AliveTv

AliveTv Seja bem-vindo a plataforma Alive Tv! Alive TV é uma plataforma de Notícias, Entretenimento e Desporto.

Nossa missão, é levar as pessoas a viverem experiências únicas, dando alegria à todos e fazendo estarem a par de tudo que acontece no território nacional e na diáspora. Você pode nos apoiar gratuitamente, isto é, seguindo, comentando partilhando nossa plataforma e as publicações nela publicada. Faça da Alive tv um lugar onde podes encontrar suas novidades prediletas.

30/07/2025

➡Vem ouvir
Por: Nelito da costa ekuikui

Hoje, choramos.
Choramos a morte de quatro jovens angolanos que ousaram erguer a voz.
Saíram à rua com coragem, movidos pela dor e pela esperança, para protestar contra um custo de vida que se tornou insuportável.
Carregavam nos ombros o peso que a maioria sente um peso que muitos no poder insistem em ignorar.

Esses jovens não voltaram para casa.
Foram silenciados.
Não pela força da razão, mas pela brutalidade de um Estado que tinha o dever de protegê-los.

Hoje, a Nação chora.
Hoje, Angola está de luto.
Mas que este luto se transforme em memória viva, em clamor por justiça, e em força para continuar a lutar.
Porque quando a juventude morre por exigir vida, o silêncio nunca pode ser a resposta.

➡Polícia angolana assegura ter reposto a legalidade em Luanda com várias detençõesA Polícia Nacional de Angola disse hoj...
28/07/2025

➡Polícia angolana assegura ter reposto a legalidade em Luanda com várias detenções

A Polícia Nacional de Angola disse hoje que foi reposta a legalidade em alguns pontos da província de Luanda, onde, durante a manhã, se registaram atos de vandalismo na sequência de uma paralisação de taxistas, anunciando várias detenções.

Em declarações à imprensa, o porta-voz da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, disse que foram registados, desde as primeiras horas de hoje, atos de vandalismo, que provocaram alteração da ordem e tranquilidade pública em alguns pontos da província.

Na apresentação pública “de repúdio” destas práticas, Mateus Rodrigues disse que foram realizados atos de invasões a estabelecimentos comerciais e outros, que a Polícia desencoraja “vivamente”.

“Queremos desde já apelar aos cidadãos que estão envolvidos neste tipo de práticas para que parem com este comportamento”, disse, sublinhando que a Polícia está a recorrer a todos os seus meios e homens para repor a legalidade. “Todos os homens e meios de que a Polícia dispõe estão nas ruas para garantir que voltemos à tranquilidade.

Neste momento, já foram realizadas várias detenções, estes indivíduos detidos serão conduzidos aos órgãos de justiça, para que possam ser responsabilizados”, referiu.

➡Por Gilmário VembaVANDALISMOO verdadeiro vandalismo é ignorar o grito do povo.O verdadeiro vandalismo, é gastar dinheir...
28/07/2025

➡Por Gilmário Vemba

VANDALISMO

O verdadeiro vandalismo é ignorar o grito do povo.

O verdadeiro vandalismo, é gastar dinheiro público em vários espetáculos e não resolver a mobilidade pública.

Vandalismo é aumentar o preço das propinas escolares quando quem governa não consegue garantir escolas para todos.

Vandalismo é gastar mais de 8 biliões de kwanzas num jogo de 90 minutos, quando faltam autocarros para mobilidade pública.

O verdadeiro vandalismo, é continuarmos a ter servidores públicos a enriquecerem de forma ilícita.

É aumentar o preço dos combustíveis sem garantir transportes públicos para pessoas e bens.

Temos que começar a nos perguntar quem é o verdadeiro vandalo. Quem realmente está a vandalizar o bem estar do cidadão angolano. Será aquele que grita todos os dias por um pouco de comida no prato ou aquele que assumiu melhorar vida das pessoas e não fez e ainda pior, ignora-o completamente?

Quando os jovens, sem emprego, sem esperança e sem oportunidades, resolvem sair às ruas, são apenas vandalos para aquele que lhes prometeu tudo isso.

28/07/2025

➡Ruas paralizadas e várias lojas saqueadas em Luanda em dia de paralisação dos taxistas.

➡️GreveVia do Golfe  Interdita - Barricada Tensão entre policiais e manifestantes
28/07/2025

➡️Greve
Via do Golfe Interdita - Barricada Tensão entre policiais e manifestantes

➡Angola devia “recuar para melhor avançar” – BongaEm entrevista, o músico Bonga confessou que é preferível Angola recuar...
26/07/2025

➡Angola devia “recuar para melhor avançar” – Bonga

Em entrevista, o músico Bonga confessou que é preferível Angola recuar, para "melhor" avançar, afirmando que é preciso" haver aquele angolano de ontem, ousado, perspicaz, respeitoso, verdadeiro".

