04/11/2025
A BFA Gestão de Activos, especializada na gestão de fundos e carteiras de investimento, tornou-se, na última semana, a primeira Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo (SGOIC) em Angola a ser licenciada pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) para prestar serviços de Gestão Discricionária e de Património.
Segundo nota enviada nesta segunda-feira, 3, à E&M, o lançamento foi assinalado num evento que reuniu investidores institucionais e clientes de alto rendimento, com destaque para os executivos da gestora internacional Ninety One, incluindo Antoon de Klerk (Co-Head of Emerging Market Sovereign & FX) e Eino Emvula (Managing Director – Africa, ex South Africa), responsáveis por 160 mil milhões de dólares em activos.
Durante o discurso de abertura, Edna Mascarenhas, administradora executiva da CMC, destacou que a licença representa um passo importante para o fortalecimento do sector e para o aumento das opções disponíveis aos investidores.
Por sua vez, Rui Oliveira, presidente do Conselho Executivo da BFA Gestão de Activos, afirmou que a instituição não está apenas a acompanhar o ritmo do sector, mas a criar valor premium acrescentado para o investidor.
“A introdução destes novos serviços, bem como o lançamento do fundo BFAAM Emerging Income Fund, representa um marco significativo para o desenvolvimento do mercado financeiro angolano, permitindo que investidores particulares e institucionais tenham acesso a carteiras de investimento personalizadas (ao abrigo de parâmetros de risco/retorno pré-acordados), assessoria na gestão do património e produtos denominados em kwanzas com exposição a mercados internacionais, incluindo estratégias dos EUA, do Reino Unido e dos mercados emergentes, num quadro regulamentado”, lê-se na nota.
Especializada na gestão de fundos e carteiras de investimento, a BFA oferece soluções em renda fixa, acções e activos alternativos, consolidando-se, conforme nota citada, como referência no mercado financeiro angolano.