
07/08/2025
🇺🇲🇷🇺O governo da Rússia confirmou que Vladimir Putin se encontrará oficialmente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A data e o local da reunião já foi escolhida pelos dois países, mas ainda não foi divulgada. A expectativa é que o evento aconteça ainda nos próximos dias.
A sugestão de um encontro entre dos dois presidentes aconteceu na quarta-feira (6), durante uma reunião entre Putin e Steve Witkoff, enviado especial dos Estados Unidos para assuntos externos. Witkoff também sugeriu que o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, também participe da reunião, conforme informado pelo assessor do governo russo, Yuri Ushakov. A Rússia não comentou sobre a opção.
A imprensa russa definiu o encontro como “profissional e construtivo”, e completou dizendo que ambas as partes podem ficar satisfeitas com o resultado da conversa. O Kremlin já começou a informar amigos e parceiros sobre os resultados da reunião, como forma de encontrar uma resolução.
A cúpula entre os dois países será a primeira desde junho de 2021, quando o então presidente norte-americano, Joe Biden, se encontrou com Vladimir Putin em Genebra, na Suíça. Desde que assumiu a Casa Branca em janeiro deste ano, Donald Trump tem trabalhado para melhorar as relações com a Rússia, algo que foi prejudicado após o país invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022.