O músico Bonga, que receberá este ano uma condecoração oficial, considera que Angola devia “recuar para melhor avançar” e, nesse caminho, não contar “com os mesmos”, mas “com outros que tenham têmpera” e que recuperem “o angolano de ontem”.

Em entrevista à Lusa na cidade alentejana de Sines, onde esteve para atuar no Festival Músicas do Mundo, o músico, de quase 83 anos, partilhou que gostava de ver Angola, 50 anos depois da independência. “Como nós começámos mal, temos que dizer que vamos recuar para melhor avançar. E melhor avançar não é contar com os mesmos que já nos fizeram mal. Têm que contar com outros que tenham têmpera”, vincou.

“Estamo-nos a acobardar demais, (…) tem que haver aquele angolano de ontem, ousado, perspicaz, respeitoso, verdadeiro. Angolano, sem complexos. A gravata não é o mais importante. Os cursos tirados também não são importantes, senhor doutor, senhor engenheiro…”, criticou.

O importante — questiona — é “saber o que é que ele faz, de que é que ele vive, como é que ele vive com a família dele, respeita quem, [se] saúda o povo na rua, [se] ajuda as pessoas”.

O facto de viver fora há mais de 40 anos não lhe diminuiu o amor por Angola. “O país é o país. Agora, os homens é outra louça, (…) contra eles é que a gente se deve insurgir”, sublinhou. No caso dele, fá-lo “cantando, que é a melhor maneira” que encontra para dar “recados positivos para ajudar” o “grande povo” angolano.

➡Morreu a jornalista São Moura da "RNA" vítima de doençaFaleceu neste sábado, 26 de julho, vítima de doença, a jornalist...
26/07/2025

➡Morreu a jornalista São Moura da "RNA" vítima de doença

Faleceu neste sábado, 26 de julho, vítima de doença, a jornalista Bárbara Morgado de Moura, conhecida como “São Moura”.

São Moura integrou os quadros efectivos da RNA em 1988, na Rádio Huambo.

Ao longo da sua carreira, passou pela Direcção de Programas e, até à data do seu falecimento, estava colocada na Direcção de Informação da RNA.

Dona de uma das vozes mais marcantes da RNA, nos últimos anos apresentava com frequência o programa informativo “Rádio Jornal”, bem como o Jornal das 20 horas.

➡SIC detém cidadão que matou Avô de 85 anos por causa de um aparelhode som conhecido po “BT”O Serviço de Investigação Cr...
25/07/2025

➡SIC detém cidadão que matou Avô de 85 anos por causa de um aparelhode som conhecido po “BT”

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Bié, através do seu Departamento Municipal do Cuemba, deteve, nesta quarta-feira, 23 de Julho de 2025, na comuna de Satchinemuna, um cidadão nacional de 27 anos de idade, implicado na prática do crime de Homicídio Qualificado em Razão dos Motivos, sendo este neto da vítima, identificada como Francisco Silva Laurindo, de 85 anos de idade.

O SIC apurou que o crime ocorreu no contexto de uma discussão familiar motivada por um aparelho de som, vulgarmente conhecido por BT. A desavença teve início quando a irmã do acusado questionou o preço do referido aparelho, o que aparentemente causou-lhe desagrado.

Seguiu-se uma troca de palavras entre os dois, que acabou por envolver o idoso, avô de ambos, o qual tentou intervir para apaziguar a situação. No auge da discussão, o acusado retirou da cintura uma faca de fabrico artesanal e desferiu um golpe único na região do tórax da vítima, que morreu no local, sem qualquer possibilidade de socorro.

De imediato, foi instaurado o competente processo-crime, tendo o acusado sido encaminhado ao Ministério Público e, posteriormente, apresentado ao Juiz de Garantias para os trâmites legais subsequentes.

🚨 ÚLTIMA HORA: Kylian Mbappé será o novo número 10 do Real Madrid a partir da temporada! 🤍 🔟Decisão tomada após Luka Mod...
24/07/2025

🚨 ÚLTIMA HORA:
Kylian Mbappé será o novo número 10 do Real Madrid a partir da temporada! 🤍 🔟

Decisão tomada após Luka Modri ć deixar o clube. 😮 💨⭐️

➡Tribunal Constitucional admite recurso de apelação da UNITA sobre composição da CNEO grupo parlamentar da UNITA informo...
23/07/2025

➡Tribunal Constitucional admite recurso de apelação da UNITA sobre composição da CNE

O grupo parlamentar da UNITA informou ontem que o Tribunal Constitucional admitiu, segunda-feira, 21, o seu recurso de apelação contra a resolução da Assembleia Nacional que aprovou a nova composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE). Entretanto, o analista Adão Pedro refere que a admissão do processo poderá reabrir o debate sobre a legalidade da nomeação do novo elenco da CNE.

