Rádio Xcomba

Rádio Xcomba A Rádio de uma comunidade Guerreira! Na rádio Xcomba promovemos a cultura e a descoberta de novos talentos

Empresário Riquinho e a Cooperativa Comunitária de Taxistas de Angola entregam os primeiros Haices Amanhã em Cacuaco par...
06/08/2025

Empresário Riquinho e a Cooperativa Comunitária de Taxistas de Angola entregam os primeiros Haices Amanhã em Cacuaco para cobrarem 250 Kwzs

De acordo com a nota enviada ao Primeiro Impacto, assinado pelo Presidente da Cooperativa Comunitária de Taxistas de Angola Rafael Inácio, dá a conhecer que apartir de amanhã farão entrega dos primeiros 50 Haices dos 500 prometido pelo empresário e promotor de eventos Riqinho.

Tudo em prol dos incansáveis e bravos guerreiros taxistas.

Vele informar a todos os candidatos a compras das viaturas, a preço de fábrica, que amanhã ( quinta-feira ) no município de Cacuaco será a entrega das primeiras viaturas aos candidatos selecionados, pelo que apelamos a todos os interessados e aqueles que deram os seus documentos a se fazerem presentes.

Obs: A cerimônia de entrega será às 11H00 junto ao tanque de Cacuaco, com a presença do empresário Riquinho.

Atenciosamente; Rafael Inácio ( Líder dos Taxistas ).

Sonangol garante o fornecimento normal de gás butano em todo paísA Sonangol Gás e Energias Renováveis (Sonagás) asseguro...
06/08/2025

Sonangol garante o fornecimento normal de gás butano em todo país

A Sonangol Gás e Energias Renováveis (Sonagás) assegurou na manhã desta terça-feira, 5 de Agosto, em Luanda, que há stock suficiente de gás butano para garantir o abastecimento contínuo a nível nacional, e com todas instalações estão operacionais.

Num comunicado, a empresa esclarece que alguns postos foram encerrados temporariamente por precaução, na sequência dos actos de vandalismo registados durante a paralisação dos taxistas, mas reitera que a medida visou apenas salvaguardar a segurança de trabalhadores e utentes.

A Sonagás reforçou ainda o seu compromisso com o fornecimento seguro, eficiente e ininterrupto de gás de cozinha, aos lares e instituições do país.

Por: Redacção

Universidade Independente mantém propina e fixa novo preço de 35 mil kwanzas para o turno da tarde. A Universidade Indep...
05/08/2025

Universidade Independente mantém propina e fixa novo preço de 35 mil kwanzas para o turno da tarde.

A Universidade Independente de Angola (UnIA) anunciou que não haverá aumento das propinas para o próximo ano académico 2025/2026. A medida foi tornada pública segunda-feira e visa aliviar o peso financeiro das famílias angolanas, em meio às dificuldades económicas que o país enfrenta.

Segundo a nota da instituição, os valores actualmente praticados serão mantidos, como forma de garantir o acesso contínuo à educação superior para milhares de estudantes.

Em paralelo, a UnIA introduziu uma nova política de preços direcionada aos cursos de licenciatura do turno da tarde, com o valor fixado em 35 mil kwanzas mensais para os estudantes do primeiro ano.

A decisão é vista como um passo estratégico da universidade para atrair novos estudantes, ao mesmo tempo que demonstra sensibilidade social perante o atual cenário económico nacional.

“A nossa prioridade é continuar a formar quadros competentes sem colocar em risco a estabilidade financeira dos nossos estudantes e encarregados”, refere a nota oficial da UnIA.

Com esta medida, a universidade reforça o seu compromisso com uma educação acessível e inclusiva, adaptando-se à realidade económica do país sem comprometer a qualidade do ensino.

Por: Redacção

Presidente da República visita obras de nova unidade hospitalar em construção no Camama Na manhã desta terça-feira, 5 de...
05/08/2025

Presidente da República visita obras de nova unidade hospitalar em construção no Camama

Na manhã desta terça-feira, 5 de Agosto, o Presidente da República, João Lourenço, esteve envolvido em mais uma jornada de campo, efectuando uma visita, na área da Camama, concretamente no bairro da Sapú, às obras do hospital que ali se ergue, integrado no perímetro do Campus da Universidade Dr António Agostinho Neto.

