Ango-News

Ango-News Acesse www.perolanews.com o portal de notícia mais confiável e atractivo, com cobertura 24/7.

20/01/2025

06/11/2024
Zango: ANASO lança operação Stop Sida na rua da DiraA famosa rua da Dira, que em tempos ganhou nome nos jornais de “Sodo...
02/09/2024

Zango: ANASO lança operação Stop Sida na rua da Dira

A famosa rua da Dira, que em tempos ganhou nome nos jornais de “Sodoma e Gomorra”, devido ao elevado índice de prostituição, recebe neste sábado, 31, uma campanha denominada “Stop Sida” que vai estender-se em toda extensão do Zango 3, Município de Viana – Luanda.

Trata-se de uma campanha que tem como promotor, a ANASO, em parceria com a Rede Angolana das Organizações de Serviços de VIH e SIDA, Tuberculose e Malária.

Segundo a nota do evento consultada pelo Correio da Kianda, a operação Stop Sida, no distrito urbano do Zango, com destaque para a rua da Dira, visa educar e sensibilizar a população daquele território, sobre os perigos que a doença representa, com o foco na prevenção, tendo em conta que os dados disponíveis da ANASO, revelam que Viana é o município de Luanda com o maior número de casos de VIH.

De acordo com a organização, a iniciativa pretende atingir cerca de nove mil pessoas através da comunicação interpessoal por meio da distribuição de pr*********os masculinos e material de informação, educação e comunicação (IEC).

A actividade está enquadrada nas jornadas alusivas aos 30 anos da ANASO ao serviço das comunidades.

Cuito: explosão de engenho faz cinco feridosCinco cidadãos ficaram gravemente feridos esta quarta-feira, 28, em consequê...
30/08/2024

Cuito: explosão de engenho faz cinco feridos

Cinco cidadãos ficaram gravemente feridos esta quarta-feira, 28, em consequência da explosão de dois engenhos na cidade do Cuíto, província do Bié.
Segundo o chefe de brigada de desminagem do Centro Nacional de Desminagem Valdemar Chipangue, tudo começou quando três menores que se encontravam a brincar nos arreadores do bairro do Nanganjo encontraram estes objectos estranhos e levaram para casa com objectivo de vende-los nas casas de pesagem de material ferroso.

Tendo na inocência manipulados os engenhos, provocando assim uma explosão que causou cinco feridos, pois tratava-se de duas espoletas de minas anti-tanque segundo a equipa de desminagem no local.

Vlademar Chipangue aconselha as comunidades a se dirigem as instituições competentes sempre que se deparam com objectos do género.

Referir que cerca de 10 pessoas perderam a vida no ano passado na sequência de explosão de minas e engenhos explosivos.

SIC detém cidadão acusado de matar esposa e filha por ciúmesO Serviço de Investigação Criminal na Huíla deteve esta segu...
29/08/2024

SIC detém cidadão acusado de matar esposa e filha por ciúmes

O Serviço de Investigação Criminal na Huíla deteve esta segunda-feira, 26, um cidadão de 60 anos suspeito de matar a sua esposa de 30 anos à facada e de seguida ter tirado a vida da filha menor, de dois anos, arremessando-a ao chão por ciúmes.
O facto aconteceu no município da Matala, província da Huíla, no interior da residência do casal, quando o suspeito desconfiava que a mulher o estava trair com um vizinho.

Segundo o porta-voz do SIC naquela província, o acusado, por desconfiança de que a esposa o teria traído com um vizinho, aguardou o regresso da mesma à casa e munido de uma faca desferiu-lhe vários golpes na região do pescoço, causando-lhe morte imediata e em acto contínuo segurou a filha menor e a arremessou ao chão causando-lhe a morte imediata.

O acusado que já foi presente ao Ministério Público, que apresentou a um juiz de garantias que decretou a prisão preventiva do mesmo.

Ex-agente da PN burla mais de 300 pessoas em 38 milhões KZ com promessa de enquadrá-las na corporação e no SMEUm ex-agen...
28/08/2024

Ex-agente da PN burla mais de 300 pessoas em 38 milhões KZ com promessa de enquadrá-las na corporação e no SME

Um ex-agente da Polícia Nacional (PN) foi detido por burlar cerca de 38 milhões de kwanzas, em mais de 300 pessoas, em diferentes províncias do país, com a promessa de enquadrá-las na corporação e no Serviço de Migração Estrangeiros (SME).

De acordo com a Direcção de Investigação e Ilícitos Penais (DIIP), mencionada pelo Novo Jornal, o homem, expulso do órgão em 2018 por atitudes indecorosas, já esteve detido em 2017 por roubo de viaturas e por burla.

Após ser posto em liberdade, o ex-agente criou um negócio clandestino de venda de vagas na PN e no SME, tendo como principais vítimas jovens das províncias de Benguela, Huambo e Luanda, explica o porta-voz nacional do DIIP Quintino Ferreira.

O homem trabalhava com mais indivíduos (em fuga), que se deslocavam a estas províncias para recrutar pessoas interessadas e cobravam a cada uma entre os 300 e os 400 mil kwanzas.

Só em Setembro do ano passado, a quadrilha retirou de Benguela mais de 20 mulheres, após terem pago pelas vagas. Chegadas a Luanda, foram abandonadas sem emprego e cada uma procurou um refúgio algures na capital.

Depois de perceberam que foram enganadas, as vítimas fizeram participação às autoridades, que investigaram o caso, e, no último fim-de-semana, conseguiram localizar e deter o ex-policial.

Em declarações à DIIP, uma das vítimas disse que ” pagou 575 mil kz para ela e para o seu irmão”, acrescentando que largou o que tinha em Benguela para vir a Luanda em busca de uma oportunidade de emprego, mas sem sucesso.

Também a residir em Luanda, uma outra mulher disse que ” pagou 400 mil kwanzas para entrar na polícia com garantia de que iria para recruta nesse mês”, mas tudo não passava de um esquema.

Segundo a mesma fonte, o burlador detido alugava carros luxuosos para enganar os indivíduos em Luanda e andava fardado, para dar credibilidade às suas manobras.

O chefe da quadrilha será encaminhado para o juiz de garantia, enquanto diligências prosseguem para se localizar os demais membros do grupo.

Professores do Cazenga capacitados em Habilitações PedagógicasMais de 1.200 professores que leccionam nas escolas públic...
27/08/2024

Professores do Cazenga capacitados em Habilitações Pedagógicas

Mais de 1.200 professores que leccionam nas escolas públicas do município do Cazenga foram capacitados em matéria de Habilitações Pedagógicas essenciais.

A capacitação dos professores está enquadrada na preparação do ano lectivo 2024/2025, avançou a Administração Municipal do Cazenga, no Facebook.

Para a administradora local, Nádia Neto, os docentes devem tirar o maior proveito do seminário que serve para promover um ensino cada vez mais qualitativo e oferecer uma educação de referência aos estudantes.

Nakata, o coronel do momento.
27/08/2024

Nakata, o coronel do momento.

Bombeiros registam 25 mortes nas últimas 72 horasPelo menos 25 pessoas morreram e 77 ficaram feridas, nas últimas 72 hor...
26/08/2024

Bombeiros registam 25 mortes nas últimas 72 horas

Pelo menos 25 pessoas morreram e 77 ficaram feridas, nas últimas 72 horas, em todo o país, informou, esta segunda-feira, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

Entre as vítimas mortais, 13 foram por queimaduras em consequência de um incêndio, quatro acidentes de viação, igual número por afogamentos, dois por acidentes ferroviário, um por suicídio e outro por queda de um edifício.

O SPCB registou, ainda, um total de 26 incêndios, entre as 131 ocorrências apontadas no fim-de-semana, ocorridos na província de Luanda, Huambo, Huíla, Bengo, Lunda-Sul, Cuanza-Sul, Lunda-Norte, Bié, Cuanza-Norte, Cuando-Cubango.

Kwenda: agricultura e negócios são principais destinos dos valores recebidos no Cuanza NorteAs famílias em condições de ...
23/08/2024

Kwenda: agricultura e negócios são principais destinos dos valores recebidos no Cuanza Norte

As famílias em condições de vulnerabilidade, beneficiárias do programa de transferências sociais monetárias, denominado Kwenda, no município do Gulungo Alto, província do Cuanza Norte, dizem que os valores recebidos estão a permitir melhorar as suas condições de vida.

A cidadã Cristina Francisco diz que o dinheiro que recebeu da primeira prestação investiu em negócio de venda de bolinhos. Hoje, passados alguns meses, “o lucro duplicou”, e permitiu comprar botija, fogão, entre outros utensílios domésticos.

Já Palmira Samahamba, que também recebeu 66 mil kwanzas da primeira prestação, optou em investir o dinheiro do Kwenda na agricultura, no cultivo de mandioca, batata, banana e Ginguba.

“Agora já estou a começar a recolher. É que está a me ajudar muito. Até a minha filha e meus netos que estão lá em Luanda estão a beneficiar-se”, afirmou.

No município do Gulungo Alto estão cadastradas para o programa, 4511 famílias cadastradas. Deste número, 4364 famílias já receberam a terceira e quarta prestações do Kwenda.

O director do FAZ no Cuanza Norte, Lourenço Matias, disse que para aquele município já foram desembolsados 445 milhões de kwanzas.

“Como pagamos por semestres, cada família recebeu agora um valor de 66 mil kwanzas e estamos satisfeito com a forma como cada família está a dar destino aos valores que recebeu”, afirmou.

Motorista de carrinha morre após uma colisão com camiãoUm cidadão, identificado por Benjamim Francisco Manuel, de 41 ano...
22/08/2024

Motorista de carrinha morre após uma colisão com camião

Um cidadão, identificado por Benjamim Francisco Manuel, de 41 anos, perdeu a vida, na via expressa “Fidel Castro Ruz”, em Luanda, em consequência da colisão entre um camião e uma carrinha, de que era o condutor.

O motorista teve morte imediata, depois de ter embatido com violência no camião basculante que se encontrava parado. O acidente ocorreu na terça-feira, por volta das 14h00, no sentido vila de Viana-vila de Cacuaco.
Segundo testemunhas, a carrinha, de marca Mitsubishi, modelo Canter, que transportava contraplacado, tentou ultrapassar uma viatura ligeira de marca Hyundai i10 e nisso acabou por embater num camião parado e carregado de areia, nas imediações da primeira bomba de abastecimento de combustível da rede Pumangol, logo a seguir à Ponte do KM 25. Devido ao impacto da batida, o motorista conheceu morte imediata no local.

No acidente, uma outra ocupante da carrinha, identificada por Salomé Francisco Sebastião, de 23 anos, foi transferida com ferimentos graves para o Hospital Municipal do Kapalanga, em Viana, onde lhe foram prestados os primeiros socorros.

A reportagem do Jornal de Angola soube ontem, de fonte ligada à direcção do Hospital do Kapalanga, que a cidadã foi operada e recupera satisfatoriamente.

No local do acidente, o Jornal de Angola soube de um agente regulador de trânsito que o excesso de velocidade e imprudência estiveram na base do acidente.

Acidentes do género são registados com alguma frequência em toda a extensão da via expressa "Fidel Castro Ruz”, sobretudo devido a alguma inobservância das regras de trânsito por parte dos condutores.

Endereço

Centralidade Do Kilamba Q. F
Luanda

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 17:30
Terça-feira 07:30 - 17:30
Quarta-feira 07:30 - 17:30
Quinta-feira 07:30 - 17:30
Sexta-feira 07:30 - 16:30

Telefone

+244938333487

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Ango-News publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar