AVerdade

AVerdade Informação actualizada todos os dias, com toda A VERDADE!
(1)

IGREJAS JUNTAM-SE PARA MARCHAR CONTRA A CRIMINALIDADE NO CUANZA NORTECerca de mil cidadãos, entre cristãos de diferentes...
23/02/2025

IGREJAS JUNTAM-SE PARA MARCHAR CONTRA A CRIMINALIDADE NO CUANZA NORTE

Cerca de mil cidadãos, entre cristãos de diferentes denominações religiosas e membros da sociedade civil, uniram forças na tarde deste domingo, 23 de Fevereiro, para gritarem bem alto o lema “Criminalidade Zero, Diga Não a Vandalização de Bens Públicos” na Província do Cuanza-Norte.

Durante a actividade de iniciativa da Comissão Inter-Eclesial do Cuanza Norte, a população percorreu a pé do Largo das Escolas até ao Largo 1° de Maio, repudiando as mortes das anciãs nas lavras, os crimes de abusos se***is de menores e a vandalização dos bens públicos.

Na ocasião, o Coordenador provincial da Comissão Inter-Eclesial, Rev. Apóstolo Gaspar Manuel Armando, referiu que a realização da marcha visa desincentivar os crimes e os actos de vandalização dos bens e serviços públicos que têm ocorrido a nível da Província, em particular do município de Cazengo e apelar à todos a primarem pela paz em todas as esferas da sociedade.

“Apelamos a paz nas lavras, a paz nas famílias, a paz nas comunidades, a paz no trabalho e nas instituições.”

VISITE ANGOLA LEVA GRUPO DE TURISTAS PARA FINAL DE SEMANA ESPECIAL EM CALUMBOA Plataforma de promoção turística Visite A...
11/12/2023

VISITE ANGOLA LEVA GRUPO DE TURISTAS PARA FINAL DE SEMANA ESPECIAL EM CALUMBO

A Plataforma de promoção turística Visite Angola, levou, de sábado a domingo último, um grupo de turistas à Comuna de Calumbo, no município de Viana, proporcionando um final de semana memorável e de muita diversão, na viagem apelidada de “PARA CALUMBO, COM AMOR!”

A organização preparou um roteiro recheado e bastante atrativo, que contou com a visita ao histórico Santuário de São José de Calumbo, construído no século XVIII a poucos metros do rio kwanza; um almoço que mais se tratou de um “Banquete Real”, pela fartura e diversidade de alimentos colocados à mesa para os turistas; Churrascada e música acústica à volta da fogueira, contos e histórias que foram para lá da madrugada de sábado para domingo; sessão matinal de zumba e banho de chueveiro ao ar livre.

Entretanto, um dos momentos mais esperados foi o Passeio de Barco pelo rio Kwanza, cujo percurso foi de cerca de 3 quilómetros até ao Parque da Kissama.
Os turistas puderam deslumbrar-se com as lindas paisagens à volta do maior rio de Angola e ter contacto directo com a natureza, além de aprender mais sobre esta comuna que aos poucos vai se abrindo ao mundo, com um potencial turístico de invejar.

Para a organização, esta viagem turística teve como fim proporcionar aos presentes momentos de lazer e refrescamento ímpares, mas mais do que isso, dar a oportunidade de descobrirem mais sobre o seu país e poderem de certa forma testemunhar e desfrutar da grande riqueza natural, histórica e cultural das comunidades angolanas.

Os turistas mostraram-se muito satisfeitos com as atrações do roteiro criado pelo Visite Angola, garantindo mesmo estar presentes nas próximas edições.

“PARA CALUMBO, COM AMOR” foi uma realização do Visite Angola, com o apoio do Kukina Studio Dance & Studio, Real Express e da Vila Chilala.

F: ÚltimHora

“NECESSITAMOS DE JOVENS PATRIOTAS QUE NUTRAM AMOR PELO SEU PAÍS” - Luísa DamiãoA Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, ...
02/12/2023

“NECESSITAMOS DE JOVENS PATRIOTAS QUE NUTRAM AMOR PELO SEU PAÍS” - Luísa Damião

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, fez estas declarações durante as celebrações dos 61 anos da fundação da JMPLA, o braço juvenil do seu partido.