Trata-se de uma futura unidade hospitalar de grande dimensão, que combinará as vertentes assistência e ensino, projectada para comportar 144 leitos.

Vale reforçar que, as obras tiveram início em Novembro de 2024 e deverão ficar concluídas em 2026.

No local, além da constatação visual do que já está erguido, o Chefe de Estado foi brindado com uma informação detalhada sobre os aspectos gerais da empreitada.

Por: Redacção

🎙️Não perca hoje, às 15h, o programa SER ANGOLA com o tema: “O Homem Ideal em Angola”.Uma conversa profunda e atual sobr...
05/08/2025

🎙️Não perca hoje, às 15h, o programa SER ANGOLA com o tema: “O Homem Ideal em Angola”.

Uma conversa profunda e atual sobre os valores, desafios e inspirações do homem angolano nos dias de hoje.

Convidados: António Manuel, Psicólogo e António Ganga, Líder juvenil.

📲 Ouça ao vivo através do aplicativo Rádio Xcomba.
SER ANGOLA — a voz da nossa identidade!

Cidadadã morta em protestos na Caoop vai enterrar nesta segunda-feira Familiares, amigos, colegas e outros próximos desp...
04/08/2025

Cidadadã morta em protestos na Caoop vai enterrar nesta segunda-feira

Familiares, amigos, colegas e outros próximos despedem-se hoje, segunda-feira, de Ana Mabuila, a cidadã morta durante os protestos que decorreram em Luanda devido a paralisação dos táxis.

Trata-se de um caso que nos últimos dias chocou vários internautas, pela forma bárbara, como consideram alguns cidadãos, que a vítima foi alvejada por um suposto agente da Polícia Nacional, na presença do filho.

Recorde-se que os restos mortais da Ana Mabuila vão repousar num dos cemitérios da província capital. Músicos e outras figuras públicas prestaram apoio à família enlutada.

Por: Redacção

04/08/2025

Para o Jornal Xcomba desta segunda-feira trouxemos os seguintes destaques:

TAXISTAS PODEM VOLTAR A FAZER GREVE COM DURAÇÃO DE SETE DIAS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

EXECUTIVO COMEÇA COM APROVAÇÃO DE MEDIDAS PARA A REPOSIÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO DOS ESTABELECIMENTOS ALVOS DE VANDALISMO

Ainda neste vai acompanhar também:

ESTUDANTES DE VIANA DEMOSTRAM OPTIMISMO E PREOCUPAÇÕES NO INÍCIO DAS INSCRIÇÕES PARA O PRÓXIMO ANO LECTIVO

NO DESPORTO: TREINADOR DO XCOMBATENTES FALA SOBRE A DIFÍCIL JORNADA NO TORNEIO DO KILAMBA, DEPOIS DE UMA BELÍSSIMA PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO

FORA DE PORTAS: FOME E DESNUTRIÇÃO APONTADAS COMO CAUSAS DAS MORTES NOS HOSPITAIS DA FAIXA DE GAZA

O desenvolvimento destas e outras matérias é para seguir pontualmente às 14 horas, na Rádio Xcomba, numa apresentação de Generosa Kapila.

Xcombatentes vence e garante presença nos quartos-de-final do Kilamba Unitel Basket Com diferencial de 22 pontos, a form...
02/08/2025

Xcombatentes vence e garante presença nos quartos-de-final do Kilamba Unitel Basket

Com diferencial de 22 pontos, a formação do Xcombatentes venceu por 62 x 40 a equipa do Benfica, durante a disputa dos oitavos-de-final do torneio Kilamba Unitel Basket.

Assim, os jogadores do Xcombatentes garantiram a passagem para os quartos-de-final do torneio, onde hoje, às 16h30, defronta o Xtravagantes, a fim de tornar em realidade o sonho de conquistar o Kilamba Unitel Basket 2025, um dos seus desafios na presente temporada.

Em outros jogos, recordamos, a equipa da Petromar perdeu por 66 x 68 frente o Lagoa que também mantém viva a esperança de conquistar o troféu, ao passo que Kilamba, a equipa de casa, venceu Adriano Moreira, formação do Cazenga, por 61 x 48. Quem também classificou-se para os quartos-de-final foi o Tala Hady, que derrotou o Sequele por 54 x 49.

Por: Kamaluvidi Baltazar

01/08/2025

Pronunciamento oficial do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço sobre os últimos acontecimentos no país.

Mensagem à nação do Presidente da República “ Angolanas e Angolanos,   Caros Compatriotas,No início desta semana, durant...
01/08/2025

Mensagem à nação do Presidente da República

“ Angolanas e Angolanos,

Caros Compatriotas,

No início desta semana, durante cerca de dois dias, o país viveu momentos de angústia com os tumultos ocorridos cujo epicentro foi a cidade de Luanda.

A greve e as manifestações são direitos dos cidadãos consagrados na Constituição e na Lei, quando elas se realizam com o fim único de reclamar direitos ou protestar contra eventuais incumprimentos ou violações desses direitos por parte dos poderes públicos ou entidades patronais.

O que assistimos desde segunda-feira foram actos premeditados de destruição de património público e privado, assalto e pilhagem de estabelecimentos comerciais, ameaças e coacção a pacatos cidadãos para não circularem, não se apresentarem ao trabalho mesmo usando meios próprios de locomoção e não sendo taxistas, única classe que declarou greve.
Isto é grave, isto é crime punível e condenável!

Evidentemente que as forças da ordem actuaram no quadro das suas obrigações e, por isso, a ordem foi prontamente restabelecida, a vida voltou ao normal mas as consequências dos actos protagonizados por cidadãos irresponsáveis manipulados por organizações antipatriotas nacionais e estrangeiras através das redes sociais, trouxe o luto, a destruição de bens públicos e privados, a redução da oferta de bens essenciais e de serviços às populações e o desemprego dos angolanos que trabalhavam nesses estabelecimentos comerciais.

Condenamos veementemente tais actos criminosos, lamentamos a perda de vidas humanas e aproveitamos a oportunidade para expressar, no nosso nome e no do Executivo angolano, os nossos mais profundos sentimentos de pesar a todas as famílias enlutadas e votos de rápidas melhoras aos feridos como consequência dos tristes acontecimentos.

Dirigimos os nossos agradecimentos às forças da ordem, aos órgãos da justiça, aos profissionais da saúde, que prontamente atenderam os feridos nas nossas unidades hospitalares com o fito de salvar vidas, aos partidos políticos, igrejas, organizações da sociedade civil e todos quantos, de forma clara e sem ambiguidade, se pronunciaram publicamente, condenando a barbárie que assistimos nestes dias.

Vinte e três anos depois do fim do conflito armado e no ano em que o país comemora 50 anos da proclamação da sua Independência Nacional, não podemos aceitar nem tolerar mais dor e luto entre os angolanos.

Compreendemos que temos ainda muitos problemas sociais por resolver, o Estado está a fazer o seu melhor, investindo na área social, na saúde, educação, habitação e criação de emprego, com a admissão massiva de profissionais da saúde, da educação, com a formação profissional e com as grandes obras públicas de construção de infra-estruturas rodoviárias, portuárias, aeroportuárias, de energia e de água, particularmente das grandes barragens do programa de combate aos efeitos da seca no sul de Angola, no Cunene, Huíla e Namibe, que absorvem muita mão de obra proveniente de todo país.

As obras de construção de infra-estruturas nas novas províncias vão igualmente oferecer emprego a milhares de jovens que se interessem pelo trabalho. O Estado não pode ser o único empregador, contamos também com o sector privado, o cooperativo e com o autoemprego que, justiça seja feita, têm feito também o seu melhor no que diz respeito à oferta de postos de trabalho.

Os actos de vandalismo contra empresas e estabelecimentos comerciais de privados, só vêm desencorajar o investimento privado e, com isso, reduzir a oferta de bens e serviços e de emprego para a nossa população, por isso esses actos ocorridos só podem ser entendidos como actos de sabotagem à economia, com vista a agravar ainda mais a situação social que vivemos.

