03/04/2024
Como surgiu o costume de apagar a vela no aniversário?
Já alguma vez se perguntou sobre o significado de apagar as velas numa festa de aniversário? Eu já tive esta inquietação várias vezes. As vezes me pergunto: Não seria melhor acender em vez de apagar? Apagar não é o contrário de dar vida? Então como surgiu este costume?
O costume de apagar a vela surgiu na Grécia antiga, em homenagem a deusa Artêmis, considerada como deusa da caça, que era reverenciada a cada sexto dia de cada mês. O povo se reunia e preparava um bolo redondo coberto de velas acesas e, faziam o seu culto dirigido a deusa, representada pela lua, para agradecer a foram como ela protegia a terra.
Ainda no mundo do espiritismo, acredita-se que o ato de apagar a vela pode indicar a presença de espíritos ou entidades espirituais. No instante em que a vela é apagada, uma espécie de energia é transmitida para você.
Já os Alemães do século XIII pegaram o mesmo costume, mas denominaram de kinderfest (Festa infantil), dando ao evento um outro significado. A criança aniversariante acordava e se deparava logo com um bolo feito pela família. O bolo era coberto por velas, mas havia sempre uma vela a mais que a idade da criança que representava a luz da vida. Ali a criança fazia um pedido em segredo, que só se realizaria se ela apagasse as velas, inclusive a vela que representava a luz da vida.
Assim surgiu o costume de apagar velas. E hoje por hoje, nota-se que mesmo que tenhamos apenas um cup-cake (bolinho ou bolo de copo) para substituir o bolo, lutamos para colocar a vela acesa por cima, ou mesmo palitos de fósforo só para depois apagar.
Créditos: MundoEstranho e BrasilEscola.