A dirigente acrescentou ainda que Angola precisa de jovens que "desenvolvam o seu talento. Que participam no desenvolvimento do país. Que sejam resilientes, empreendedores e determinados".

Mais ainda, "que abracem os princípios e valores da moral, da ética, da cultura e dos usos dos bons costumes. Que contribuam para o fortalecimento da democracia, para a consolidação da paz e para a promoção do desenvolvimento", disse.

O acto central de comemoração dos 61 anos da JMPLA teve lugar no dia 30 de Novembro, em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, e contou com a presença de vários membros de alto escalão do Partido dos Camaradas, com destaque para Gonçalves Muandumba, Pedro Teta, João Diogo Gaspar, Crispiniano dos Santos, Maricel Capama, Joana Tomás, entre outros.

F: ÚltimaHora

“O 8 DE NOVEMBRO TEM UM SIGNIFICADO INDESCRITÍVEL E DEMONSTRA CORAGEM E BRAVURA PATRIÓTICA DOS HERÓIS” - Luísa DamiãoA v...
09/11/2023

“O 8 DE NOVEMBRO TEM UM SIGNIFICADO INDESCRITÍVEL E DEMONSTRA CORAGEM E BRAVURA PATRIÓTICA DOS HERÓIS” - Luísa Damião

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reafirmou, quinta-feira (08), em Luanda, que o 8 de Novembro é uma data carregada de um valor histórico e simbólico que reforça a unidade e coesão em torno do país e de uma só causa.

Luísa Damião falava no acto de comemoração da data da chegada da primeira delegação oficial do MPLA a Luanda, ocorrida a 8 de Novembro de 1974.

A dirigente sublinhou que, volvidos 49 anos, a data é celebrada com júbilo e sentido de reflexão e introspecção, tendo assinalado "o grato privilégio e a honra” de se ter, ainda, "entre nós”, alguns membros que foram integrantes daquela "delegação de patriotas”.

A vice-presidente do MPLA destacou que a referida data tem um signif**ado indescritível e demonstra a coragem e bravura patriótica dos heróis.
Segundo Luísa Damião, esta é uma soberana ocasião para revisitar a história, mantendo-se firmes e resilientes a lutar e a carregar o facho na "certeza de com a força do passado e do presente continuar a construir um futuro melhor”.

Frisou, igualmente, que, entre os nacionalistas que integraram a patriótica delegação destacam-se Lúcio Lara, que no dia 8 de Novembro de 1974 aterrou de forma triunfal no então Aeroporto "Craveiro Lopes”, actual 4 de Fevereiro, à frente da comitiva.

Segundo Luísa Damião, nesta delegação faziam parte alguns militantes que integram, ainda hoje, o Conselho de Honra do MPLA.

"São homens e mulheres cuja bravura e contributo para a construção da Nação continuarão marcados, de forma indelével, na memória colectiva do nosso povo e preencherão para sempre o imaginário simbólico das futuras gerações”, apontou a vice-presidente do MPLA, para reforçar que celebrar condignamente esta importante data histórica implica reconhecer os diferentes momentos do percurso e os seus protagonistas.

Luísa Damião afirmou que "este estratégico acontecimento permitiu às autoridades do Estado colonial português, após longos anos de guerrilha, reconhecer o MPLA como organização política oficial”.

F: JA

ANGOLA SAGRA-SE VENCEDORA EM TRABALHO CIENTÍFICO REALIZADO NA TANZÂNIAA delegação Angolana, afecta ao Partido MPLA, que ...
02/11/2023

ANGOLA SAGRA-SE VENCEDORA EM TRABALHO CIENTÍFICO REALIZADO NA TANZÂNIA

A delegação Angolana, afecta ao Partido MPLA, que participou no Seminário realizado pelo Partido Comunista Chinês, na Tanzânia, sagrou-se campeã no concurso científico com o tema “Um Novo Capítulo da Amizade África-China na Nova Era”.

O estudo, da autoria do coordenador da delegação e membro do Bureau Político do MPLA, o deputado João Diogo Gaspar, mereceu o Prémio de Primeiro Escalão, garantindo assim o pódio para os angolanos.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 1 de Novembro, em comunicado partilhado pela Embaixada Chinesa em Angola.
A cerimónia de premiação acontece no próximo dia 6 de Novembro, às 10h00, em formato virtual e presencial.

O estudo do deputado João Diogo Gaspar debruçou-se sobre a compreensão do pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características chinesa para uma nova Era.
Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como as Cda Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que f**aram em terceiro lugar, refere o comunicado.

O Seminário, que teve como tema “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e o os Seis (6) Partidos Políticos do Sul de África”, aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-Es-Salam, República da Tanzânia. É uma iniciativa do Partido Comunista Chinês (PCC) e contou com a participação de delegações dos seis (6) Partidos do Sul e África, nomeadamente Angola, África do Sul, Moçambique, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.

A formação de quadros e a aposta contínua na juventude enquadra-se na visão estratégica do Presidente do Partido MPLA, o Cda João Lourenço, que tem envidado esforços no sentido promover cada vez mais o intercâmbio académico e científico com outros povos e organizações.

PARLAMENTO CHUMBA PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PR JOÃO LOURENÇOO Plenário da Assembleia Nacional chumbou  na tarde deste s...
14/10/2023

PARLAMENTO CHUMBA PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PR JOÃO LOURENÇO

O Plenário da Assembleia Nacional chumbou na tarde deste sábado, 14, o processo de iniciativa da UNITA, que visava destituir o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Subscrita por 90 deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, que deveria elaborar um relatório parecer para dar sequência ao processo, a sessão plenária deste sábado, votou pela não criação da Comissão Eventual sobre o Processo de Acusação e Destituição do Presidente da República, obedecendo a alínea c) do artigo 42.°, conjugado com a alínea do artigo 44.°, ambos do Regimento da Assembleia Nacional.

Rejeitada com 123 votos contra, a UNITA, enquanto proponente da iniciativa, não participou no processo de votação por alegadas irregularidades processuais. Votaram contra a iniciativa da UNITA, o MPLA, e o Partido Humanista de Angola, enquanto que o PRS absteve-se.

F: CK

ISRAEL RECONHECE FALHA DOS SERVIÇOS SECRETOSO embaixador de Israel em Angola, Shimon Solomon, reconheceu, quinta-feira, ...
13/10/2023

ISRAEL RECONHECE FALHA DOS SERVIÇOS SECRETOS

O embaixador de Israel em Angola, Shimon Solomon, reconheceu, quinta-feira, em Luanda, que o ataque perpetuado pelo grupo Hamas, na Faixa de Gaza, foi resultado de uma “espécie de erros” dos serviços secretos do seu país, que permitiram a ofensiva de larga escala.

O diplomata israelita, que apresentava o seu posicionamento sobre a acção do Hamas, no último sábado, reconheceu que houve, durante algum tempo, uma certa negligência da parte de Israel sobre os "preparativos indiscretos” daquele grupo.

Shimon Solomon disse, entretanto, que Israel aprendeu com "este erro”, garantindo que tudo será feito para evitar situações do género no futuro.
Referindo-se à reivindicação do Hamas, que não reconhece o Estado de Israel e luta para instauração de um Estado palestino, Solomon disse que "não se trata de uma questão de terra, mas de uma posição ideológica”.

O povo palestino, referiu, não tem nada a ver com os ataques porque também sofre com as agressões daquela organização. Portanto, "a nossa guerra é com o grupo dos terroristas responsáveis pelas mortes de civis israelitas”, declarou.

F: JA

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL AVALIA PROPOSTA DA UNITA DE DESTITUIÇÃO DO PRA Comissão Permanente da Assembl...
13/10/2023

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL AVALIA PROPOSTA DA UNITA DE DESTITUIÇÃO DO PR

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional (AN) reúne-se, hoje, sexta-feira, para apreciar a proposta de destituição do Presidente da República, João Lourenço, formalizada pelo Grupo Parlamentar da UNITA.

Conforme uma nota do Parlamento, a reunião foi convocada pela presidente do órgão, Carolina Cerqueira, que diz tratar-se de um imperativo do Regimento do hemiciclo.

A reunião, para a qual estão convocados todos os deputados membros da Comissão Permanente, terá como ordem do dia a “Informação sobre a recepção da Proposta do Grupo Parlamentar da UNITA para a Destituição do Presidente da República".