A decisão consta de uma notificação datada de 18 de Julho, recebida pela UNITA na segunda-feira, 21, e refere-se ao processo n.º 1332-D/2025. Segundo um comunicado do grupo parlamentar da UNITA tornado público esta terça-feira, 22, o recurso foi admitido para apreciação pelo Plenário do Tribunal Constitucional, com base nos nºs 3 do artigo 5.º e 2 do artigo 8.º da Lei n.º 3/08, de 17 de Junho (Lei do Processo Constitucional).

O recurso da UNITA visa, essencialmente, impugnar a legalidade e constitucionalidade da resolução da Assembleia Nacional que havia aprovado a nova composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), cuja nomeação tem sido alvo de críticas, por parte do ‘galo negro’, por alegada falta de observância dos princípios da transparência, equilíbrio e representatividade.

“Esta admissão permitirá ao Tribunal reapreciar a acção principal do Grupo Parlamentar da UNITA, em função das alegações apresentadas”, lê-se no comunicado.

A UNITA afirma que, caso o recurso seja deferido, o pais dará "mais um passo para a consolidação do Estado Democrático de Direito".

Segundo a nova composição aprovada pela Assembleia Nacional, a CNE deverá contar com 9 comissários do MPLA, 4 da UNI-TA (não integrados até agora), 1 do PRS, 1 da FNLA e 1 do PHA (a aguardar decisão do TC). OPAIS

➡Angolanos com contas congeladas queixam-se da justiça portuguesaVisados desconhecem o teor da acusação que lhes é feita...
23/07/2025

➡Angolanos com contas congeladas queixam-se da justiça portuguesa

Visados desconhecem o teor da acusação que lhes é feita, na medida em que os processos continuam em segredo de justiça. Casos têm mais de três anos.

São dezenas ou mesmo centenas. A grandeza exata do número é desconhecida, mas a realidade é que um número apreciável de angolanos e luso-angolanos têm com as contas bancárias congeladas pela justiça portuguesa há mais de três anos, por suspeitas de branqueamento de capitais.

Em muitas circunstâncias, os envolvidos desconhecem a teor da acusação que lhes é feita, na medida em que os processos nos quais estão envolvidos continuam em segredo de justiça.

Os visados estão, assim, impedidos de consultar os autos, ainda que em alguns dos casos nunca tenham sido notificados do despacho que sustenta a existência do segredo de justiça.

Uma exposição a que o Negócios teve acesso resume a situação. O denunciado diz compreender “que perante a identificação de uma factualidade que causou suspeitas tenha sido instaurado um processo de investigação penal e que tenham sido adotadas medidas cautelares e de apreensão”, mas acrescenta que “não pode acolher que perante o desenvolvimento de diligências, e certamente de informações de diversa índole o processo não avance, no sentido de permitir ao denunciado conhecer os factos que motivaram a apreensão dos saldos bancários e colocar-lhe um termo”.

Entre as situações identificadas pelo Negócios há casos que remontam a 2022 e continuam sem desfecho à vista. Em exposições enviadas ao juiz de instrução criminal e à Procuradoria- Geral da República, há quem se queixe de que a morosidade da justiça e o congelamento, que consideram injustificado, das contas está a ter reflexos nas respetivas vidas. Entre as consequências, há quem identifique a impossibilidade de

“Não respondem, não dizem nada”, desabafa um dos afetados pelo congelamento de contas.

Honrar os compromissos familiares, fazendo com que estas passem por privações que ponham em causa a sua dignidade.

➡Ministério Público acusa 37 arguidos em processo de fraude fiscal de 110 milhões de dólaresO Ministério Público angolan...
21/07/2025

➡Ministério Público acusa 37 arguidos em processo de fraude fiscal de 110 milhões de dólares

O Ministério Público angolano deduziu acusação contra 37 arguidos em processo de fraude envolvendo funcionários do fisco que terá causado um prejuízo ao Estado superior a 100.000 milhões de kwanzas (110 milhões de dólares ), segundo fonte da PGR.

De acordo com a acusação, a rede operava desde 2021 com recurso a adulterações no Sistema Integrado de Gestão Tributária (SIGT), favorecendo indevidamente várias empresas através da eliminação e redução de dívidas fiscais, emissão irregular de notas de liquidação e reembolsos indevidos de IVA, entre outras práticas lesivas.

Dos 37 arguidos, 16 encontram-se em prisão preventiva, sendo 14 funcionários da Administração Geral Tributária (AGT). São também arguidas várias empresas e, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), está em curso uma investigação patrimonial e financeira paralela para requerer a perda de bens a favor do Estado.

A acusação sustenta que os implicados atuavam de forma concertada, utilizando empresas fictícias, compra de imóveis e produtos de luxo e o envio de avultadas somas para paraísos fiscais como forma de ocultar o dinheiro obtido de forma ilicita.

O processo, conhecido como "Operação Tributo do Jacaré" foi registado com o número 2378/2025 e será julgado por tribunal coletivo. A PGR garante que a instrução preparatória obedeceu os prazos legais.

Endereço

Bairro Morro Bento
Luanda
56910-999

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando AliveTv publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para AliveTv:

Compartilhar