03/11/2025
🤍💙🧠
TERMINAR O ENSINO MÉDIO E ESPERAR QUE AS OPORTUNIDADES VENHAM ATÉ SI MESMO NÃO TER INGRESSADO A UMA UNIVERSIDADE.
Muitos acreditam que só estudar e cumprir o plano curricular será suficiente para que as oportunidades apareçam. Eu também já acreditei nisso. Mas aprendi que não há nada mais frustrante do que ficar parado, de braços cruzados, esperando que algo caia do céu.
A verdade é que só esperar pode ser emocionalmente desgastante, principalmente depois dos 20 anos. E quando a oportunidade não vêm, a frustração cresce e muitos acabam culpando o sistema, professores ou até a família.
Pra já, sou a Makangu Gimelca, o meu conselho é simples e prático:
Primeiramente vos digo que as vezes não tem sido fácil ter um emprego na área em que nos formamos depois do término do ensino, e acredito que muitos dos meus poucos seguidores irão se identificar com o que estou prestes a dizer. Então a dica de hoje é :
Não fiquem desanimados, mas também não fiquem relaxados em casa à espera por um milagre de Deus, porque acredite, isso jamais irá de acontecer se nós não nos movimentarmos, se não buscarmos oportunidades e se não nos conectarmos com a nossa área profissional mesmo depois de ter terminado a ensino médio. Então, como fazer isso?
Terminou o ensino médio, estude novamente, como? Se capacitando, faça cursos complementares que ampliam o teu nicho de competências e diferenciais no mercado do trabalho.
Terminou o ensino médio, crie e procure oportunidades, aposta em si, crie uma marca pessoal, seja ambicioso em querer dar certo na vida.
Terminou o ensino médio, priorize participar em eventos ligados a tua área de formação, como congressos, workshops, palestras, mentorias e não só, porque além de aprender, vai conhecer profissionais que já estiveram onde estás agora.
Terminou o ensino médio, cria networking, se conecta com pessoas que te vão passar uma visão maior e positiva, que te vão agregar mais conhecimento e oportunidades, pois ter coragem de agir são atitudes fundamentais para evitar a estagnação.
Terminou o ensino médio, não se compare com o fulano ou a fulana que hoje em dia tem o seu emprego ou está em uma universidade, as pessoas têm trajetórias diferentes e condições diferentes, aposta em si e não se foque nos outros.
Lembrem-se sempre, as oportunidades nunca vão aparecer por acaso, elas são criadas, buscadas e conquistadas com coragem e atitudes mesmo quando tudo parece difícil e não dar certo.