsabilidade e rigor para a formação do homem novo, informa ao público que estão abertas as inscrições para admissão de novos estudantes para o Ano Lectivo 2025/2026.

Para a realização deste processo, os potenciais candidatos aos Cursos Técnicos de Informática, Manutenção Industrial, Energias e Instalações Eléctricas, Energias Renováveis e Obras e Construção Civil deverão fazer-se acompanhar das cópias coloridas do Certif**ado de Habilitações Literárias do I Ciclo do Ensino Secundário e do Bilhete de Identidade; duas (2) fotografias do tipo passe e uma capa mica.

A inscrição é válida somente com a presença do candidato e tem o custo de 1.000,00kzs, sendo paga pela Referência Única de Pagamento ao Estado - RUPE - e será realizado no intervalo de 30 de Julho a 05 de Agosto.

Portanto, não perca mais tempo, dissipe a reticência que o inquieta dirigindo-se ao Instituto Médio Politécnico do Bengo no período adiantado e realize o seu sonho académico de ser parte integrante de uma Instituição Técnica Profissional.

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E ANÁLISES CLÍNICAS ESTARÃO DESCONTINUADOS A PARTIR DO ANO LECTIVO 2025/2026Com base o Dec...
23/07/2025

CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E ANÁLISES CLÍNICAS ESTARÃO DESCONTINUADOS A PARTIR DO ANO LECTIVO 2025/2026

Com base o Decreto Executivo Conjunto n.° 01 de 23 de Junho de 2025, a partir do Ano Lectivo 2025/2026, os Cursos Técnicos Profissionais de Enfermagem e Análises Clínicas estarão descontinuados em todos os Institutos Técnicos de Saúde Público, Público-Privados e Privados, nas Províncias do Bengo, Benguela, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Icolo e Bengo, Luanda, Malanje, Namibe e Uíge, por um período de 5 anos.

A linha orientadora do Decreto clarif**a igualmente que os Institutos Técnicos de Saúde que leccionam sem ou com licenças caducadas estão proibidas de realizarem matrículas a partir do Ano Lectivo 2025/2026 e devem descontinuar os referidos cursos anualmente até a conclusão do ciclo formativo.

Esta medida, conforme alude o Decreto em questão, visa organizar e disciplinar o surgimento de Instituições Privadas de Formação de Técnicos das Áreas de Saúde, para a melhoria do processo educativo, da qualidade dos profissionais, bem como da prestação de assistência e cuidados de saúde à população de forma diferenciada, equitativa e huamanizada a todos os níveis, com foco para o asseguramento da sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde e adequação regular do Plano de Desenvolvimento dos Recursos Humanos em Saúde.

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

QUANTO MELHOR FOR O PRÉ-ESCOLAR, MAIS PREPARADO O ALUNO ENTRA AO ENSINO PRIMÁRIO E NAS CLASSES SUBSEQUENTES José Correia...
12/07/2025

QUANTO MELHOR FOR O PRÉ-ESCOLAR, MAIS PREPARADO O ALUNO ENTRA AO ENSINO PRIMÁRIO E NAS CLASSES SUBSEQUENTES

José Correia André, Chefe de Departamento de Ciências, Tecnologia e Inovação, que falava nesta sexta-feira, 11, em representação do Director do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, Manuel Fernando "Kurizemba", durante à Cerimónia de Encerramento do Ano Lectivo do Pré-Escolar no município do Panguila, alertou para a necessidade de se conferir estímulos às criança para que entrem no Pré-Escolar e cheguem ao Ensino Primário com um nível de preparação adequado, pois, quanto melhor for o Pré-Escolar, mais preparado o aluno insere-se no Ensino Primário e nas classes subsequentes.

José André destacou que em certo período da historiografia a frequência ou passagem ao referido subsistema era reservado à classe média-alta, por se tratar da franja social que maior acesso à informação possuía.

Entretanto, actualmente, o direito a uma Educação Pré-Escolar assume-se para todas as crianças e constitui-se na fórmula determinante para o início de um processo de educação. Como defesa desta afirmação, José André referiu que no presente Ano Lectivo existem mais de 9 Mil crianças a nível da província que terminaram com êxito o predito Subsistema de Ensino.

