02/08/2025
: ARROGÂNCIA DE ALVES FERNANDES LEVA CARLOS ROSADO ABANDONAR, EM DEFINITIVO, PROGRAMA ESTADO DA NAÇÃO DA MFM
O jornalista e economista Carlos Rosado abandonou, em definitivo, este sábado, 02, o programa 'O Estado da Nação' da Rádio MFM, após um intenso confronto verbal com o moderador Alves Fernandes.
ANA MENDES
A tensão surgiu quando Carlos Rosado criticou o desempenho do jurista Joaquim Jaime, comentarista residente da Televisão Pública de Angola (TPA). Segundo Rosado, durante o período de tumultos registados recentemente no país, a TPA promoveu mais desinformação do que as próprias redes sociais, recorrendo, para tal, aos seus jornalistas e convidados - entre os quais destacou Joaquim Jaime.
Acrescentou ainda que o jurista tende a focar-se nas consequências dos protestos, em vez de abordar as suas causas.
O comentário não foi bem recebido por Alves Fernandes, que saiu em defesa de Joaquim Jaime de forma enérgica. A troca de argumentos entre os dois degenerou numa discussão acalorada, que levou à interrupção abrupta do programa.
Durante o confronto verbal, Alves Fernandes lembrou que, enquanto director de Informação da Rádio MFM, tem autoridade para retirar qualquer convidado do ar, caso este insista em atacar outros intervenientes do programa. Carlos Rosado de Carvalho, por sua vez, respondeu que participa do debate de forma voluntária, sem qualquer remuneração, e que, se fosse expulso, sairia sem qualquer problema.
Após o intervalo forçado, o programa retomou a emissão com uma intervenção do jurista Joaquim Jaime, que rejeitou a acusação de ignorar as causas dos tumultos. Justificou que evita abordar certos aspectos para não ser mal interpretado como incitador de práticas de vandalismo. Por isso, explicou, prefere concentrar os seus comentários na condenação dos actos violentos.
Na edição deste sábado, o programa 'O Estado da Nação' abordou as manifestações mais recentes ocorridas em Angola, assim como o discurso do Presidente da República, João Lourenço, sobre os acontecimentos.