O Grupo Parlamentar da UNITA entregou ,esta quinta-feira, ao Parlamento a proposta de destituição do Presidente João Lourenço, por alegada violações da Constituição e interferências nos poderes legislativo e judicial.

F: Angonotícias

SUCESSIVOS ERROS POLÍTICOS DE ACJ PREJUDICAM SUA REPUTAÇÃO E A CREDIBILIDADE DA UNITAAdalberto Costa Júnior, atual presi...
13/10/2023

SUCESSIVOS ERROS POLÍTICOS DE ACJ PREJUDICAM SUA REPUTAÇÃO E A CREDIBILIDADE DA UNITA

Adalberto Costa Júnior, atual presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), tem sido figura central na política angolana nos últimos anos. No entanto, a sua liderança na UNITA tem sido marcada por uma série de erros políticos que levantam dúvidas sobre sua capacidade de liderar o maior partido da oposição em Angola. Entre os erros notáveis, destaca-se a recente proposta de destituição do Presidente João Lourenço, que demonstra um julgamento questionável e uma estratégia falha.

Em um movimento controverso, o Grupo Parlamentar da UNITA entregou uma proposta de destituição de João Lourenço ao Parlamento, alegando violações da Constituição e interferências nos poderes legislativo e judicial. No entanto, juristas e analistas não comprometidos com causas partidárias são unânimes em afirmar que essa proposta não tem pernas para andar. Ela parece mais um show off político do que uma ação baseada em fundamentos jurídicos sólidos. Essa jogada política serve apenas para distrair a opinião pública e desviar a atenção da crescente crise política dentro da própria UNITA.

Um dos erros mais notáveis de Adalberto Costa Júnior é a aposta em propaganda enganosa para esconder os problemas internos de seu partido. Em vez de enfrentar os desafios que a UNITA enfrenta, ele parece estar mais focado em criar uma narrativa de que o governo de João Lourenço é o único problema de Angola. Essa estratégia não só carece de substância, mas também demonstra falta de liderança e visão política.

Outro erro crítico é o compromisso político Adalberto Costa Júnior que firmou com os chamados “marimbondos,” figuras políticas ligadas ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) que não apoiam o combate à corrupção iniciado pelo presidente João Lourenço. Essas ligações levantam preocupações sobre sua independência e sua capacidade de representar uma verdadeira alternativa ao governo atual.

Além disso, ACJ esta cometendo um erro estratégico ao não aproveitar de forma inteligente os erros políticos de seu adversário. Em vez de se concentrar em questões cruciais que afetam o povo angolano, ele está preso em um ciclo de desespero para chegar ao poder a qualquer custo. Isso só enfraquece sua credibilidade e sua capacidade de liderar efetivamente.

No caso da proposta de destituição de João Lourenço, f**a claro que se trata de um movimento político que não tem arcabouço jurídico sólido para se sustentar. Isso não apenas mina a credibilidade da UNITA, mas também coloca em questão a seriedade e a capacidade de ACJ como líder.

Enquanto Adalberto Costa Júnior e a UNITA buscam formas de minar o governo de João Lourenço, este último permanece firme na presidência, comprometido em cumprir suas promessas em um contexto desafiador, tanto internamente como externamente. Internamente, ele enfrenta a oposição dos “marimbondos,” que perderam privilégios sob seu governo, mas isso não o impede de seguir em frente com seu compromisso de combater a corrupção e melhorar o país. Além disso, as turbulências globais, como as guerras na Ucrânia e Israel, golpes de Estado na África e as mudanças econômicas signif**ativas, tornam o ambiente ainda mais complicado.

Em resumo, os sucessivos erros políticos de Adalberto Costa Júnior têm prejudicado sua posição e a credibilidade da UNITA, um partido histórico que muito importante no panorama político angolano. Cabe aos militantes da UNITA, comprometidos com o projecto políticos iniciado por Jonas Savimbi, se posicionarem agora antes que o seu partido esteja completamente refém da agenda dos marimbondos.

