14/12/2025
Candidatura Única e Disciplina Partidária no MPLA
Muitas vozes têm-se levantado contra o pronunciamento do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, sobre o envio de uma única candidatura ao Tribunal Constitucional. Cumpre-nos analisar o seguinte:
Caríssimos, é do conhecimento geral que os partidos políticos, ao concorrerem às eleições, indicam um candidato que é submetido ao Tribunal Constitucional como cabeça de lista e que, consequentemente, assume o cargo de Presidente da República, caso o partido vença as eleições. É essa a lógica subjacente ao pronunciamento do Presidente da República.
Todavia, não se deve confundir esta questão com os assuntos internos do partido. É certo que os estatutos do MPLA consagram a possibilidade de múltiplas candidaturas; contudo, dentre essas candidaturas, apenas uma é submetida ao Tribunal Constitucional como cabeça de lista.
Uma coisa é certa: Higino Carneiro e Valdir Conego, ao manifestarem a intenção de alcançar o cadeirão máximo do MPLA, agiram como hienas (*pretendendo “comer o Presidente vivo”*). O MPLA dispõe de inúmeros quadros; por que razão, então, tamanha pressa e esse espírito de ambição desmedida?
Valdir, quando foi expulso, chorou e pediu desculpa; agora surge com textos fora de contexto. A expulsão foi uma decisão acertada para crocodilos.
Por: *Madaleno Miguel*