Este acto solene serviu para o Gabinete Provincial da Educação reflectir em torno do grau de aproveitamento do Ano Lectivo que finda, atendo-se simultaneamente aos objectivos centrais do Sector para o ano vindouro, tendo contado com a presença do Administrador Municipal Adjunto para Infraestruturas do Panguila, Agostinho Kilembeketa; e do Director Municipal da Educação da mesma circunscrição, Narciso Makyese Masala Francisco.

Fotografia: Cortesia da Direcção Municipal da Educação do Panguila!

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

ENCONTRO DE CONCERTAÇÃO SOBRE A 2.ª FASE DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO O Ministério da Educação, através do Projecto d...
09/07/2025

ENCONTRO DE CONCERTAÇÃO SOBRE A 2.ª FASE DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO

O Ministério da Educação, através do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), realizou nesta terça-feira, 08, em Luanda, um encontro de concertação para coordenar a implementação da segunda fase de expansão do Programa de Bolsas de Estudo.

A o encontro foi presidido pela Ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, e contou com a participação dos Directores dos Gabinetes Provinciais da Educação e Directores Municipais da Educação, bem como dos Administradores dos 104 municípios das 21 províncias do país.

Durante a sua intervenção, a titular da pasta da Educação destacou o papel estratégico do programa no combate ao abandono escolar, promovendo a permanência dos alunos no sistema de ensino, com especial atenção às raparigas.

A segunda fase do Programa de Bolsas de Estudo prevê beneficiar alunos das 7.ª, 8.ª e 9.ª classes do ensino público e público-privado (comparticipado); e estudantes do 1.º e 2.º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas.

Cada beneficiário receberá uma bolsa anual no valor de 35.000 Kz. Adicionalmente, alunas matriculadas pela primeira vez na 7.ª classe e aquelas que concluírem a 9.ª classe receberão um bónus no valor da bolsa. O programa inclui também incentivos financeiros destinados às famílias.

O PAT II contempla acções estruturantes no sector da educação, incluindo formação de professores e gestores escolares; reabilitação e construção de infraestruturas; produção de materiais didácticos e reforço do sistema de gestão da informação educacional.

Na sua fase inicial, o programa beneficiou cerca de 132 mil alunos em 19 municípios de 9 províncias. A segunda fase prevê a expansão para 104 municípios das 21 províncias, com a meta de alcançar mais de 440 mil novos estudantes.

Fonte: Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional do Ministério da Educação

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO.CCII - Comissão de Comunicação institucional e imprensa.
26/06/2025

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO.

CCII - Comissão de Comunicação institucional e imprensa.

EXAMES NACIONAIS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO GERAL JÁ DECORREM A NÍVEL NACIONAL Os Exames Nacionais para o II Ciclo do Ensi...
26/06/2025

EXAMES NACIONAIS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO GERAL JÁ DECORREM A NÍVEL NACIONAL

Os Exames Nacionais para o II Ciclo do Ensino Secundário Geral - 12.ª Classe - que tem por finalidade promover a justiça, a transparência, a uniformidade, a viabilidade dos processos de avaliação e a fiabilidade dos resultados, promovendo deste modo o cumprimento e desenvolvimento do Currículo Nacional, teve o início nesta quinta-feira, 26, em todo país.

Para o referido processo, cujo término está agendado para o dia 4 de Julho do ano em curso, a Província do Bengo conta com 53 turmas disponíveis para acomodar cerca de 1.178 alunos da 12.ª Classe.

É oportuno enfatizar que os Exames Nacionais são provas padronizadas, pertencentes à modalidade da avaliação externa das aprendizagens, realizadas para a conclusão do Ensino Primário, I e II Cico do Ensino Secundário Geral.

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

DISCURSO DO DIRECTOR DO GABINETE PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO DO BENGO, EXCELÊNCIA MANUEL FERNANDO "KURIZEMBA", NA SESSÃO DE A...
23/06/2025

DISCURSO DO DIRECTOR DO GABINETE PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO DO BENGO, EXCELÊNCIA MANUEL FERNANDO "KURIZEMBA", NA SESSÃO DE ABERTURA DO CICLO DE DEFESAS DOS PRIMEIROS FINALISTAS DO IPAG-BENGO

Ilustre Isaac Capemba Gonçalo, Director do Instituto Politécnico de Administração e Gestão do Bengo;
Prezados Chefes de Departamentos do Gabinete Provincial da Educação;
Respeitáveis Professores;
Caros Estudantes e todo Protocolo observado;

Hoje é o dia que f**a marcado na história desta instituição, que orgulhosamente ergue as suas portas para celebrar a coragem, a resiliência e a determinação de cada um de um de nós, por se tratar do primeiro dia em que começa a aplicação da Prova de Aptidão Profissional aos primeiros Finalistas do IPAG-Bengo.

Permitam-me, em primeira instância, dirigir uma palavra de gratidão a todos aqueles que com suor, visão e uma fé inabalável, tornaram possível esta casa do saber.

Gratidão aos Professores, que têm servido como verdadeiros artesãos do conhecimento, moldando mentes, desafiando certezas e abrindo caminhos para o saber, que é, sem sombras de dúvidas, o fim último da Instituição Escola.

Gratidão de modo igual às famílias, que suportam as noites de estudo, os sacrifícios financeiros e as ausências inevitáveis, pois, nenhum sucesso individual é fruto apenas de uma vontade solitária.

Caros Finalistas, neste dia tão simbólico, não reunimos apenas para atestar vossas competências académicas, mas acima de tudo, para afirmar diante da nação, que essa geração não se resigna e que são capazes de levantar a voz contra a mediocridade, lutar contra as desigualdades e de construir pontes onde antes se erguiam muros.

O IPAG-Bengo, ao lançar os seus primeiros Finalistas, não se limita em lançar novos profissionais no mercado de trabalho, lança, antes disso, transformadores sociais e cidadãos conscientes do seu papel, numa sociedade que clama por Justiça, Ética e Progresso.

Reconheço, vosso percurso não foi fácil. Enfrentaram limitações financeiras, percorreram longas distâncias. Alguns, inclusive, deixaram suas famílias e equilibraram estudo e trabalho. Entretanto, esta é a prova viva de que a nossa nação é forjada por jovens que não desistem, pessoas que acreditam na máxima de Nelson Mandela, a qual cito: " A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo."

Vivemos tempos desafiadores, enfrentamos crises económicas, tensões políticas, desigualdades persistentes, que a solução não pode estar afunilada ao Governo. Pois, é exactamente neste momento em que surgem as grandes reflexões para a solução. Por isso, o meu apelo é que cada um de vós, onde quer que esteja daqui em diante - num Escritório de Contabilidade, numa Empresa ou Instituição Públicas ou Privada - seja um agente de mudança, um exemplo de integridade e fonte de inspiração.

Hoje celebramos o fim, mas ao mesmo tempo o começo, pois não carregais apenas o Diploma, mas também a responsabilidade de fazer jus ao nome IPAG. Que cada vitória possa reflectir a esta instituição. E que cada acção faça ecoar por todo país que a Educação é sim a maior esperança para a transformação.

Finalmente, aproveito saudar a todos e manifestar a minha satisfação em poder testemunhar esse momento sublime que há quatro anos foi um sonho e hoje é tornado numa realidade.

Com essas palavras, declaro aberto o Ciclo de Aplicação da Prova de Aptidão Profissional do IPAG-BENGO.

Muito obrigado!

Vamos à luta!

BENGO -POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

CONVOCATÓRIA PARA OS ESTUDANTES DA 12.ª e 13.ª CLASSEA Direcção do Instituto Politécnico de Administração e Gestão do Be...
22/06/2025

CONVOCATÓRIA PARA OS ESTUDANTES DA 12.ª e 13.ª CLASSE

A Direcção do Instituto Politécnico de Administração e Gestão do Bengo tem a honra de convocar todos os estudantes da 12.ª e 13.ª classe, dos cursos de Administração e Autarquias Locais, Contabilidade e Gestão, Economia e Finanças Públicas e Estatística e Planeamento, para comparecerem pontualmente à Cerimónia Oficial de Abertura das Defesas de Aptidão Profissional, a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 23 de Junho, às 08h00, nas instalações do IPAG-Bengo.

A cerimónia será presidida pelo Excelentíssimo Director do Gabinete Provincial da Educação do Bengo, Dr. Manuel Fernando “Kurizemba”, e assinalará o início formal das apresentações públicas dos trabalhos de fim de curso.

A presença de todos os estudantes das classes supramencionadas é de carácter obrigatório, sendo o cumprimento rigoroso do horário estabelecido condição imprescindível para o êxito das sessões de defesas agendadas..

Informa-se, ainda, que a ausência injustif**ada do estudante acarretará consigo sanções de natureza disciplinar, aplicáveis no decurso da apresentação do Trabalho de Fim de Curso (para os estudantes finalistas) e na realização dos Exames da 12.ª Classe, previsto para o próximo dia 02 de Julho.

Os estudantes da 13.ª Classe, cujas defesas estão agendadas para a referida data - segunda-feira, 23 de Junho de 2025 - deverão comparecer exclusivamente no horário estipulado para a sua apresentação.

Contamos com a colaboração e o sentido de responsabilidade de todos para o êxito deste importante marco no percurso académico da nossa instituição.

Fonte: Comissão de Comunicação Institucional e Imprensa do IPAG-Bengo

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

MAIS DE 85 TÉCNICOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DOS DEMBOS N.° 442 SÃO COLOCADOS NO MERCADO DE TRABALHOProcedeu-se nesta qu...
13/06/2025

MAIS DE 85 TÉCNICOS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DOS DEMBOS N.° 442 SÃO COLOCADOS NO MERCADO DE TRABALHO

Procedeu-se nesta quinta-feira, 12 de Junho do ano em curso, o acto de Encerramento do Ciclo de Defesas da Prova de Aptidão Profissional (PAP) dos estudantes finalistas da 13.ª Classe dos Cursos Técnicos de Produção Vegetal, Recursos Florestais, Informática e Energia e Instalações Eléctricas, um evento que marca o término do período de apresentação, discussão e avaliação dos trabalhos dos Estudantes Finalistas, sendo que foi a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de formação técnica-profissinal conciliando, deste modo, a teoria com a prática.

O Acto de encerramento foi presidido pelo Dr. Sebastião Campos, Director do adiantado Instituto, que reconheceu a dedicação e o trabalho árduo dos alunos durante o processo de defesa, e encorajou os finalistas aos novos desafios que lhes esperam, visto que estão prontos para o mercado de trabalho. De igual modo exortou-os a pautarem no aperfeiçoamento das competências, abraçando no caso a continuidade na formação, tendo apelado aos pais e encarregados de Educação em apoiar e acompanharem minuciosamente o percurso académico dos seus educandos.

O Instituto lança no mercado de trabalho 91 Técnicos, sendo 13 Técnicos de Produção Vegetal, 9 Técnicos de Recursos Florestais, 40 Técnicos de Informática e 29 Técnicos de Energia e Instalações Eléctricas.

Fonte: INSTITUTO POLITÉCNICO DOS DEMBOS

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

12/06/2025

EXAMES NACIONAIS DECORREM A BOM RITMO NO MUNICÍPIO DE MUXALUANDO

REITOR DA EDUCAÇÃO ALOCA A SUA ATENÇÃO NA SUPERVISÃO DOS EXAMES NACIONAIS NO MUNICÍPIO DE MUXALUANDOO Gabinete Provincia...
12/06/2025

REITOR DA EDUCAÇÃO ALOCA A SUA ATENÇÃO NA SUPERVISÃO DOS EXAMES NACIONAIS NO MUNICÍPIO DE MUXALUANDO

O Gabinete Provincial da Educação continua concebendo a 3.ª Fase de Generalização dos Exames Nacionais como um pilar essencial para a mensuração da qualidade do Sistema de Ensino. Esta compreensão motivou a deslocação do Reitor do adiantado Gabinete (Manuel Fernando "Kurizemba"), ao Município de Muxaluando nesta quinta-feira, 12 de Junho, onde afincadamente supervisionou a qualidade do trabalho desenvolvido naquela parcela territorial.

Esta acção, com palco de realização nos Centros de Exames Comandante Bola do Povo e Diaguerra, representa o contributo do Gabinete Provincial da Educação para o alcance dos objectivos preconizados pelo Ministério da Educação, sobretudo no que a homogeneidade dos conteúdos e cumprimento do currículo nacional diz respeito.

BENGO - POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

CCII - MUDAMOS POR SI!

Endereço

Rua Direita De Caxito
Caxito

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 16:30
Terça-feira 08:00 - 16:30
Quarta-feira 08:00 - 16:30
Quinta-feira 08:00 - 16:30
Sexta-feira 08:00 - 16:30

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Gabinete Provincial da Educação do Bengo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar