
17/09/2025
𝐀𝐆𝐎𝐒𝐓𝐈𝐍𝐇𝐎 𝐍𝐄𝐓𝐎: 𝐔𝐌 𝐇𝐄𝐑Ó𝐈 𝐓𝐑𝐈𝐃𝐈𝐌𝐄𝐍𝐒𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐐𝐔𝐄 𝐕𝐈𝐕𝐄𝐔 𝐄 𝐋𝐔𝐓𝐎𝐔 𝐏𝐄𝐋𝐀𝐒 𝐂𝐀𝐔𝐒𝐀𝐒 𝐉𝐔𝐒𝐓𝐀𝐒 𝐃𝐎 𝐏𝐎𝐕𝐎 𝐀𝐍𝐆𝐎𝐋𝐀𝐍𝐎
Por: 𝑨𝒈𝒐𝒔𝒕𝒊𝒏𝒉𝒐 𝑱𝒐𝒔é 𝑪𝒂𝒔𝒔𝒆ç𝒂 "ᴊᴜʀɪꜱᴛᴀ ᴇ ᴇꜱᴩᴇᴄɪᴀʟɪꜱᴛᴀ ᴇᴍ ᴍᴀʀᴋᴇᴛɪɴɢ ᴩᴏʟíᴛɪᴄᴏ"
António Agostinho Neto configura-se como o Fundador da Nação Angolana concomitantemente seu Herói por tomar desde cedo para si, as lutas e empreitadas do Povo que tinham o objetivo primário de alcançar a Liberdade do julgo Colonial Português.
O Homem Tridimensional que, o Mundo e a África, viram a nascer em Caxicane, Icolo e Bengo em 1922, carregou sem reservas ou recuos, o sonho de ver uma Angola Independente, e foi este sonho carregado de Amor pelo seu Povo e Terra que em seus poemas ilustrava e elucidava que, já não era tempo de esperar e que mesmo se alguns tombassem em meio a trincheira, a Luta continuaria e a Vitória almejada era certa. Neto, o poeta que não precisa ser apresentado como homem, pois o seu nome é respeitado por todo mundo progressista.
Do Centro de Estudos Africanos ao MAC, Kilamba como também era conhecido Agostinho Neto, viveu e viu perseguições que eram pintadas de sabotagens e freios das Lutas que Neto travava em prol de Angola e dos Angolanos, que apesar da raiva contida no peito esperou pacientemente pelo acumular das nuvens, porque seguia confiante de que, ao sopro da história ninguém impediria a chuva que traria a Independência do seu Povo.
De um Funcionário Público dos Serviços de Saúde à um Médico que carregava no seu mais profundo interior, a motivação de cuidar de cada semelhante que aparecia precisando dos seus cuidados. O Homem que era transformado pela força do desejo de inspirar as consciências desesperadas trazendo para elas uma esperança que era nada mais ou menos do que sagrada.
Neto ou Manguxi se preferirmos, de acordo à acordos, tudo fez e procurou fazer para ver e ter o seu Povo e Terra distante da colonização portuguesa e consciente sempre, que a sua Luta e do seu Povo era semelhante dos seus vizinhos, firmando assim, a participação na incansável luta pela libertação da Namíbia, Zimbabwe e África do Sul.
Neto, o Guia Imortal da Revolução do seu Povo que vive nas memórias de gerações à gerações.
𝑴𝑼𝑰𝑻𝑶 𝑶𝑩𝑹𝑰𝑮𝑨𝑫𝑶 𝑬 𝑸𝑼𝑬 𝑽𝑰𝑽𝑨𝑴 𝑷𝑨𝑹𝑨 𝑺𝑬𝑴𝑷𝑹𝑬 𝑶𝑺 𝑬𝑵𝑺𝑰𝑵𝑨𝑴𝑬𝑵𝑻𝑶𝑺 𝑫𝑬 𝑵𝑬𝑻𝑶!