F: DiárioDosNegócios

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO DESAPONTADO COM PARALISAÇÃO DE 53 OBRAS DO PIIM EM MALANJEO secretário de Esta...
12/10/2023

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO DESAPONTADO COM PARALISAÇÃO DE 53 OBRAS DO PIIM EM MALANJE

O secretário de Estado para a Administração Local, Márcio Daniel, mostrou-se desapontado com a má qualidade de algumas obras em curso e a paralisação de 53 projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província de Malanje.

As obras do PIIM em Malanje estão em execução há mais de dois anos e os prazos estão vencidos, faltando ainda muito para a sua conclusão.
Falando à margem da visita de trabalho a Malanje, que efectua desde terça-feira, visando inteirar-se das razões da paralisação das obras de terraplanagem, edifícios autárquicos, escolas, entre outras infra-estruturas, o responsável disse estar igualmente desapontado pelo facto de muitas empresas não deterem capacidade para a conclusão das empreitadas a si adjudicadas.

O governante realçou que, com apenas 49 projectos do PIIM concluídos, a província de Malanje é a que mais cuidados inspira do Executivo, tendo em conta a existência de projectos já pagos na totalidade, mas que se encontram paralisados.

"A situação do PIIM em Malanje é preocupante, a província foi contemplada com 133 projectos e tem um saldo negativo de 53 projectos paralisados”, frisou.

Márcio Daniel deu um ultimato aos administradores municipais, no sentido de rescindirem os contratos com as empreiteiras incumpridoras, visando a mudança do quadro.

O administrador municipal do Quela, Aguiar Quitumba, prometeu trabalhar com vista à inversão do actual quadro, tendo em conta que o município conta com apenas um projecto acabado e 19 por concluir.

Enquanto isso, o administrador municipal de Mucari, Inácio Cabedal, fez saber que das 10 obras contempladas, no âmbito do PIIM, três estão concluídas e sete encontram-se na fase de acabamentos.

A província de Malanje foi contemplada com 133 projectos do PIIM e o município do Quela é o que regista o grau mais baixo de execução, enquanto Cambundi Catembo é o único com todas as acções executadas.

F: JA

CHUVAS DEIXAM 300 FAMÍLIAS AO RELENTO NO UÍGECerca de trezentas famílias estão ao relento, em consequência das fortes ch...
12/10/2023

CHUVAS DEIXAM 300 FAMÍLIAS AO RELENTO NO UÍGE

Cerca de trezentas famílias estão ao relento, em consequência das fortes chuvas que se abateram sobre a província do Uíge, na semana passada, e deixou varias residências destruídas.

Segundo dados preliminares fornecidos pelas autoridades das regiões mais afectadas, além de residências, as chuvas destruíram, também, instituições públicas e derrubaram árvores em várias localidades.

No município do Uíge, segundo avaliações preliminares, as chuvas destruíram 84 casas, sendo 48 na aldeia Mateus e 36 na aldeia Kakengue, a 11 e 10 quilómetros da cidade do Uíge, onde várias famílias perderam os seus bens e pedem apoio da sociedade e das autoridades administrativas.

Já no município do Bungo, as chuvas destruíram 38 casas, na aldeia Kiputo.

A administradora municipal do Bungo, Maria Francisco, que esteve na localidade para constatar o nível de destruição, disse que o ocorrido transcende as capacidades da Administração Municipal do Bungo para acudir as famílias.

F: CK

TOMÁS BICA GARANTE TER DEIXADO CAZENGA MELHOR DO QUE ENCONTROUO ex-administrador do município do Cazenga, Tomás Bica, de...
12/10/2023

TOMÁS BICA GARANTE TER DEIXADO CAZENGA MELHOR DO QUE ENCONTROU

O ex-administrador do município do Cazenga, Tomás Bica, deixou uma mensagem na sua página do Facebook, logo após ter sido exonerado do cargo pelo Governador de Luanda, Manuel Homem.

Em mensagem de agradecimento, Tomás garantiu ter deixado o município melhor do que o encontrou.

"De qualquer modo fizemos jus a velha máxima do fundador dos escuteiros , "deixamos o Cazenga um pouco melhor do que encontramos", escreveu Tomás Bica.

F: LínguaAfiada

Endereço

Kakuako

Telefone

+244946744500

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando AVerdade publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar