01/10/2025
É NOTICIA
IGREJA ANGOLANA VOLTA A RENDER HOMENAGEM AO CARDEAL ALEXANDRE DO NASCIMENTO
A Catedral da Arquidiocese de Luanda acolheu, nesta terça-feira, a missa de sufrágio que assinalou o primeiro ano de falecimento do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, natural de Malanje, falecido a 28 de setembro de 2024, vítima de doença.
A celebração não foi marcada pelo luto, mas pela memória da vida de um homem que se dedicou inteiramente ao serviço da Igreja em Luanda e em toda Angola.
Estiveram presentes os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), regressados de Eswatini, onde participaram na XIVª Assembleia Plenária da IMBISA. A família do cardeal esteve representada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira. Também marcaram presença a vice-presidente da República e a primeira-dama, Ana Dias Lourenço.
A missa foi presidida por Dom António Francisco Jaca, bispo de Benguela, que iniciou por agradecer a presença de todos. Em sua homilia, destacou a figura do cardeal como “um grande homem, verdadeiro homem de Deus, homem da Igreja, patriota e Malanjinho sem fingimento”.
O prelado recordou ainda o bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Lino Braga, que completaria 92 anos nesta mesma data, e Dom Marcos Ribeiro da Costa. “Temos uma trindade episcopal lá do céu”, sublinhou Dom Jaca.
Em tom de gratidão, Dom Jaca evocou o contributo pastoral de Dom Alexandre:
“Eu sou beneficiário da sua ação pastoral. Assisti como diácono à ordenação do pároco desta catedral, o Cónego Antero, e na minha ordenação episcopal foi um dos bispos consagrantes. Por isso, sou devedor da sua ação pastoral e da sua caridade. Estar aqui é um momento de graça e ação de graças por todo o bem que de suas mãos e da sua sabedoria recebi.”
: Rádio Ecclesia