O Executivo angolano decidiu aprovar, já na segunda-feira próxima, medidas de apoio às empresas atingidas pela onda de vandalismo, com vista à mais rápida reposição de stocks e manutenção dos postos de trabalho ameaçados.

Este episódio só vem confirmar que a educação dos nossos filhos, dos jovens que serão as mulheres e homens do amanhã, não está nas plataformas e redes sociais que não tem rosto nem identidade, mas na família, na escola e na comunidade comprometida com o presente e o futuro de Angola.

Por isso devemos concluir que o Estado, a família, as igrejas e as organizações da sociedade civil têm ainda muito trabalho por fazer nos domínios da educação cívica, moral e académica dos nossos adolescentes e jovens.

Quem quer que seja que tenha orquestrado e conduzido esta ação criminosa, saiu derrotado e ajudou-nos a todos, ao Executivo e à sociedade, a tomar medidas preventivas e melhores formas de reagir em caso de reincidência, com vista a minimizar os danos sobre as pessoas e o património.

VIVA ANGOLA!

Excelentíssimo Sr. Comandante Ribas,Com todo o respeito que o cargo que Vossa Senhoria ocupa merece, venho por meio dest...
01/08/2025

Excelentíssimo Sr. Comandante Ribas,

Com todo o respeito que o cargo que Vossa Senhoria ocupa merece, venho por meio desta expressar minha profunda consternação e repúdio à declaração recente em que se afirmou haver “proporcionalidade de meios” na atuação policial que resultou na morte de uma cidadã em circunstâncias amplamente questionáveis.

É absolutamente inaceitável, para qualquer consciência ética e juridicamente esclarecida, que se tente justificar uma ação letal contra uma pessoa desarmada, de costas voltadas para os agentes, colocando-se em fuga conforme evidencia o vídeo amplamente divulgado. Tais imagens falam por si mesmas e tornam insustentável qualquer narrativa que busque encobrir o uso abusivo da força.

Não é crível, Sr. Comandante, que diante de provas tão claras ainda se tente impor à opinião pública uma versão que contradiz frontalmente os princípios elementares da legalidade, da razoabilidade e da dignidade humana. As instituições do Estado existem para proteger os cidadãos, e não para lhes ceifar a vida com base em julgamentos sumários e ações desproporcionais.

Os cargos de comando não devem servir de escudo para a impunidade, tampouco para a negação da realidade. Espera-se das autoridades uma postura de responsabilidade, sensatez e compromisso com a verdade especialmente em casos tão graves, que envolvem a perda irreparável de uma vida humana.

Por respeito à memória da vítima, à dor dos seus familiares e à integridade da sociedade, é imperativo que esse episódio seja tratado com a seriedade e transparência que se exige em um Estado de Direito. Não se constrói segurança pública à custa da desumanização, da arrogância institucional ou da cegueira moral.

Com indignação e esperança por justiça,
Luís de Castro.

Menores envolvidos em actos de vandalismo e arruaça devolvidos às famílias "O primeiro grupo, constituído por 17 cidadão...
31/07/2025

Menores envolvidos em actos de vandalismo e arruaça devolvidos às famílias

"O primeiro grupo, constituído por 17 cidadãos menores, de um total de 83, detidos em consequência dos actos de arruaça, destruição, pilhagem, perturbação da ordem pública e vandalização de bens públicos e privados ocorridos nalguns pontos da província de Luanda, começou a ser devolvido às famílias no início da noite desta quarta-feira, 30 de Julho, no Comando Provincial da Polícia Nacional de Angola.

O Ministério do Interior reafirma que a situação de segurança pública é estável e apela à população para que se abstenha de participar ou incentivar esse tipo de acções e colabore com as autoridades, denunciando quaisquer actividades suspeitas.

Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior". (cf. www.minint.gov.ao)

Endereço

Avenida Comandante Valódia
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Rádio Xcomba publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Rádio Xcomba:

Compartilhar